Que o mercado automotivo está em um momento de intensas mudanças não é difícil de perceber. O balanço dos números do setor em 2022 mostra tendências e novidades por parte de um público consumidor cada vez mais tecnificado e exigente, de maneira que indústria e varejo precisam ficar atentos às demandas. Um exemplo é a venda de carros blindados no Brasil, que teve um crescimento superior a 10% em comparação com 2021.
Um segmento já aquecido na Europa, o aumento do interesse dos brasileiros por carro blindado se deve à maior disponibilidade e aprimoramento das tecnologias por meio de empresas blindadoras mundialmente reconhecidas e homologadas pelas fabricantes. Com a garantia de elevados padrões de segurança e preciosismo na manutenção da originalidade do veículo, consumidores de carros premium estão cada vez mais interessados nos serviços de blindagem.
Além disso, a procura de blindagem para fins públicos também aumentou, com a introdução de ambulâncias blindadas no Rio de Janeiro em dezembro de 2022, por exemplo, e a expansão das frotas de veículos blindados em instituições governamentais.
Assim, concessionárias e revendedoras devem reconhecer a influência de carros inteligentes e sofisticados na decisão de compra de determinados públicos, oferecendo variedade de marcas e modelos nos estoques a fim de ampliar as oportunidades de negócio. Para isso, é preciso conhecer e aplicar os 5 cuidados com carros blindados que os mantêm em perfeito estado para venda.
1. Verifique a conformidade com a legislação
Especialmente em caso de revenda de veículos seminovos, a atenção com a legislação de blindagem é primordial. O carro deve ter passado por uma blindadora autorizada pelo Exército Brasileiro e ser devidamente testado para comprovar o nível de blindagem, de acordo com a Portaria nº 55 do Comando Logístico, de 5 de junho de 2017.
Além disso, é preciso que toda a documentação do carro blindado esteja devidamente atualizada para a categoria, incluindo o Certificado de Registro do Exército. Lembrando que só é possível realizar a transferência de propriedade se o comprador for autorizado para a proteção balística, um processo burocrático diferente da transferência de veículos comuns.
2. Ofereça as garantias adequadas
A blindagem por meio de blindadoras homologadas adiciona ao veículo uma garantia pelo serviço, além do que é oferecido pela montadora e a loja. Especifique e forneça ao comprador, de maneira facilitada, essas garantias que lhe são de direito. Isso não apenas dá credibilidade na hora da venda, como também livra a loja de possíveis intercorrências futuras com o carro blindado.
3. Opção de test-drive especializado
A dirigibilidade de carros blindados é diferente dos comuns, por conta do peso adicional do veículo. Por isso, um test-drive com alguém que entende dessa diferenciação confere autoridade à loja e possibilita sanar quaisquer dúvidas antes da compra, evitando reclamações no pós-venda. Transparência é tudo!
Leia também:
- Carros seminovos: o que considerar na hora da troca?
- Carros PCD 2022: quais modelos atendem à nova legislação
- Carros esportivos feitos no Brasil que chamam a atenção do público
- Marcas de carros: quais são as melhores e como vender cada uma
4. Mantenha as manutenções e revisões específicas em dia
Um dos cuidados com carros blindados mais importantes é a manutenção especial exigida. As blindadoras recomendam revisões da proteção balística anuais, trimestrais ou a cada 15 mil km rodados, a depender da prestadora do serviço.
As peças trocadas ou sistemas alterados no processo de blindagem precisam de uma manutenção mais rigorosa que o comum, tais como:
- sistema elétrico;
- acabamento interno;
- funcionamento de janelas e portas;
- vedação contra infiltração;
- amortecedores, molas e borrachas.
Assim, um carro blindado guardado em estoque, por mais que não esteja em atividade pela cidade, precisa de uma revisão periódica um pouco mais detalhada para ser apresentado em perfeito estado a um potencial comprador.
5. Escolha o local adequado para expor e guardar
O carro blindado em exposição precisa de um espaço específico no pátio, pois não é indicado que passe muito tempo sob a incidência de raios solares. Vidros e portas devem ser mantidos prioritariamente fechados, para evitar desalinhamento por conta do peso.
Dica extra de como cuidar de carro blindado
Se você quer vender blindados na sua loja, precisará manter o veículo no portfólio por algum tempo, talvez por mais tempo que os outros (afinal, a demanda está em alta, mas não tanto quanto os carros de passeio), e a higienização é parte essencial dos cuidados com carros blindados, com atenção para:
- não gerar choque-térmico: nada de lavar depois que o carro foi exposto ao sol, a diferença de temperatura pode causar dilatação e trincar os vidros;
- não usar produtos abrasivos nas janelas: sabão neutro, água e um pano macio bastam;
- evitar avarias ao fechar a porta enquanto a janela está aberta, aliás, é preciso evitar abrir as janelas de maneira geral.
Um carro blindado pode sofrer maior desvalorização que outros por conta das alterações aplicadas ao original, dos cuidados específicos, do custo para manter e consertar, além dos preços das apólices. No entanto, a oferta pode ser um diferencial para sua loja, especialmente se a intenção for atrair um público diferente. Facilitando a documentação, oferecendo serviços pós-venda e agindo com o máximo de transparência na informação, trabalhar com venda de blindados na concessionária ou revendedora pode ser um ótimo negócio.