Na era digital, coletar, computar e analisar dados de clientes e potenciais clientes (leads) é o cerne das ações de marketing, mas também envolvem a gestão de negócios, estudos de tendências do setor, entre outras frentes importantes para manter a empresa em alta e com crescimento pleno. No entanto, a grande quantidade de informações cadastradas exige uma rígida política de segurança de dados, a fim de proteger a privacidade dos clientes e atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A legislação foi atualizada em 2018 (Lei nº 13.709/2018) e entrou em vigor em 2020, criando uma fiscalização mais rigorosa sobre o tratamento de dados pessoais pelas empresas. Assim, as lojas de veículos que ainda não aplicaram medidas para se adaptar aos princípios de responsabilidade com as informações pessoais de seus clientes precisam entender como adequar sua segurança de dados aos novos moldes.
Como a LGPD impacta a sua loja de veículos?
A segurança de dados na loja de veículos consiste em não deixar vazar qualquer informação pessoal registrada pela empresa, seja de clientes, colaboradores ou fornecedores. Nesse escopo, pode-se incluir:
- informações de contato do banco de leads fornecidas pelos clientes;
- dados da equipe prestadora de serviços;
- dados de pessoa física obtidos em relações comerciais;
- contratos, dados bancários, informações de condutores, notas fiscais, entre outros.
Uma boa análise de mercado, organização do fluxo de caixa, captação de novos clientes, ações de marketing, consulta de veículos e operações de transação em geral exigem registro, histórico, documentações e formulários para serem efetivas, mas esses dados todos precisam servir somente aos seus devidos fins, para não cair no erro de expor a segurança e a privacidade do cliente.
Nem sempre os critérios de segurança da informação estão relacionados a ações estratégicas da empresa, pois a LGPD foi atualizada principalmente para evitar fraudes e crimes cibernéticos. No Brasil, são registrados 1400 ataques por minuto, um dos países mais vulneráveis a esse tipo de atividade criminosa.
Medidas de segurança de dados em negócios automotivos

Além de estabelecer critérios rigorosos entre as equipes que trabalham com tratamento de dados, seja qual for o objetivo, algumas ações importantes precisam ser tomadas e inseridas na cultura da loja de veículos para garantir a conformidade com a LGPD, visando à segurança de dados. São elas:
- Sempre aplicar termos de consentimento: no momento de coleta de informações de leads, é indispensável descrever como aquelas informações serão usadas e obter a autorização de uso por parte de quem as está fornecendo. Essa é uma maneira da empresa se precaver em relação às suas atividades internas.
- Criteriosidade na segurança da informação: é preciso criar padrões de senhas de alta segurança para toda a equipe, considerando as recomendações de uso de números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, assim, diminui-se as possibilidades de invasões criminosas.
- Uso de antivírus: fornecer proteção de antivírus para todos os colaboradores evita vazamento de dados dos clientes, assim como da própria empresa, de maneira a proteger perfis nas plataformas digitais e dados bancários, entre outros.
- Ativar a autenticação em dois fatores: mesmo que a senha fique comprometida, apenas o responsável pela conta poderá liberar o acesso a determinada plataforma.
- Criar uma política de ética, conduta e anticorrupção dentro da empresa: esse documento não apenas conscientiza os colaboradores sobre as boas práticas, mas também oferece transparência sobre os valores da loja de veículos no que diz respeito aos princípios da LGPD.
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Um cliente lesado após fornecer informações pessoais que não foram utilizadas com seu consentimento é passível de indenização, como prevê a LGPD. Por outro lado, uma empresa sem medidas de segurança de dados pode sofrer prejuízos de outras ordens, como extravio de dinheiro por criminosos, perda do acesso a contas corporativas e compartilhamento indevido de sua base de clientes.
Por isso, nunca é demais redobrar os cuidados com o tratamento de dados, segurança e privacidade.