Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o Customer Relationship Management, muito conhecido pela sigla CRM. Ele é fundamental para manter um relacionamento de fidelidade com o seu cliente.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar a você o que é o CRM e como ele pode ser utilizado nas estratégias de vendas de veículos novos ou seminovos.
Portanto, se você quer conquistar o seu cliente e aumentar as suas vendas, continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre o assunto!
O que é o CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, também chamado de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa sigla também corresponde a uma ferramenta que atua no gerenciamento de vendas, marketing e interações com o seu consumidor, visando sempre a satisfação e a fidelização com a sua marca.
O software automatiza todos os processos que envolvem o relacionamento com clientes, objetivando identificar necessidades e hábitos de consumo para aumentar lucros e otimizar recursos. Inclusive, algumas empresas oferecem o sistema de forma gratuita.
Para que serve o CRM?
O CRM é uma ferramenta estratégica usada para fazer um gerenciamento mais completo das interações que a sua loja de carros mantém com os seus consumidores. Esse software prioriza a fidelidade do cliente perante a marca e auxilia no aumento das vendas.
A utilização do sistema de CRM traz impactos positivos para a experiência do cliente no que se refere à satisfação e retenção. Além disso, promove melhores resultados no marketing empresarial, nas vendas e no atendimento com foco principal no sucesso do consumidor.
Qual é a importância do CRM para a venda de veículos?
Certamente, um bom relacionamento com o cliente trará ótimos resultados às suas vendas. Afinal de contas, quanto mais satisfeito ele ficar, mais chances você terá de ele voltar a fechar negócio ou recomendar a sua marca.
Em uma era bastante tecnológica, essa estratégia se tornou ainda mais importante e eficaz. Afinal de contas, comprar um veículo requer investimento considerável e tempo para o cumprimento de todas as etapas burocráticas.
A estratégia começa na integração dos dados do consumidor, tanto pessoais quanto comportamentais, com a jornada de compra. Para gerenciar essas informações, utiliza-se uma plataforma de CRM que, além de armazenar os dados, automatiza tarefas fundamentais para a fidelização dos clientes e aumento da conversão.
Como o CRM funciona?
Sabe-se que é humanamente impossível fazer o acompanhamento de todos os seus clientes detalhadamente, sem esquecer de algum item importante. Por esse motivo, o CRM é tão importante. Afinal de contas, é um software que pode ser acessado de qualquer lugar e em quaisquer dispositivos.
Cada plataforma tem sua particularidade, mas há duas funções básicas que estão inclusas em todas elas:
- cadastro de clientes por meio de uma listagem que já contenha as informações, sendo importada para o sistema ou inserida manualmente;
- registro e organização de todos os dados pertinentes sobre os clientes e as etapas da venda.
Ao coletar, armazenar e gerenciar as informações dos seus clientes, o CRM otimiza estratégias de vendas e marketing, permitindo conhecer o perfil do comprador. Assim, é possível agilizar as negociações e melhorar a rotina de trabalho e o relacionamento estreito entre o consumidor e a sua empresa.
Dessa forma, a tomada de decisões e a aplicação de estratégias ficam mais simplificadas. Além disso, a equipe terá sempre garantidas a segurança de informações e a facilidade no compartilhamento de dados.
Como usar o CRM na venda de veículos?
Como vimos, o CRM é uma ferramenta de extrema utilidade para aumentar as vendas e a conversão de clientes para o seu negócio. Porém, é preciso saber utilizá-lo para não ter resultados contrários ao que ele realmente propõe.
Dessa forma, é importante treinar os times da sua loja para a utilização eficiente do software, de forma que as informações inseridas no sistema sejam síncronas e contribuam com as negociações futuras e/ou em andamento.
Conhecendo as suas funções e operações, o sistema é personalizado conforme a necessidade de cada empresa para acompanhamento do funil de vendas e andamento de processos.
Para que você não tenha dúvidas sobre o que significa CRM em vendas, selecionamos algumas de suas funcionalidades. A plataforma oferece:
- integração com as demais ferramentas gerenciais que a sua empresa possui;
- registro total e atualizado dos contatos realizados na negociação;
- mobilidade por diversos dispositivos e armazenamento de dados na nuvem;
- tarefas automatizadas, gerando relatórios para analisar indicadores específicos.
Quais são as áreas que se beneficiam do CRM?
Até aqui, você já entendeu o que é CRM e como ele é essencial para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas de veículos. Com a plataforma, muitas áreas da empresa se beneficiam. São elas:
- marketing â por meio da geração de relatórios que auxiliam na mensuração das fontes de divulgação mais efetivas;
- vendas â é a maior beneficiada, pela facilitação das operações comerciais e com informações relevantes do cliente;
- pós-venda â com ferramentas que disponibilizam informações que podem gerar estratégias para manter contato com o cliente e garantir sua fidelização;
- atendimento ao cliente â o CRM possibilita respostas mais rápidas e eficazes com o propósito de que o consumidor não fique ocioso e desista da compra.
Como traçar uma estratégia e mensurar os resultados?
Antes de tudo, é preciso ter consciência de que as áreas de vendas e marketing precisam estar muito bem alinhadas e integradas. A padronização da comunicação entre esses setores trará elementos fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Nessa integração entre as áreas, leva-se em conta a jornada de cada consumidor pelas etapas do funil de vendas. Assim, será possível trabalhar informações geradas nos contatos entre cliente e empresa, além de todo o histórico de negociação.
É importante frisar que nem todos os dados armazenados no CRM podem ser úteis. Dessa forma, foque em informações importantes para montar uma estratégia que traga resultados. A partir disso, centralize todos os dados para ter mais agilidade na aplicação do seu plano estratégico.
Oferecer curso para vendedores de carros é uma alternativa fundamental para que todos consigam alcançar o ritmo de um formato CRM. Assim, será possível mensurar resultados por meio de ações rápidas e relatórios.
Agora, você já sabe o que é CRM e como ele pode ser útil para aumentar a venda de veículos e garantir a fidelização do seu cliente.
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