Já ouviu falar em social commerce? É um novo modelo de negócios em que as lojas ofertam seus produtos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e os consumidores conseguem negociar a compra pela própria plataforma ou são redirecionados para uma página externa que apresenta mais informações sobre o produto e as opções de pagamento. Seja como for, a dinâmica de comunicação que esses espaços digitais oferecem faz com que estratégias de marketing em social media também abram espaço para oportunidades quando se trata de venda de carros.
Para pensar na rentabilidade dessa proposta - pois é claro, foco no retorno sempre! -, é interessante observar dados atualizados sobre o brasileiro e seu comportamento como usuário dessas mídias, algo que o Data Reportal oferece com bastante assertividade, por meio do Digital 2022: Brazil (enquanto o de 2023 está sendo construído):
- a população brasileira aumentou em 1,4 milhões de pessoas entre 2021 e 2022, totalizando 214,7 milhões;
- 77% da população total faz uso da internet;
- 171,5 milhões é o número de perfis de brasileiros nas redes sociais (o que não representa usuários únicos, ou seja, uma mesma pessoa pode ter mais de um perfil), um aumento de 14,3% entre 2021 e 2022.
Diante desses fatos, é relevante analisar que uma estratégia de redes sociais para venda de veículos tem o potencial de atingir o público consumidor do setor em larga escala, considerando que milhões de pessoas usam as redes sociais todos os dias e estão amplamente familiarizadas com relações comerciais nas plataformas.
O que é estratégia de redes sociais?

O conceito consiste no uso de social media, a partir de diferentes canais, para dar visibilidade a uma determinada loja, empresa ou perfil comercial. Para isso, é preciso desenvolver conteúdos planejados, ou seja, bem direcionados ao público e com uma agenda de publicação pensada antecipadamente.
Além disso, a estratégia de redes sociais deve considerar ainda o aproveitamento das ferramentas das plataformas para gerar mais engajamento (leia-se mais visualizações, mais curtidas, mais comentários e mais cliques), de maneira que o calendário de postagens precisa integrar diferentes redes e diferentes formatos (imagens estáticas, vídeos, memes, gifs, stories etc.), mas sempre falando a mesma linguagem: o tom da marca que cria identidade com o potencial cliente.
Qual a importância de ter uma estratégia de social media para concessionárias?
Análises recentes apresentadas no NADA Show 2023 mostram que atualmente o consumidor de automóveis realiza a maior parte da negociação de compra por meio da internet, no entanto, a efetivação é feita preferencialmente na loja física. Apesar de experiências de vendas de carros de maneira 100% digital já serem uma realidade, ainda não é a tendência do público brasileiro, o que é compreensível, visto que o contato presencial com o automóvel é crucial para a tomada da decisão final.
De toda forma, o comprador primeiro navega, pesquisa, compara preços e ofertas, para depois entrar em contato com a loja de sua preferência. Adivinha em qual meio ele é mais impactado pelos anúncios e conteúdos online? Nas redes sociais, é claro! Portanto, uma concessionária que queira acelerar suas vendas precisa considerar a estratégia de rede social entre suas atividades e investimentos.
É por meio de conteúdo relevante e frequente que a loja ganha visibilidade e credibilidade, ficando no topo da lista dos consumidores que decidem comprar um veículo novo ou trocar o antigo, tudo isso por meio do engajamento nas redes sociais.
Como criar estratégia de redes sociais para sua concessionária ou revendedora?
Por meio de cinco passos simples, é possível criar uma estratégia de mídia que gera resultados em curto prazo.
1. Defina a identidade da marca
Faça uma pesquisa aprofundada sobre o público que quer atingir e crie uma identidade para a loja que seja marcante aos olhos daquele perfil. Logo, jogo de cores, valores, palavras de ordem, visual básico que o feed da rede social precisa ter. Esses fatores irão direcionar os próximos passos e a criação dos conteúdos.
2. Escolha frentes temáticas
Como se fosse fazer um planejamento editorial, defina as frentes temáticas em que estarão inseridos os conteúdos de social media, pensando sempre no público-alvo. É possível, por exemplo, ter uma seção temática só para curiosidades sobre carros de luxo, outra para tratar de motorização, outra com dicas de cuidados automotivos ou orientações burocráticas sobre compra e venda.
Enfim, os temas estarão alinhados aos interesses do público e ao que é vendido na loja em produtos e serviços, de maneira a colocar a marca como especialista no assunto diante dos leitores das redes sociais. Duas frentes praticamente obrigatórias, no entanto, são a institucional, com informações internas como horário de funcionamento, comemorações, formas de atendimento, novidades, entre outras, e a promocional, que irá veicular ofertas, descontos, sorteios, programas de indicação, enfim, qualquer estratégia voltada para vender mais naquele meio.
3. Selecione a equipe
Agora é com os profissionais. O ideal é começar com pelo menos três contratados ou freelancers:
- um para fazer o planejamento do calendário de publicações de acordo com os temas, aprovar os conteúdos - ao lado do dono ou do responsável pelo marketing - e monitorar os resultados, que seria o analista de mídia;
- o segundo é o redator, ou copywriter, responsável por desenvolver as propostas textuais, desde textos em imagens e legendas, até ideias para combinação dos elementos linguísticos ou uso de ferramentas interativas no story, por exemplo;
- por último, o designer, que dará forma a tudo que foi planejado e direcionado.
Um time desse já é suficiente para seguir com uma estratégia de rede social para a concessionária.
4. Defina o calendário de publicações
Analise seu budget, ou seja, a quantidade de dinheiro que tem disponível para investir, e decida quantas publicações serão feitas semanalmente e os temas de cada uma. A partir disso, organize um calendário mensal indicando os temas mais específicos para cada data de publicação, em que já se defina também quais serão pagas para gerar tráfego investindo em segmentação do público-alvo. Com isso, a equipe já pode começar a produzir.
5. Reserve disponibilidade semanal para o time de social media
Considerando o fluxo de trabalho para efetivar uma estratégia de rede social - começa com o empreendedor, que vai fornecer análise de mercado e expectativas iniciais, para depois seguir com o analista no planejamento, indo para redator e designer, na produção, e retornando para empreendedor e analista para aprovação e publicação -, é importante ter sempre uma janela de tempo disponível para acompanhar a evolução da estratégia.
Além de validar os conteúdos e direcionar a comunicação, o concessionário precisa estar atento aos resultados do monitoramento, a fim de sempre guiar a operação por um caminho rentável. Avaliar o retorno sobre investimento de tempos em tempos também é indispensável para proteger o negócio.
Seguindo esses passos para estruturar as redes sociais da concessionária ou revendedora, a visibilidade e credibilidade da loja sem dúvidas tendem a aumentar. Lembrando que a equipe de atendimento ao cliente precisa estar alinhada com o que está sendo comunicado nas mídias. Assim, é possível acelerar as vendas e incluir um plano de melhoria contínua da presença digital da empresa.