A pandemia alterou a rotina e a vida de milhões de pessoas, trazendo mudanças nos hábitos de consumo não só no Brasil, mas em todo o mundo. O mercado automotivo não passou ileso: o aumento das compras online e as mudanças nas prioridades do consumidor marcaram esse período.
O setor tem demonstrado recuperação, no entanto, para que empresas e vendedores autônomos consigam aproveitar o momento e obter melhores resultados, é necessário entender o que esse novo perfil de consumidor espera encontrar quando pesquisa por veículos.
Você sabe o que ele procura? Ou melhor: sabe onde ele procura e quais são as prioridades desse público? Entenda mais a respeito neste artigo!
Quais os impactos da pandemia no setor automobilístico?
A pandemia da COVID-19 atingiu o mercado automobilístico de forma global. Os líderes do setor costumam dizer que o mercado é à prova de recessão e não sofre os mesmos ciclos vistos em outras áreas, mas dessa vez foi diferente por causa da queda repentina e drástica de mobilidade e do número de veículos em circulação.
O setor automobilístico brasileiro, que vinha se recuperando gradativamente desde 2018, viu a venda de veículos sofrer uma queda considerável em 2020, provavelmente pelo aumento do desemprego ou pela redução na jornada de trabalho ocorrida durante a pandemia.
O que mudou nos hábitos de consumo?
Passado o período mais forte de isolamento e com o avanço da vacinação em massa, a situação começou a se reverter. Porém, a forma com que o comprador realiza sua jornada de compra mudou. Por conta das restrições impostas pela pandemia, a aderência ao comércio eletrônico foi uma das principais mudanças nos hábitos de consumo da população.
Se antigamente ele era muito apegado ao âver para escolherâ, hoje, já aprendeu que pode realizar pesquisas e se abastecer de informações de forma segura pela internet, compartilhando opiniões e coletando dados de quem já usou o produto ou serviço que almeja adquirir.
O uso de redes sociais tornou esse compartilhamento de visão mais sistematizado nos processos de compra: é fácil identificar consumidores com experiências similares para trocar informações e ter mais segurança antes de fechar um negócio online. Por isso, até as tendências de consumo automotivo ganharam força.
Pilares como sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente, inovação e tecnologia foram reforçados, e é preciso entender o que o comprador valoriza para acertar na abordagem e garantir boas vendas.
Quais as principais tendências para ficar de olho?
Para conhecer os novos hábitos de consumo, é preciso analisar quais as tendências do mercado automotivo que vêm valorizadas pelos consumidores na atualidade. Ao observar esses aspectos, podemos ter uma noção exata do que o mercado espera e de quais oportunidades de negócio podem ser melhor aproveitadas.
Confira alguns pontos importantes que vêm sendo considerados pelos consumidores na hora da compra!
Sustentabilidade
A preocupação com o meio ambiente e o impacto das suas escolhas são algumas das principais mudanças de comportamento do consumidor atual. O brasileiro quer que o mundo mude e se torne mais sustentável e mais justo, e essa visão vem se fortalecendo após a pandemia.
Mais do que desejar isso, olhando como um espectador, o consumidor tem se percebido protagonista dessa decisão e está refletindo sobre o que consome, prestando atenção aos impactos socioambientais dos produtos e serviços que adquire.
Assim, ele preza por veículos e por empresas comprometidos com a redução da poluição atmosférica e dos impactos sobre o meio ambiente. Por isso, o uso de combustíveis renováveis oriundos de fontes de energia alternativas é um ponto sensível nessa escolha.
Inovação e tecnologia
A tecnologia também já estendeu seus longos braços sobre o setor automotivo, e as pessoas, acostumadas à inovação, querem usar os seus diversos benefícios, como o painel multimídia e a conexão Wi-Fi entre veículos.
Carros com redes sem fio próprias fornecem dados sobre localização, velocidade, pontos de congestionamento, clima etc. Se antes eram necessários aplicativos de smartphones para fazer isso (como o Waze), agora, o próprio veículo tem autonomia para usar seus dados.
A tendência é que os veículos possam tomar decisões sozinhos com base no cruzamento dessas informações, escolhendo os melhores trajetos a seguir, por exemplo.
Esse tipo de inovação tecnológica já é considerado extremamente atrativo nas tendências de consumo de carros hoje em dia, sendo um grande diferencial na hora da escolha.
Aumento do consumo online
As compras online aumentaram por força do isolamento. Quem era mais resistente teve que dar uma chance ao mercado digital, por menor que fosse. Nesse processo, muita gente percebeu que as compras online podiam ser realmente seguras, cômodas e vantajosas.
Por isso, durante a pandemia, o e-commerce teve um crescimento gigantesco: foram 47% no primeiro semestre de 2020 e 31% novamente em 2021, num crescimento de R$ 54 bilhões, com 42 milhões de novos usuários, ou seja, a venda online tem mantido seu crescimento.
No setor automotivo, esse cenário também foi percebido, com crescimento de vendas e quebra de recordes de vendas online entre empresas do setor.
O fato é que as compras de itens de pequeno valor acabam sendo a porta de entrada da experiência de compra pela internet, que se inicia em itens baratos e cotidianos, como alimentação, roupas e acessórios, produtos de higiene e beleza.
Mas à medida que o consumidor ganha segurança e adquire maturidade digital, ele se sente confiante para criar novos hábitos e adquirir itens de alto valor, como imóveis, veículos e outros itens pela internet.
Maturidade digital
Apesar de todas as dificuldades e tristezas causadas pela pandemia da COVID-19, alguns segmentos e empresas conseguiram se reinventar para sobreviver (e, mais do que isso, crescer) na pior fase desses últimos anos.
Segundo a nossa pesquisa de hábitos e tendências de consumo, a pandemia aumentou muito o número de novos compradores online. São 13 milhões de consumidores ingressando no mundo do e-commerce, sendo que 92% pretende manter a regularidade.
O fato é que, uma vez experimentada, a compra online pode ser muito atrativa, pois a internet traz facilidades como a comparação e a possibilidade de pesquisas de preço de diferentes produtos e serviços.
O consumidor não fica restrito apenas às informações de terceiros em lojas, showrooms ou call centers; ele agora tem ferramentas e sites especializados em estudos prévios sobre marcas e modelos de carros. Ele consegue unir a experiência do digital com o presencial.
Diminuição do uso dos veículos
Um ponto que merece relevância como tendência nos hábitos de consumo do mercado automotivo é a questão do trabalho remoto. As mudanças trazidas pelo isolamento social prometem, em alguns casos, permanência.
Muitas empresas e profissionais se adaptaram tão bem a esse formato de trabalho que decidiram manter o home office mesmo após o fim da pandemia. O impacto no mercado automotivo é a redução no uso de veículos, afinal, boa parte desses trabalhadores não vai mais fazer o deslocamento diário de casa até a empresa para cumprir sua jornada diária.
Isso deve impactar tanto o volume de vendas quanto os tipos de carro, dando mais espaço para veículos voltados ao lazer do que para modelos escolhidos para o dia a dia de trabalho.
Como os vendedores podem se adaptar a essas tendências?
Para lidar com esse consumidor maduro digitalmente, os vendedores precisam conhecer os hábitos de consumo de seus clientes em potencial e se fazer presentes onde estão sendo procurados.
Além disso, precisam entender: o que o consumidor espera de mim? Quando ele está buscando por carros online, quais os pontos mais importantes da sua análise? Com base nas respostas, construa seus anúncios e trace o perfil dos veículos que anuncia. Acima de tudo, encontre o local e a forma certa de anunciar.
Também é importante entender que é necessário desenvolver novas habilidades e conhecimentos, como:
- acesso â conhecendo mais sobre hardware, software, internet;
- uso â transações online, presença online, busca por informações;
- segurança â proteção de dados, avaliação de confiabilidade, consciência legal;
- cultura â vocação exploratória, solução de problemas, criatividade;
- criação â elaboração e divulgação de conteúdos, marketing digital, análise de dados etc.
Trabalhar esses pontos é fundamental para obter reciclagem e crescimento contínuo, adaptando-se a um mercado dinâmico e moderno e se colocando à frente da concorrência. Com isso, você estará não apenas compreendendo os hábitos de consumo do seu público, mas realmente atendendo às necessidades e expectativas dele, como fazem os líderes do mercado.
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