Um passo importante para aumentar as vendas nas concessionárias é investir em estratégias de marketing digital. Os consumidores do setor automotivo estão cada vez mais exigentes, e manter uma comunicação direta e transparente com regularidade fortalece a imagem da marca e a confiança do público. Diante disso, criar um sistema de newsletter ajuda a conquistar mais clientes e a acelerar as vendas de carros.
Para entender o que é newsletter basta uma olhada rápida em sua caixa de entrada de e-mails, sem dúvidas encontrará mensagens recebidas com certa periodicidade de alguma empresa específica que faz parte do seu cotidiano. Note que esses e-mails só são enviados porque você cadastrou seus dados e autorizou o recebimento das mensagens, sendo este um diferencial das newsletters: alcança apenas as pessoas que demonstraram interesse pela proposta de sua concessionária.
Assim, a newsletter é uma estratégia de e-mail marketing que visa manter um relacionamento com o cliente a partir da divulgação periódica de conteúdos e ofertas. Com o recebimento de notícias, ofertas, condições especiais e iniciativas da loja de carros, por meio de uma comunicação bem próxima e pessoal, a marca mantém sua presença na vida do consumidor. Dessa forma, a concessionária que já fortaleceu o relacionamento com o cliente através da newsletter tende a ser a primeira a ser procurada quando ele precisar de informações, produtos ou serviços automotivos.
É importante ter em vista, no entanto, que a comunicação precisa ser estratégica e instigante. Ninguém gosta de receber uma infinidade de e-mails todos os dias, o que pode gerar o efeito contrário ao que se pretendia no potencial cliente. A newsletter, tradução para âboletim informativoâ ou âcircularâ, precisa ser relevante para o leitor, facilitando o acesso a conteúdos de notícias, novidades do setor, resumos e avaliações de um período.
Essa é uma maneira de manter o consumidor próximo da concessionária, colocando aquela marca como referência em conteúdos. Assim, quando receber uma oferta, o cliente terá desenvolvido a confiança necessária para aproveitar a promoção ou indicá-la para pessoas próximas. Equilíbrio entre conteúdo e propaganda é o segredo para uma newsletter que gera alto engajamento.
Newsletter de qualidade, marca fortalecida

Diferentemente das redes sociais, a newsletter estabelece uma comunicação direta com o cliente, de forma leve, sem apelo e de maneira otimizada. Essa estratégia também se diferencia dos disparos comuns de e-mails, que são criados para campanhas específicas, como contatos pós-venda ou comunicar alguma mudança contratual. Nesse contexto, uma vez cumprido o objetivo, o e-mail já não tem mais serventia.
O e-mail newsletter, por sua vez, busca estabelecer um relacionamento a longo prazo, sendo um recurso que o cliente pode usar para manter-se atualizado sobre o setor automotivo com facilidade. Recorrência e informação de qualidade são as características principais da newsletter.
Pode parecer muito trabalho para pouco resultado, no entanto, essa estratégia de marketing digital tem muita potência para acelerar as vendas de carros. Os principais resultados que a concessionária alcança com uma newsletter para carro estratégica são:
- fortalecimento da marca;
- contato direto com o cliente;
- conversão de leads;
- impulsionamento de outros canais, como redes sociais, blogs e landing pages;
- controle dos resultados por meio de gestão de dados;
- otimização do banco de contatos.
A newsletter pode servir para relacionamento e aquisição de novos clientes, seja para o envio de novidades da loja, notícias do setor de autos, promoções, entre outras frentes, atingindo clientes em todas as fases do funil de vendas e ampliando as oportunidades de negócios.
Com isso, tanto aquele cliente que está pensando em adquirir um novo automóvel quanto um outro que acabou de trocar de carro são público para a newsletter e vão ter a concessionária sempre em vista. Manter um cliente por perto depois de uma venda é um grande desafio para vendedores de carros, o que destaca a importância do e-mail newsletter.
Newsletter: como fazer para engajar público interessado em automóveis

Quem quer acelerar as vendas de carros não pode deixar de marcar presença por meio da newsletter. A seguir, veja cinco dicas de como ter sucesso em estratégia de e-mail marketing criando uma boa newsletter.
1. Defina um público-alvo
Qual a diferença entre uma newsletter que vai parar na lixeira virtual e uma que gera cliques, com potencial de novas vendas? A resposta é: uma linguagem próxima e otimizada. Claro que é impossível criar um e-mail para cada pessoa cadastrada no banco de contatos. No entanto, a definição do público correto para cada estilo de comunicação é o que cria a possibilidade de que o e-mail newsletter seja lido e que o leitor acesse o link de chamada para ação (CTA).
Não adianta disparar exatamente o mesmo conteúdo para toda a base de contatos, é preciso diferenciar, otimizando a mensagem para cada interesse a partir da definição de públicos como:
- base de clientes, que já têm algum relacionamento com a loja;
- ex-clientes, que podem ser resgatados para novas vendas;
- clientes em potencial, que acessam as plataformas da concessionária, mas nunca concluíram nenhuma compra.
Além disso, a segmentação do público da newsletter pode ser feita com base nas diferentes personas a que se deseja alcançar, localidade, profissão, gênero, entre outras características. Assim, é possível entregar um conteúdo personalizado, com alto potencial para gerar engajamento.
2. Determine as pautas e a frequência da comunicação
Estabelecer um calendário de pautas é o segundo passo para a criação da newsletter. É preciso determinar a frequência de envio da newsletter e o tema dos conteúdos, de acordo com a relevância para cada público-alvo definido anteriormente.
Para que essa estratégia de e-mail marketing realmente funcione, é preciso manter-se constante e contundente. A newsletter pode ser mensal, quinzenal ou semanal, a depender da quantidade de conteúdos pautados disponíveis e da capacidade produtiva da equipe de criação.
Outra medida de organização interessante é definir um horário fixo para os disparos, isso garante uma rotina interna da operação, para não falhar com o calendário, assim como do leitor, que acostuma-se a consumir aquele conteúdo com periodicidade. Aquele potencial cliente que já normalizou, por exemplo, que toda segunda terça-feira do mês lerá as notícias sobre autos que chegam ao seu e-mail às 8h demonstra o tipo de relação estreita que a concessionária deseja construir por meio da newsletter.
Além do calendário, a definição dos conteúdos da newsletter para cada data é essencial. A estratégia precisa entregar informações relevantes de acordo com cada público-alvo e variar nos temas das pautas, no tom e no objetivo da comunicação, pelo menos até que se compreenda qual tipo de linguagem e qual estrutura de conteúdo mais engaja o público.
É possível definir os temas do calendário de pautas variando o tipo de assunto de um disparo para outro, com base em três frentes:
- notícias do setor automotivo;
- novidades da loja;
- campanhas e promoções.
A primeira é um compilado de notícias e informações periódicas importantes, divulgadas por meio de artigo no blog da concessionária. Assim, o CTA do e-mail newsletter encaminhará o leitor para o blog da empresa.
A segunda está inserida em um viés institucional, com destaque para novidades internas da loja, de maneira a ambientar o cliente sobre a organização da empresa e, consequentemente, gerar um sentimento de pertencimento. Essa identidade é importante para manter os clientes próximo, assim, é possível comunicar estratégias novas da empresa, lançamento de produtos, novas parcerias, mudanças na gestão, conquistas e premiações, expansão do estoque, abertura de uma nova loja, mudança de endereço, serviços de manutenção do veículo pós-venda, entre outros.
A terceira frente é mais propagandista, embora não precise ter um tom apelativo. A divulgação de campanhas e promoções por meio de newsletter pode ser feita com linguagem informativa, como um aviso, mostrando ao leitor benefícios e oportunidades.
3. Crie um layout base
A newsletter precisa ter uma identidade visual única em todos os e-mails. Isso facilita o trabalho do designer, otimizando o tempo de criação, como também fortalece a presença da concessionária. Assim, é necessário desenvolver um KV (key visual), que é uma chave-visual, para que o layout tenha sempre uma disposição parecida das informações, considerando:
- cabeçalho, com título, logomarca e imagem ilustrativa;
- blocos textuais, que dividirão os assuntos definidos na pauta;
- fontes e cores do texto;
- assinatura fixa e modelo de CTA, com botão para clicar ou link de direcionamento;
- rodapé com informações extras.
Dessa forma, fica garantido que o layout tenha um padrão de design para toda a comunicação da newsletter.
4. Elabore um CRM
Elaborar um CRM (Customer Relationship Management) é importante para automatização dos públicos e envio segmentado e automatizado, com mensuração de resultados. Esse relatório ajuda a conhecer cada perfil de cliente, de maneira a ser possível segmentar o público de acordo com os interesses específicos de cada um. O CRM fornece dados para estratégias de vendas de veículos novos ou seminovos, tanto para a newsletter quanto para outras frentes de marketing.
Esse processo, conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é a ferramenta certa para fidelizar o comprador e alcançar outros com perfil semelhante, tudo por meio de softwares específicos para a elaboração do CRM, embora também haja a opção de elaborar o relatório manualmente.
Conheça mais sobre essa estratégia em: Por que as concessionárias precisam de um CRM?
5. Mensure os resultados
Por meio do CRM, é possível calcular os resultados e verificar qual tipo de conteúdo melhor atendeu aos objetivos de cada disparo. Além disso, avalia-se qual público mais interagiu com a newsletter, qual pauta converteu mais leads e qual tipo de comunicação performa melhor.
De início, essa análise de dados pode oferecer dicas de como otimizar a newsletter para ter mais eficiência nos resultados. Por isso, é possível fazer testes, variando horários e datas de envio dos e-mails, assim como o tom do campo assunto, estilo do CTA e identidade do layout.
Essa é uma maneira de entender qual tipo de conteúdo integrado mais atrai o público, para, enfim, determinar uma estratégia mais fixa para a newsletter, que pode ser aprimorada a partir da mensuração de resultados por meio do CRM.
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