Mesmo com o cenário para o seu negócio por conta da pandemia do COVID-19, é preciso enfrentar as dificuldades e transformar até os maiores desafios em oportunidades. Agora, por exemplo, é a hora de focar uma maior parte do seu tempo em ações que possam fortalecer a sua marca nos canais online, por isso trouxemos dicas de Marketing Digital para você.
Como ficou muito mais difícil fechar negócios e transações pessoalmente, é hora de investir em ações que fortaleçam a sua presença digital e, assim, você consiga transformar o período de quarentena em algo positivo. Afinal, ainda é possível gerar leads qualificados, atrair mais consumidores em potencial e, até mesmo, conseguir vender mais.
O melhor de tudo é que essas ações que separamos para você vão, na prática, ajudá-lo não apenas no período de quarentena, mas para que a sua produtividade também seja positiva em outros momentos. Que tal, então, conferir as nossas sugestões?
Qual é a relevância do Marketing Digital em momentos de quarentena?
A transformação digital modificou completamente a forma como as empresas precisam se relacionar com os seus consumidores, certo? Dentre as muitas vantagens, uma delas é justamente conseguir manter o contato com o seu público mesmo à distância. Assim, com crise do coronavírus, essa estratégia se torna ainda mais importante.
Nesse momento, fortalecer a sua presença digital pode ser fundamental para que o impacto econômico seja o menor possível e, quando o trabalho for bem-feito, o seu desempenho pode até mesmo ser aprimorado. O Marketing Digital é, portanto, uma ferramenta muito útil para continuar impactando consumidores e, assim, fortalecendo a sua marca entre os seus concorrentes.
Seja para reduzir a perda de leads, seja para aumentar a qualificação desses contatos, o Marketing Digital pode auxiliar o seu negócio nesse desafio, mesmo sem a possibilidade de fechar vendas pessoalmente. Saber lidar com um momento de quarentena pode ser um diferencial não só agora, mas para o futuro do seu negócio também.
Quais são as 5 dicas de Marketing Digital que você deve colocar em ação?
Que tal, então, saber exatamente o que fazer para potencializar a sua presença digital em um período como esse? Separamos 5 dicas de Marketing Digital para você colocar em prática, assim, evitar que a quarentena se torne um problema ainda maior para o sucesso do seu negócio. Confira!
1. Entenda a sua persona
Qualquer estratégia de Marketing Digital deve ser baseada na sua persona. Ou seja, em um perfil semificcional do seu cliente ideal, isso é diferente do conceito de público-alvo, a ideia aqui é dar nome, sobrenome, cargo, ramo em que trabalha, desafios profissionais, objetivos pessoais, enfim, criar um perfil que resuma quem você realmente deseja impactar.
2. Fortaleça a sua presença nas redes sociais
De acordo com o Social Media Trends 2019, mais de 96% dos usuários que utilizam a internet estão nas redes sociais. Além disso, só o Instagram tem mais de um bilhão contas ativas todos os meses, com 90% desses usuários seguindo a página de uma empresa na plataforma. Isso reforça a necessidade de estar presente nas redes sociais, aumentando o engajamento com o público.
Por isso, crie posts para divulgar o seu perfil na OLX, por exemplo. Utilize as palavras-chave mais relevantes para a sua persona e sempre esteja ativo nesses canais. Assim, a tendência é que mais consumidores em potencial possam conhecer os seus produtos ou até mesmo a sua marca. Nesse período, muitos contatos podem ser feitos por meio das redes sociais.
3. Continue apostando no e-mail marketing
Por mais que você não possa ter o contato cara a cara com o consumidor, é possível utilizar ferramentas de Marketing Digital para se aproximar. O e-mail marketing é uma delas. Um levantamento do Pew Research mostra que 61% dos usuários na internet checam suas caixas de entrada todos os dias. Como ignorar o potencial dessa ferramenta?
4. Sempre otimize os seus anúncios
A vantagem do Marketing Digital é a possibilidade de aprimorar as suas ações em tempo real, certo? Isso também vale para os seus anúncios. Aproveite as horas vagas para rever as suas últimas publicações, comparar os números com os anúncios que deram certo, se basear na sua persona e, assim, otimizar as suas mensagens, gerando um maior impacto nos clientes em potencial.
5. Invista na produção de conteúdo
A produção de conteúdo é outra forma de criar engajamento com o público e atrair leads mais qualificados para a sua empresa. O Content Trends 2019, por exemplo, mostra que 67,3% das empresas já investem em ações desse tipo. Quando bem produzido e de acordo com as preferências da sua persona, é uma excelente maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.
Qual é a importância de aproveitar a quarentena para estudar?
Esse momento de calmaria nas negociações, porém, pode servir para se qualificar ainda mais, afinal, o mercado continua concorrido e exigindo mais de cada profissional. Além disso, com tantas mudanças acontecendo rapidamente, quem não acompanha as principais tendências do setor acaba ficando para trás em relação aos seus concorrentes.
Portanto, aproveite esse período de quarentena para estudar e colocar a mão na massa para se aprimorar em estratégias de Marketing Digital. Como nem sempre é possível ficar por dentro desses assuntos em uma rotina corrida de trabalho, agora talvez seja o momento ideal para se aprofundar em determinados tópicos e conseguir melhorar o seu desempenho.
Seguindo algumas dessas dicas de Marketing Digital, a tendência é que você consiga se posicionar nas mais diferentes plataformas e, assim, compensar as dificuldades que você está enfrentando no mundo físico. Com clientes cada vez mais conectados, saber explorar esses canais pode garantir um posicionamento ainda mais forte para a sua marca no futuro.
O que achou das nossas dicas de Marketing Digital? Esperamos que elas sejam úteis para fortalecer ainda mais a atuação da sua empresa nos canais digitais. Que tal, então, conferir outros dos nossos artigos com o mesmo propósito? Assine a nossa newsletter e confira os conteúdos exclusivos que preparamos para o período de quarentena!