Se você está pensando em começar uma estratégia de marketing com tráfego pago ou orgânico para sua loja de carros, precisa entender a importância do copywriting e as boas práticas que vão, de fato, gerar mais conversões, ou seja, fazer com que mais pessoas cliquem em seu anúncio para visitar a vitrine virtual ou entrar em contato com um vendedor.
Um copywriting para loja de carros precisa conseguir se destacar entre os concorrentes com o uso de poucas palavras. Em um espaço de texto limitado, o potencial cliente deve ser instigado a clicar e conhecer a proposta da loja por meio de persuasão, gatilhos mentais e outros recursos linguísticos preciosos no mundo virtual.
Seja na divulgação de um novo conteúdo rico, de uma campanha promocional, de um novo modelo que entrou no catálogo ou da própria marca, desenvolver textos que vendem é a cereja do bolo do marketing digital para concessionárias. Afinal, mais do que a quantidade, a qualidade e a estratégia são as verdadeiras líderes da conversão, colocando a concessionária como referência do setor automotivo.
O que é copywriting?
Copywriting é uma atividade de redação exercida por um profissional do marketing digital, chamado de copywriter. A origem do termo e da função tem origem nos publicitários dos EUA que produziram os primeiros anúncios para jornais impressos com o objetivo único de vender um produto ou serviço.
Na época, aqueles que não tinham acesso a máquinas de impressão, mas queriam se posicionar aos olhos do público, criavam textos publicitários curtos e os copiavam à mão, reproduzindo diversos cartazes a serem espalhados pelas cidades. Daí o nome copywriting e copywriter para designar a profissão, mas não se engane, de cópia não tem nada.
Na verdade, um bom copywriting deve ser muito autêntico e criativo para realmente se aproximar do público com potencial de comprar o que foi anunciado. Atualmente, séculos mais tarde, as tecnologias e as técnicas estão incomparavelmente mais sofisticadas, mas a função não deixa de ter esse mesmo sentido de reprodução em larga escala de um texto.
O marketing digital voltado exclusivamente para anunciar, ou seja, aquele texto que não tem a intenção de informar ou entreter, mas sim vender, também é replicado repetidamente em diferentes espaços e plataformas, a fim de alcançar um grande número de pessoas que possam se interessar pela oferta.
Assim, o copywriting tem como características principais:
- é uma comunicação promocional para vendas;
- criado para ser veiculado na internet, devendo seguir os padrões de cada plataforma;
- conversa diretamente com o público, tocando em suas necessidades, desejos, anseios ou tendências;
- tem como objetivo influenciar o leitor a realizar determinada ação, o que é conhecido como CTA (call to action), como visitar o site, conversar com o vendedor pelo WhatsApp, preencher um formulário com informações de contato, entre outras opções, a depender da estratégia de marketing utilizada.
O segredo do copywriting é realmente instigar aquela pessoa que está navegando e em contato com diversos conteúdos e anúncios a clicar no link de redirecionamento e ser convertido em lead para a empresa.
Qual a importância do copywriter para o marketing digital?
Ainda que as vendas de carros sejam concluídas na loja física na maior parte dos casos (realidade que está mudando aos poucos, com o crescimento do dark dealer para concessionárias), grande parte dos compradores escolhe o modelo de veículo e a loja onde vai realizar a compra por meio de buscas na internet.
A partir do momento em que o potencial cliente faz uma procura nas plataformas de buscas ou nas redes sociais com termos envolvendo o setor automotivo, o algoritmo faz com que o sistema entregue a ele conteúdos relacionados àquela busca durante seu uso cotidiano das redes.
Dessa forma, a loja de carros que veicula anúncios digitais, especialmente investindo em segmentação e tráfego pago, usando as palavras-chave certas, se tornará cada vez mais presente e visível para aquele possível comprador. É por isso que o copywriter para concessionárias é tão importante, sendo esse o profissional que desenvolve a presença publicitária da marca no meio digital e permite que a loja se destaque entre o público-alvo.
Dicas de como criar textos mais atrativos para sua loja de carros
O copywriting para concessionárias é uma tarefa diária. Os anúncios precisam ser entregues todos os dias para realmente atingir o público interessado e criar oportunidades de vendas por meio da internet. Considerando a grande quantidade de materiais publicitários que circulam nas redes, ter técnica e criatividade são os grandes diferenciais para impactar os leitores e aumentar o fluxo da loja.
Diante disso, preparamos algumas dicas para você acertar em sua estratégia de copywriting para vender carros e passar a converter leads de maneira rentável. Tudo sempre baseado em recursos linguísticos e visuais que criam identidade para a sua comunicação e fazem com que sua marca venha em primeiro lugar na mente dos consumidores.
Dica 1: escolha de palavras
É preciso conhecer o público, saber a idade, o gênero, a localização e seus campos de interesse, a fim de escolher palavras que realmente chamem a atenção. O copywriting é baseado em textos curtos, então as palavras usadas precisam ser certeiras na comunicação. Para isso, é importante criar uma lista de termos que vão definir a identidade da loja. Toda vez que o leitor bater o olho naquelas palavras vai lembrar da sua loja de carros. Esses termos devem ser atualizados com o tempo, de acordo com dados e indicadores que mostrem quais são as palavras-chave mais procuradas por aquele público.
Dica 2: estrutura das frases de impacto
As chamadas do copywriting devem obedecer às estruturas determinadas pelas plataformas, respeitando os limites de caracteres. Tão importante quanto isso é a composição da frase. As palavras-chave precisam aparecer logo no início, entregando o tema que está sendo abordado de primeira. Nada de colocar conectivos ou adjetivos nas chamadas principais. Informe o que está sendo comunicado de forma objetiva.
Dica 3: gatilhos mentais e apelos emocionais
O uso de chamadas que apelam para o sentimento do consumidor é muito bem-vindo, com frases que usam palavras-chave em alta, mas que também abusam do tom propagandista, aproveitando as tendências do setor. Veja alguns exemplos:
- Compre já o carro mais vendido nos EUA em 2022!
- O novo Volkswagen vai ficar lindo na sua garagem!
- Compre carros seminovos na OLX!
- Carros inteligentes: conheça agora.
O vocabulário do copywriting e o comando de ação vão depender muito do público, mas também do que está sendo anunciado. Por isso, conhecer a fundo o produto e o consumidor é essencial para a criatividade e o apelo emocional.
Dica 4: links de redirecionamento
De nada adianta uma chamada incrível se quando a pessoa clicar no anúncio for redirecionada para uma página que não entrega o que foi prometido. Direcionar o cliente para a homepage do site não costuma ser uma boa opção, pois ele quer a informação pronta e fácil, sem ter que ficar navegando pela página da loja para encontrar o que o impactou no anúncio.
Por isso, o link de redirecionamento deve ser assertivo. Nesse sentido, a criação de landing pages para campanhas específicas é uma boa alternativa, pois a página é exclusiva para ser veiculada àquele determinado anúncio, comunicando somente sobre a campanha que está circulando nas plataformas.
Ainda sobre esse assunto, é imprescindível que a equipe de vendas e atendimento esteja ciente das campanhas anunciadas, pois se o cliente entrar em contato para tratar do tema do anúncio e o atendente não souber responder ou demorar para seguir o atendimento, a oportunidade de venda gerada pelo copywriting será perdida na certa.
Dica 5: adequação da linguagem
Uma mesma campanha pode (e deve) ser comunicada em diferentes plataformas. Assim, não adianta criar um mesmo texto para os banners do Google, para o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, e assim por diante. Cada contexto de comunicação do copywriting apresenta suas próprias características. Para veicular um mesmo anúncio em diferentes locais, é necessário criar comunicações diferentes.
No Google, o texto deve ser o mais certeiro e objetivo possível. Nas redes sociais, é possível uma linguagem mais leve e instigante, sem entregar tudo logo no título da publicação (que estará combinado à imagem), desenvolvendo a proposta com mais calma na legenda. Nos stories, o anúncio pode ter um quê de mistério. No LinkedIn, é preciso certa formalidade e os jogos de palavras são bem-recebidos. Já no próprio site, uma linguagem mais técnica, que realmente explique o que é o produto.
Otimize a comunicação de seus anúncios de carros com o copywriting
Não se esqueça de que um bom copywriting para concessionárias deve ser feito preferencialmente por um profissional da área de marketing digital, que conheça a gramática e entenda como usar os recursos de linguagem (um anúncio com erro de português pode acabar com a reputação da loja), e saiba posicionar cada comunicação de acordo com a etapa da jornada de compra do cliente.
Seguindo essas dicas básicas, você pode começar sua estratégia de anúncio digital ou aplicar melhorias nas comunicações que já estão planejadas, acelerando as suas vendas de veículos!