Afinal de contas, como calcular metas de vendas? De certa forma, esse é um dos maiores dilemas para qualquer empreendimento comercial, que precisa encontrar um ponto de equilíbrio para a valorização de sua equipe, estimulando os profissionais e alavancando seus resultados.
Para além disso, também vale notar que o segredo de um empreendimento de sucesso é o planejamento que o antecede, facilitando a programação de ações, estratégias, obstáculos e situações a serem superadas. É justamente por esse motivo que decidimos elaborar este post.
Aqui, você aprenderá as principais curiosidades do tema, conhecendo a importância das metas de vendas, assim como todas as práticas para definir objetivos coerentes com o desempenho da sua equipe. Não perca a oportunidade de melhorar o seu time de vendas e acompanhe esta leitura!
Qual o segredo para vender mais e melhor? Será que a sua equipe está aproveitando as oportunidades? O que o futuro reserva para a sua loja? Provavelmente, essas são algumas das questões que você faz â tanto para si mesmo como para a sua equipe de vendedores.
Em muitas ocasiões, também é importante lembrar que boa parte dos aspectos são externos à gestão da concessionária, com influências da economia do país, do próprio mercado automotivo, do nível de competição e daí por diante.
Apesar disso, não adianta focar esses problemas e achar que o resultado do seu negócio está fora das suas mãos. Na realidade, você deve se concentrar no planejamento de uma estratégia forte, com foco em ações práticas para conquistar sua clientela â e é aqui que entram as metas de vendas.
Basicamente, elas são ferramentas que quantificam o que você deve esperar do seu time de vendedores e, obviamente, os resultados que eles devem perseguir. Para serem funcionais, as metas devem focar números possíveis, compatíveis com a realidade do seu negócio.
Afinal de contas, as metas mirabolantes e inalcançáveis só servem para desestimular sua equipe após o fracasso. No entanto, isso não é uma justificativa para o desenvolvimento de metas fáceis â pelo contrário. O seu objetivo é encontrar o ponto máximo de performance dos seus vendedores, estimulando o melhor desempenho deles.
Assim, você garante que está extraindo todo o potencial dos seus vendedores, espremendo até a última gota de resultados que a sua equipe possa entregar. Logicamente, como muitas coisas na vida, a exigência por performance é uma relação de troca. Por isso, você precisa colocar algo à mesa para estimular a sede dos seus profissionais.
Então, chega o momento de conhecer algumas dicas práticas para elaborar as metas da sua equipe. Primeiro, é importante que você entenda o impacto dessa estratégia sobre toda a sua operação. Diferente do que muitos gestores pensam, as metas não descrevem apenas o número de negócios fechados em um período.
Para além disso, elas também servem como indicadores pontuais da saúde do seu negócio, demonstrando, inclusive, como está a participação da sua marca dentro do mercado regional. Por isso, você precisa implementar um bom conjunto de estratégias, garantindo que aproveitará todos os benefícios das suas metas. Acompanhe!
O primeiro passo do planejamento é estabelecer parâmetros de comparação. Descubra o número de carros vendidos, os atendimentos realizados, as visitas à concessionária digital, os anúncios publicados, enfim, todos os investimentos feitos atualmente e seus resultados.
A partir dessas informações, você passa a entender o que é feito e alcançado com as condições atuais, examinando a sua operação por um ponto de vista completo. Com isso, consegue enxergar as principais vulnerabilidades do seu negócio, elaborando maneiras de contornar essas situações e alavancar os resultados no futuro, melhorando o seu índice de venda pela internet.
Então, quer dizer que alguns problemas foram identificados? Fique tranquilo, pois isso não é motivo para estresse. Afinal de contas, reconhecer os erros é uma oportunidade de melhoria. Sendo assim, esse é o momento em que você deve analisar a operação, sentar e refletir sobre que você quer para o futuro desse negócio.
Sob esse clima, a nossa recomendação é convocar uma reunião, sentando com sua equipe, discutindo e estabelecendo objetivos. Como o sucesso de uma empresa depende do esforço conjunto, você precisará negociar algumas questões, até o momento em que chegar a metas alcançáveis por todos os membros, num consenso.
Nós entendemos que a vontade inicial é de ordenar o dobro no número de carros vendidos dentro das próximas semanas. No entanto, você precisa lidar com as limitações da sua equipe â principalmente, entendendo que o pico é alcançado com consistência ao longo do tempo, e não do dia para a noite.
Por isso, é interessante que você fracione as grandes metas e conquistas em objetivos menores, facilitando a visualização do progresso e o acompanhamento das estratégias. Assim, você evita frustrações e fortalece o moral da equipe a cada vitória conquistada.
Será que você está fazendo tudo o que pode para atingir seus objetivos? Hoje em dia, o marketing é uma ferramenta indispensável quando o assunto é meta de venda. Ele visa exatamente o que todos procuram: a otimização dos lucros, a adequação das ofertas, a satisfação do consumidor e a fidelização da clientela.
Com esse pacote de vantagens, simplesmente não existem motivos para ignorar a importância dessa estratégia. Sendo assim, a nossa recomendação aqui é que você mergulhe nos benefícios provocados pela transformação digital, dedicando uma fatia do seu orçamento para investimentos em marketing e publicidade.
Afinal de contas, o ambiente virtual é determinante para a formação de opinião do consumidor moderno. É por isso que você deve investir e construir sua presença digital, com desenvolvimento de um site próprio, manutenção das suas páginas nas redes sociais, publicações de anúncios em plataformas de classificados etc.
Já parou para pensar que uma das impressões mais fortes deixadas pela sua loja é por meio do atendimento? Então, pare por um momento e reflita: quantas vendas são conquistadas â e perdidas â por conta de uma interação bem ou mal realizada com os seus consumidores.
É por esse e tantos outros motivos que o investimento na formação e treinamento dos vendedores é fundamental para alcançar e superar suas metas. Em um primeiro momento, esses colaboradores sentirão o ânimo da valorização, percebendo que a empresa se preocupa com o desenvolvimento deles enquanto pessoas e profissionais.
Então, motivados, esses vendedores estarão dispostos a ir além em nome de sua empresa, enfrentando e desenvolvendo soluções para o cenário de vendas, conquistando as conversões, alavancando os resultados, batendo as metas e coletando seus ganhos.
Por fim, também é nessa etapa que você identifica os vilões que impedem o time de melhorar a produtividade, usa ferramentas aplicadas â como o CRM, para medir e avaliar o desempenho â e aplica tecnologias que melhorem a sua gestão, entre outras soluções.
Já falamos sobre as principais curiosidades quando o assunto é metas de vendas, abordando temas como os obstáculos, os objetivos, o sucesso e a motivação.
Outra questão é: não adianta pensar, criar um plano e elaborar perspectivas se tudo acabar engavetado. Tão importante quanto o desenvolvimento das metas é acompanhar essas estatísticas, reconhecendo que essa é uma parte fundamental para o sucesso da estratégia.
Nesse sentido, o planejamento é apenas uma parte do caminho, seguida da aplicação e, consequentemente, da avaliação. Sem observar o que foi executado, todo o esforço deixa de ter um propósito â ainda que os resultados sejam positivos.
Por isso, lembre-se: compare, pesquise, identifique as falhas, comemore as vitórias, conserte os erros e continue firme no propósito de estabelecer objetivos que permitam um crescimento saudável para o seu negócio, sem ficar à mercê dos fatores externos.
Então, chega a hora de conhecer as principais metas, sobretudo as utilizadas nos mercados automotivo e imobiliário. Acompanhe!
Também conhecida por sua sigla de abreviação, LVR, trata de um conceito que avalia a velocidade com que o seu negócio aumenta a base de leads a cada mês.
Para um crescimento saudável, é importante que essa taxa seja ascendente, demonstrando que as suas estratégias de captação estão funcionando a ponto de garantir uma demanda sustentável para os próximos meses de crescimento.
Como esse é um tema intimamente ligado ao marketing, acaba sendo fundamental contar com um profissional ou uma equipe dedicada ao planejamento desse conceito. Em um cenário otimista, é muito positivo que a sua empresa opere com uma meta de 25% de LVR, o que representaria:
Já em um segundo momento, temos outro conceito fortemente baseado em marketing. O SQL é uma sigla que abrevia o conceito de Sales Qualified Leads, ou seja, os leads qualificados para o seu time, sendo, portanto, o suprassumo dos clientes potenciais, que já foram maturados na jornada do consumidor e estão prontos para a conversão, estando no fundo do funil de vendas.
Novamente, é muito recomendável que você conte com a ajuda de profissionais em marketing, facilitando o acompanhamento dessa métrica e identificando a sua taxa de sucesso na tentativa de acostumar o consumidor com a sua marca, criando vínculo, confiabilidade e referência.
Por fim, após analisar todas as abordagens estatísticas, com as metas de pipeline e faturamento, você pode estudar as metas de venda que tratam especificamente das quantidades vendidas. Normalmente, essa é a principal meta avaliada pelos gestores, por desconhecerem o impacto das soluções mais cirúrgicas do marketing.
Aqui, é importante perceber a correlação entre esses temas. Afinal de contas, o número de unidades vendidas, sejam carros, motos, eletrônicos ou imóveis, é diretamente relacionado com o número de consumidores a que essas ofertas foram apresentadas.
É por conta disso que é tão importante reconhecer o impacto de metas de LVR. Isto é, reconhecer que, para vender mais no mês seguinte, também é necessário ser visto por mais consumidores nesse mesmo mês, ampliando o seu pool de compradores em potencial.
O mesmo vale para o SQL, com a observação da qualidade das suas estratégias de maturação dos consumidores. Quanto mais eficientes forem as suas abordagens â produção de conteúdos, mídias sociais, capacitações, publicidade e afins â maior sua taxa de conversão por centena de leads, passando a exigir menos alcance para maiores resultados.
É no fim de tudo isso que a gestão pode avaliar a aplicabilidade de metas unitárias de venda, determinando um número fixo de unidades para cada vendedor. No mercado automotivo, a definição dessa meta também sofre influências da própria indústria, em que o lançamento de novas gerações exige a âdesovaâ dos modelos da geração antiga.
Basicamente, essa meta deve respeitar a capacidade de conversão de cada vendedor, sem extrapolar seus limites, observando o apelo do produto a ser vendido e a temporada em que esse vendedor está operando â festiva, final de ano, Natal e afins â, entre outras condições.
Por último e não menos importante, é fundamental que todos estejam bem informados sobre as situações do mês corrente e dos resultados esperados. Aqui falamos especificamente do método de recompensa aplicado aos profissionais que atingirem suas metas. É importante que a gestão encontre um bom formato de remuneração, seja com a bonificação em dinheiro ou premiações estimulantes à equipe.
Além disso, a bonificação não precisa ser analisada como uma estratégia de curto prazo. Na realidade, também é interessante no escopo de um ano inteiro, determinando premiações para os vendedores com os melhores resultados ao final de um ano completo, com parâmetros justos e criativos, para que todos se sintam estimulados a conquistar o prêmio.
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Para além disso, também vale notar que o segredo de um empreendimento de sucesso é o planejamento que o antecede, facilitando a programação de ações, estratégias, obstáculos e situações a serem superadas. É justamente por esse motivo que decidimos elaborar este post.
Aqui, você aprenderá as principais curiosidades do tema, conhecendo a importância das metas de vendas, assim como todas as práticas para definir objetivos coerentes com o desempenho da sua equipe. Não perca a oportunidade de melhorar o seu time de vendas e acompanhe esta leitura!
Qual a importância das metas de vendas para sua concessionária?
Qual o segredo para vender mais e melhor? Será que a sua equipe está aproveitando as oportunidades? O que o futuro reserva para a sua loja? Provavelmente, essas são algumas das questões que você faz â tanto para si mesmo como para a sua equipe de vendedores.
Em muitas ocasiões, também é importante lembrar que boa parte dos aspectos são externos à gestão da concessionária, com influências da economia do país, do próprio mercado automotivo, do nível de competição e daí por diante.
Apesar disso, não adianta focar esses problemas e achar que o resultado do seu negócio está fora das suas mãos. Na realidade, você deve se concentrar no planejamento de uma estratégia forte, com foco em ações práticas para conquistar sua clientela â e é aqui que entram as metas de vendas.
Basicamente, elas são ferramentas que quantificam o que você deve esperar do seu time de vendedores e, obviamente, os resultados que eles devem perseguir. Para serem funcionais, as metas devem focar números possíveis, compatíveis com a realidade do seu negócio.
Afinal de contas, as metas mirabolantes e inalcançáveis só servem para desestimular sua equipe após o fracasso. No entanto, isso não é uma justificativa para o desenvolvimento de metas fáceis â pelo contrário. O seu objetivo é encontrar o ponto máximo de performance dos seus vendedores, estimulando o melhor desempenho deles.
Assim, você garante que está extraindo todo o potencial dos seus vendedores, espremendo até a última gota de resultados que a sua equipe possa entregar. Logicamente, como muitas coisas na vida, a exigência por performance é uma relação de troca. Por isso, você precisa colocar algo à mesa para estimular a sede dos seus profissionais.
Quais as melhores dicas para definir as metas do seu negócio?
Então, chega o momento de conhecer algumas dicas práticas para elaborar as metas da sua equipe. Primeiro, é importante que você entenda o impacto dessa estratégia sobre toda a sua operação. Diferente do que muitos gestores pensam, as metas não descrevem apenas o número de negócios fechados em um período.
Para além disso, elas também servem como indicadores pontuais da saúde do seu negócio, demonstrando, inclusive, como está a participação da sua marca dentro do mercado regional. Por isso, você precisa implementar um bom conjunto de estratégias, garantindo que aproveitará todos os benefícios das suas metas. Acompanhe!
Compreenda a realidade do seu negócio
O primeiro passo do planejamento é estabelecer parâmetros de comparação. Descubra o número de carros vendidos, os atendimentos realizados, as visitas à concessionária digital, os anúncios publicados, enfim, todos os investimentos feitos atualmente e seus resultados.
A partir dessas informações, você passa a entender o que é feito e alcançado com as condições atuais, examinando a sua operação por um ponto de vista completo. Com isso, consegue enxergar as principais vulnerabilidades do seu negócio, elaborando maneiras de contornar essas situações e alavancar os resultados no futuro, melhorando o seu índice de venda pela internet.
Estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo
Então, quer dizer que alguns problemas foram identificados? Fique tranquilo, pois isso não é motivo para estresse. Afinal de contas, reconhecer os erros é uma oportunidade de melhoria. Sendo assim, esse é o momento em que você deve analisar a operação, sentar e refletir sobre que você quer para o futuro desse negócio.
Sob esse clima, a nossa recomendação é convocar uma reunião, sentando com sua equipe, discutindo e estabelecendo objetivos. Como o sucesso de uma empresa depende do esforço conjunto, você precisará negociar algumas questões, até o momento em que chegar a metas alcançáveis por todos os membros, num consenso.
Nós entendemos que a vontade inicial é de ordenar o dobro no número de carros vendidos dentro das próximas semanas. No entanto, você precisa lidar com as limitações da sua equipe â principalmente, entendendo que o pico é alcançado com consistência ao longo do tempo, e não do dia para a noite.
Por isso, é interessante que você fracione as grandes metas e conquistas em objetivos menores, facilitando a visualização do progresso e o acompanhamento das estratégias. Assim, você evita frustrações e fortalece o moral da equipe a cada vitória conquistada.
Desenvolva um plano de marketing
Será que você está fazendo tudo o que pode para atingir seus objetivos? Hoje em dia, o marketing é uma ferramenta indispensável quando o assunto é meta de venda. Ele visa exatamente o que todos procuram: a otimização dos lucros, a adequação das ofertas, a satisfação do consumidor e a fidelização da clientela.
Com esse pacote de vantagens, simplesmente não existem motivos para ignorar a importância dessa estratégia. Sendo assim, a nossa recomendação aqui é que você mergulhe nos benefícios provocados pela transformação digital, dedicando uma fatia do seu orçamento para investimentos em marketing e publicidade.
Afinal de contas, o ambiente virtual é determinante para a formação de opinião do consumidor moderno. É por isso que você deve investir e construir sua presença digital, com desenvolvimento de um site próprio, manutenção das suas páginas nas redes sociais, publicações de anúncios em plataformas de classificados etc.
Invista no desenvolvimento profissional, técnico e acadêmico da sua equipe
Já parou para pensar que uma das impressões mais fortes deixadas pela sua loja é por meio do atendimento? Então, pare por um momento e reflita: quantas vendas são conquistadas â e perdidas â por conta de uma interação bem ou mal realizada com os seus consumidores.
É por esse e tantos outros motivos que o investimento na formação e treinamento dos vendedores é fundamental para alcançar e superar suas metas. Em um primeiro momento, esses colaboradores sentirão o ânimo da valorização, percebendo que a empresa se preocupa com o desenvolvimento deles enquanto pessoas e profissionais.
Então, motivados, esses vendedores estarão dispostos a ir além em nome de sua empresa, enfrentando e desenvolvendo soluções para o cenário de vendas, conquistando as conversões, alavancando os resultados, batendo as metas e coletando seus ganhos.
Por fim, também é nessa etapa que você identifica os vilões que impedem o time de melhorar a produtividade, usa ferramentas aplicadas â como o CRM, para medir e avaliar o desempenho â e aplica tecnologias que melhorem a sua gestão, entre outras soluções.
Qual a importância do acompanhamento para o sucesso das metas?
Já falamos sobre as principais curiosidades quando o assunto é metas de vendas, abordando temas como os obstáculos, os objetivos, o sucesso e a motivação.
Outra questão é: não adianta pensar, criar um plano e elaborar perspectivas se tudo acabar engavetado. Tão importante quanto o desenvolvimento das metas é acompanhar essas estatísticas, reconhecendo que essa é uma parte fundamental para o sucesso da estratégia.
Nesse sentido, o planejamento é apenas uma parte do caminho, seguida da aplicação e, consequentemente, da avaliação. Sem observar o que foi executado, todo o esforço deixa de ter um propósito â ainda que os resultados sejam positivos.
Por isso, lembre-se: compare, pesquise, identifique as falhas, comemore as vitórias, conserte os erros e continue firme no propósito de estabelecer objetivos que permitam um crescimento saudável para o seu negócio, sem ficar à mercê dos fatores externos.
Como calcular metas de vendas?
Então, chega a hora de conhecer as principais metas, sobretudo as utilizadas nos mercados automotivo e imobiliário. Acompanhe!
Lead Velocity Rate
Também conhecida por sua sigla de abreviação, LVR, trata de um conceito que avalia a velocidade com que o seu negócio aumenta a base de leads a cada mês.
Para um crescimento saudável, é importante que essa taxa seja ascendente, demonstrando que as suas estratégias de captação estão funcionando a ponto de garantir uma demanda sustentável para os próximos meses de crescimento.
Como esse é um tema intimamente ligado ao marketing, acaba sendo fundamental contar com um profissional ou uma equipe dedicada ao planejamento desse conceito. Em um cenário otimista, é muito positivo que a sua empresa opere com uma meta de 25% de LVR, o que representaria:
- 100 leads em novembro;
- meta de 125 leads em dezembro;
- meta de 156 leads em janeiro.
SQL
Já em um segundo momento, temos outro conceito fortemente baseado em marketing. O SQL é uma sigla que abrevia o conceito de Sales Qualified Leads, ou seja, os leads qualificados para o seu time, sendo, portanto, o suprassumo dos clientes potenciais, que já foram maturados na jornada do consumidor e estão prontos para a conversão, estando no fundo do funil de vendas.
Novamente, é muito recomendável que você conte com a ajuda de profissionais em marketing, facilitando o acompanhamento dessa métrica e identificando a sua taxa de sucesso na tentativa de acostumar o consumidor com a sua marca, criando vínculo, confiabilidade e referência.
Unitário
Por fim, após analisar todas as abordagens estatísticas, com as metas de pipeline e faturamento, você pode estudar as metas de venda que tratam especificamente das quantidades vendidas. Normalmente, essa é a principal meta avaliada pelos gestores, por desconhecerem o impacto das soluções mais cirúrgicas do marketing.
Aqui, é importante perceber a correlação entre esses temas. Afinal de contas, o número de unidades vendidas, sejam carros, motos, eletrônicos ou imóveis, é diretamente relacionado com o número de consumidores a que essas ofertas foram apresentadas.
É por conta disso que é tão importante reconhecer o impacto de metas de LVR. Isto é, reconhecer que, para vender mais no mês seguinte, também é necessário ser visto por mais consumidores nesse mesmo mês, ampliando o seu pool de compradores em potencial.
O mesmo vale para o SQL, com a observação da qualidade das suas estratégias de maturação dos consumidores. Quanto mais eficientes forem as suas abordagens â produção de conteúdos, mídias sociais, capacitações, publicidade e afins â maior sua taxa de conversão por centena de leads, passando a exigir menos alcance para maiores resultados.
É no fim de tudo isso que a gestão pode avaliar a aplicabilidade de metas unitárias de venda, determinando um número fixo de unidades para cada vendedor. No mercado automotivo, a definição dessa meta também sofre influências da própria indústria, em que o lançamento de novas gerações exige a âdesovaâ dos modelos da geração antiga.
Basicamente, essa meta deve respeitar a capacidade de conversão de cada vendedor, sem extrapolar seus limites, observando o apelo do produto a ser vendido e a temporada em que esse vendedor está operando â festiva, final de ano, Natal e afins â, entre outras condições.
Por último e não menos importante, é fundamental que todos estejam bem informados sobre as situações do mês corrente e dos resultados esperados. Aqui falamos especificamente do método de recompensa aplicado aos profissionais que atingirem suas metas. É importante que a gestão encontre um bom formato de remuneração, seja com a bonificação em dinheiro ou premiações estimulantes à equipe.
Além disso, a bonificação não precisa ser analisada como uma estratégia de curto prazo. Na realidade, também é interessante no escopo de um ano inteiro, determinando premiações para os vendedores com os melhores resultados ao final de um ano completo, com parâmetros justos e criativos, para que todos se sintam estimulados a conquistar o prêmio.
Gostou desse post esclarecendo como calcular metas de vendas? Então, não perca a chance de conferir artigos semelhantes ao assinar a nossa newsletter!