Seja em negócios baseados em lojas físicas ou digitais, não tem mais como fugir dos anúncios na internet. Quem depende somente do marketing offline para vender carros, como faixas, painéis, panfletos, placas e outdoors, certamente perderá vantagem sobre a concorrência que mantiver sua presença online com tráfego pago, orgânico ou ambos.
O público do setor automotivo já se habituou a procurar primeiro na internet, para depois escolher onde realizar a compra, um comportamento que se intensificou ainda mais nos últimos dois anos. Salvo aqueles clientes fidelizados a uma revendedora ou concessionária específica, a maioria dos consumidores realiza grande parte de sua jornada de compras nas plataformas digitais.
Saber como alcançar novos clientes é o grande segredo para a longevidade do negócio, e realizar o tráfego pago para marketing digital é essencial no atual cenário do setor. Uma nova tendência não dá ré: as ferramentas e estratégias avançam e ampliam em pouco tempo, adaptando-se aos interesses e às necessidades dos consumidores.
Por isso, este artigo será um guia de tráfego pago para iniciantes, apresentando de maneira rápida, objetiva e assertiva as informações mínimas para investir nesse tipo de divulgação.
Guia de tráfego pago para iniciantes
O que é tráfego pago?
A prática do tráfego pago consiste em investir dinheiro em ferramentas especializadas em veiculação de anúncios, a fim de gerar tráfego, ou seja, atrair pessoas qualificadas para a página da concessionária ou revendedora, seja um site, uma landing page, um blog, ou outro.
Essa é uma estratégia de tráfego segmentado, em que você direciona anúncios a um público específico e garante a movimentação necessária para fazer o negócio girar. Diferentemente do tráfego orgânico, que precisa divulgar conteúdo relevante para alcançar potenciais compradores a longo prazo, o tráfego pago atinge diretamente o público interessado por meio do investimento em ferramentas próprias para isso.
Vantagens do tráfego pago para o seu negócio

São 5 as principais vantagens do tráfego pago que todo empreendedor deve ter em vista antes de investir pela primeira vez:
- Resultado imediato:
O retorno financeiro vem em curto prazo pelo grande potencial em alcançar novos compradores.
- Segmentação apurada:
As ferramentas são especializadas em segmentar o público específico, podendo direcionar os anúncios por gênero, comportamento, localização, área de atuação, hábitos de navegação, entre outros. Cada plataforma tem opções diferentes de segmentação, possibilitando escolher quem é desejável atingir, e isso aumenta a chance de um refinamento para alcançar pessoas que tenham maior probabilidade de se interessar pelos produtos e serviços oferecidos pela concessionária ou revendedora.
- Baixo investimento inicial:
Cada gestor escolhe o valor que pode investir nas primeiras experiências com as ferramentas, de acordo com o orçamento disponível para anúncios, o que permite uma gestão financeira assertiva e sem riscos. É preferível começar com um valor baixo e ir aumentando conforme for tendo retorno.
- Ferramentas intuitivas e fáceis de gerenciar:
Com o conhecimento básico sobre como funciona o tráfego pago, qualquer empresário consegue começar a investir sozinho, podendo optar por elencar um funcionário especializado e responsável pela mídia paga depois que houver o orçamento necessário para isso. Assim, a marca já alcança alguma visibilidade antes de ser possível sofisticar a estratégia.
- Acompanhamento de métricas:
É possível acompanhar as métricas praticamente em tempo real, possibilitando que o anunciante adapte rapidamente suas estratégias conforme os resultados obtidos. Em estratégias de tráfego orgânico, o controle completo sobre as páginas que serão ranqueadas e o tempo em que isso ocorrerá é mais dificultoso. O tráfego pago, por outro lado, permite correções e ajustes de estratégia bastante rápidos para acertar os objetivos.
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Desvantagens do tráfego pago
A respeito das desvantagens, há 3 fatores que merecem destaque:
- Aumento dos custos ao longo do tempo:
As ferramentas de tráfego pago estão em constante implementação de melhorias, o que permite o refinamento do alcance e o aperfeiçoamento dos resultados, mas também significa que os custos por clique aumentam sempre. Os valores sobem periodicamente, de maneira que nunca haverá a possibilidade de diminuir o orçamento da estratégia e manter a mesma dinâmica.
- Investimento constante:
As ferramentas só funcionam se houver dinheiro investido o tempo todo. Se não há saldo disponível na plataforma, os anúncios param de ser veiculados.
- Risco de queda de vendas na ausência de uma estratégia integrada:
A dependência exclusiva do tráfego pago para captar novos clientes e realizar as vendas pode gerar um risco de performance para a empresa em momentos de crise financeira ou instabilidade no setor. Assim, é importante ter outras frentes de venda e diversidade de canais, para não depender somente do tráfego pago.
Por que é importante equilibrar tráfego pago e orgânico?

Sabendo como funciona o tráfego pago para negócios locais ou digitais, percebemos que depender somente desses canais para alcançar novos potenciais clientes pode colocar em risco a estratégia a médio e longo prazo. Em um momento de crise no setor, em que a empresa fatura menos e precisa cortar custos para sobreviver, as vendas em função do tráfego pago podem ser um tiro no pé.
É preciso ter outras frentes de captação de clientes para ser possível suspender, cancelar ou migrar as ferramentas de tráfego pago em situações em que for necessário mudar o rumo das estratégias de comunicação ou repensar a aplicação de investimentos. Aliás, a dependência de um único recurso se configura uma fragilidade na gestão do negócio, quase como um ponto fraco, que pode colocar tudo a perder.
Esse fato não desencoraja o investimento em tráfego pago, mas significa que ele deve ser uma entre várias estratégias de marketing para venda de automóveis. É importante ter mais de um canal de aquisição de clientes para não ficar totalmente dependente de tráfego pago e, diante de dificuldades em manter o investimento estratégico, não correr o risco de perder toda e qualquer chance de novas vendas.
Assim, tráfego pago e tráfego orgânico devem andar juntos e ser complementares. Apostar em estratégias de marketing de conteúdo, publicações periódicas, divulgação de informações institucionais, promoção de campanhas online e offline é importante para garantir a saúde financeira da revendedora, com resiliência para enfrentar tempos de crise interna ou externa.
Alternativas especializadas para veicular anúncios de automóveis
A gestão do tráfego pago para iniciantes pode ser difícil, nem sempre há tempo para manejar todas as funções necessárias para aumentar as vendas. Por isso, a OLX oferece serviços exclusivos de anúncios para compra e venda de automóveis pela internet.
Os resultados da plataforma são crescentes, posicionando-se atualmente como a maior página de vendas de veículos no meio digital. Quem quer visibilidade e aumento de vendas sem acumular ainda mais funções pode contar com os planos profissionais da OLX!