Para conquistar consumidores e melhorar sua rentabilidade, é importante entender o que é follow up de clientes e como essa estratégia pode levar a grandes mudanças nos seus resultados. Além de aumentar as vendas, esse recurso permite que você entenda mais sobre seu público e crie uma base sólida de clientes.
Com o surgimento de novas empresas e um mercado cada vez mais competitivo, é necessário inovar na abordagem e criar um vínculo com a audiência. Por isso, saber como fazer follow up de clientes contribui para que sua empresa fature mais e tenha um público engajado com a marca.
Se você quer aproveitar os benefícios dessa técnica, continue a leitura e confira!
O que é um follow up?
O termo follow uppode ser traduzido como acompanhamento. Quando se trata de técnicas de vendas, ele representa as ações que podem ser adotadas assim que uma pessoa entra em contato com seu negócio.
Essas atitudes têm como objetivo fazer com que o indivíduo avance no processo de compra, acelerando o ciclo de venda e reduzindo o custo de aquisição do cliente para a empresa.
O acompanhamento pode ser feito por diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone, WhatsApp, reuniões e demais alternativas que o consumidor considere confortável. A principal dificuldade dessa estratégia é dosar o número de contatos para que o cliente crie um vínculo, mas sem que essa relação seja forçada ou se pareça com uma propaganda constante.
Quais são os benefícios?
Agora que você sabe o que é follow up, que tal entender como essa estratégia pode ajudar você a aumentar as vendas e melhorar os seus resultados como vendedor de carros. Continue a leitura e confira todas as vantagens do follow up de clientes.
Ajuda a coletar informações importantes
Fazer uma boa coleta de dados é muito importante para vender. Essa etapa ajuda a entender alguns indicadores que permitem melhorar o direcionamento das estratégias de vendas, além de medir como está o desempenho.
Com o follow up, é possível saber quantas oportunidades foram abertas e fechadas durante um período, qual foi a média de negócios por vendedor e qual é o tempo necessário para concluir uma venda.
Auxilia na tomada de decisões
A partir das informações obtidas pelo follow up, você é capaz de compreender os pontos fortes e fracos do seu processo de vendas e proceder com os ajustes necessários para otimizá-lo. Assim, consegue tomar melhores decisões e maximizar seus lucros com a venda de carros usados.
Aumenta a probabilidade de boas reviews
Quando você implementa o follow up, está demonstrando aos seus clientes que se preocupa com a qualidade do que oferece a eles. Dessa forma, sua reputação no mercado tende a melhorar.
Assim, além de ajudar a entender quais são as partes que precisam ser otimizadas no processo de vendas, saber como fazer o follow up na empresa possibilita obter avaliações positivas, aumentando suas chances de conquistar novos clientes.
Auxilia a fazer o contato posterior à venda
Ao utilizar o follow up, você estará em contato com os clientes mesmo após concluir toda a negociação. Assim, você consegue entender quais foram os pontos positivos e negativos ocorridos durante todo o processo, além de auxiliar o comprador em eventuais problemas.
Isso também possibilita encantar seus clientes, aumentar a probabilidade de novos negócios e gerar indicações. Dessa forma, o follow up é uma excelente alternativa para aplicar e otimizar suas vendas.
Quando deve ser feito?
Agora que você já sabe o que é follow up de clientes e quais são as vantagens dessa tática, que tal entender quando ela deve ser implementada? Basicamente, essa estratégia pode ser uma alternativa interessante quando você sabe que está vendendo um produto realmente bom, que favorece o seu cliente.
Assim, você mostra para ele que ambas as partes podem se beneficiar com o potencial negócio, e as chances de obter sucesso na negociação tendem a aumentar. Quer aprender como fazer follow up de clientes? Prossiga com a leitura e confira as dicas de como implementar essa estratégia.
Qual é o passo a passo para fazer follow up de clientes?
Para implementar esse tipo de técnica, é importante planejar e definir alguns processos. Abaixo, listamos quais são as etapas mais importantes para ter sucesso ao fazer o follow up de clientes.
Tenha um planejamento
Essa é a etapa inicial dessa estratégia. Antes de entrar em contato com o cliente, é importante que você tenha bem definido o que vai falar e qual será a abordagem utilizada. Treine potenciais situações, saiba qual é o horário adequado para ligar e determine um cronograma para que a estratégia alcance sucesso.
Defina um canal de comunicação
Também é necessário que você entenda qual é o meio mais adequado para contatar determinado cliente. Ofereça opções para que o cliente diga qual é a maneira que deixa ele confortável para conversar com você. Assim, o consumidor se tranquiliza e tende a fornecer informações relevantes para te ajudar.
Faça um contato inicial
Após realizar a venda, é importante entrar em contato com o seu cliente e coletar informações sobre a sua jornada de compra. Nessa fase, o objetivo deve ser verificar se ele precisa de alguma ajuda. Além disso, a ideia é se aproximar do consumidor, a fim de realizar novos contatos.
Tire as dúvidas do cliente
Durante os contatos realizados, é necessário esclarecer qualquer dúvida que possa surgir quanto à empresa e ao produto. Em muitos casos, o mau atendimento e a falta de atenção podem atrapalhar o fechamento de vendas e desmotivar o contato a seguir em sua jornada de compra. Assim, esclareça todas as dúvidas e contribua para que seu público faça um bom uso dos produtos e serviços da empresa.
Ao fazer o follow up de clientes você consegue conduzir os compradores de sua concessionária ou loja de carros de modo mais eficiente em sua jornada de compra. Isso reduz diversos custos e ainda contribui para a fidelização do público por conta do atendimento diferenciado em todas as etapas de negociação. Por isso, não perca mais tempo e coloque essa estratégia em prática agora mesmo!
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