Embora seja um setor repleto de tradicionalismo, é importante lembrar dos inúmeros desafios enfrentados pelos profissionais do comércio automotivo. Sendo assim, desenvolvemos este artigo fundamental ao segmento, em que apontamos as melhores sugestões de marketing para concessionária, uma vez que apenas ser excelente não basta, as pessoas precisam saber disso, ou seja, que a sua empresa é excelente.
Elaboramos este conteúdo de modo a responder as principais curiosidades dos empresários no tema, explicando a importância do marketing a esse setor, depois, vamos elencar as melhores dicas ao ajuste dessa solução para a sua loja. Acompanhe!
A importância do marketing para concessionária
Antes de qualquer coisa, o marketing deve ser visto como uma estratégia de mercado que, apesar do nome moderno, trata-se da categoria mais antiga e elementar do comércio. O marketing é tudo aquilo que conecta os seus produtos aos clientes, da publicidade à venda consultiva, do slogan ao logotipo: o marketing é a alma da sua concessionária!
Por conta disso, esse conceito acaba envolvendo todas aquelas situações em que os consumidores interagem com a sua marca, digital ou presencialmente. Inclusive, é bem aqui que vale lembrar da mudança no comportamento do consumidor moderno que, hoje, não faz uma compra sem antes ter dedicado algumas horas de pesquisas, em conteúdos de vídeo e texto sobre o produto em questão.
Isso acontece, sobretudo, por conta dos nossos inseparáveis companheiros eletrônicos, os smartphones. Esses dispositivos transformaram a maneira como todos nós consumimos produtos, bens e informações. Para além disso, também vale lembrar da multifuncionalidade desses aparelhos com seus mares infinitos de aplicativos, em que muitos destes são das montadoras, lojas e portais sobre o tema.
E é justamente por isso que você deve se preocupar em reforçar a sua marca nesse ambiente, utilizando-se de ferramentas do marketing digital. Como perceberá nesta leitura, existe uma série de estratégias funcionais às concessionárias, que uma vez implementadas, ajudam a fixar a marca das lojas no cotidiano de seus consumidores.
As melhores dicas para ajustar o marketing da sua loja
Mas como toda estratégia importante, o marketing exige planejamento por parte dos gestores da concessionaria. Afinal de contas, de nada adiantará gastar recursos com anúncios em todos os cantos sem antes conhecer o impacto que esses formatos têm sobre os seus consumidores. Por isso, reunimos as principais dicas no tema, para que você as implemente de maneira gradual no cotidiano da sua loja. Confira!
Conheça o perfil do seu público-alvo
A primeira e mais importante regra no assunto. Você precisa realmente conhecer o seu cliente, seus gostos, padrões, preferências e afins, para que, desse modo, consiga oferecer um serviço mais personalizado, além de economizar dinheiro na jornada de alcançar esse consumidor ideal. No marketing, isso é o que se chama de persona, uma caricatura do seu cliente principal, por exemplo:
- homens de 40 anos, classe média, com dois carros e renda mensal de R$6.000.
Nós entendemos que a sua loja atende mais perfis do que apenas esse, acolhendo consumidoras, pessoas novas, idosas e de todas as classes econômicas. Mas faça esse exercício! Examinando a sua ficha de clientes você perceberá que existe um padrão, e que é nesse padrão que você encontrará a principal faixa do seu público.
Conhecendo a persona da sua concessionária, você poderá injetar dinheiro em soluções funcionais e específicas a esse segmento, desde investimentos em publicidade em outdoors em localizações coerentes até os anúncios em portais automotivos online, onde a grande maioria do público que usamos como exemplo pesquisa suas opções.
Desenvolva presença digital
As redes sociais conquistaram uma larga fatia da sociedade. Por conta disso, você precisa reivindicar o "seu lugar ao sol" no universo digital. Isso pode ser alcançado de várias maneiras, como ao desenvolver um site e catálogo próprio à exposição dos modelos da sua loja. Em um segundo momento, também é importante elaborar as páginas da concessionária nas redes sociais, estimulando que os clientes conheçam e acompanhem suas postagens nesses portais.
Estude a concorrência e adapte suas estratégias
O setor comercial, como um todo, é um jogo para quem tem "estômago". Diariamente, inúmeras concessionárias batalham pelos recursos dos consumidores, que são bombardeados com diferentes modelos e condições entre uma loja e outra.
Por conta disso, é fundamental que você se mantenha antenado junto à concorrência, garantindo que as suas propostas sejam as mais convidativas da região. A maneira mais fácil de alcançar isso é cobrir as estratégias das concorrentes com um agrado a mais, seja na bonificação do usado, oferta de um tanque cheio, garantia estendida e afins.
Anuncie no lugar certo
Os anúncios de jornal representam o passado! Para além desse exemplo, existem outras mídias que vêm perdendo força com o tempo, como os espaços de TV pago a canais de programas classificados. Como dissemos mais cedo, a bola da vez são as ferramentas digitais, que entregam comodidade e eficiência ao consumidor.
Para tanto, você pode investir em um plano profissional para a sua concessionária em um bom portal de anúncios automotivos. O mais importante é que essa plataforma seja reconhecida pela sua eficiência e conte com ampla visibilidade, garantindo que você converta os anúncios em vendas com poucos dias de exposição.
Valorize a sua criatividade
Por último e não menos importante, recomendamos que você aposte na sua imaginação, a ferramenta mãe de todas as boas ideias e do marketing como um todo. Tente fugir do lugar-comum, elaborando novas estratégias que conciliem atratividade e eficiência. Para tanto, examine a sua operação e pense sobre o quanto você está disposto a investir para ser notado.
Então, elabore estratégias de estímulo, por exemplo:
- descontos aos clientes responsáveis pela indicação que levou outro consumidor a fechar negócio com vocês;
- bonificações aos membros de uma mesma família que comprarem na sua loja no mesmo semestre/ano;
- sorteio de alguma premiação relevante entre as 10 primeiras vendas em um domingo;
- criar alguma tradição específica à sua marca, como o Domingo-Sorteio ou afins.
No fim das contas, você deverá aliar e refinar essas dicas na medida em que elas sirvam ao seu cliente específico ou aos novos que você ainda quer atingir. Ao longo do tempo, a sua loja se consolidará na região como criativa e inovadora, estimulando os habitantes locais a fazerem negócio nesse point referência ao comércio regional.
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