Imagine o seguinte cenário: vários dos vendedores que trabalham na sua empresa estavam em contato regular com seus clientes e prestes a fecharem algumas transações. De uma hora para a outra, porém, tudo entrou em compasso de espera: a quarentena devido à pandemia do COVID-19 foi a razão do afastamento, certo? A comunicação com o cliente, porém, não pode parar.
A situação acima não deve ter sido tão incomum nos últimos dias, mas as empresas que querem se diferenciar não podem simplesmente desistir dos seus clientes. Por mais complexo que seja a tarefa, é possível utilizar os benefícios da transformação digital a seu favor e continuar estreitando o relacionamento com consumidores em potencial.
Por mais que a previsão de vendas para as próximas semanas por conta do Coronavírus não seja a mais otimista, isso não significa o seu negócio deva ficar parado, certo? Que tal, então, entender como o período de quarentena pode não se tornar tão prejudicial e manter a comunicação com o cliente da sua revendedora? Continue a leitura e saiba o que fazer!
Qual a importância do digital para se comunicar na quarentena?
Por mais que a quarentena afete negativamente a economia e as mais diversas empresas no Brasil, a crise do COVID-19 acelera a transformação digital e, assim, exige que os profissionais invistam em soluções e ferramentas que facilitem o contato com o consumidor. Mesmo que o número de transações diminua, isso não deve afastar você dos seus alvos.
Com tantos avanços tecnológicos, o distanciamento físico não é mais uma desculpa para perder o contato e transações futuras. Afinal, as pessoas continuam interessadas, por exemplo, na compra de veículos e a sua equipe de vendas deve estar preparada para continuar instigando o consumidor a realizar a transação, mesmo que ela demore um pouco mais.
O que fazer para facilitar a comunicação com o cliente?
Se por muito tempo o contato a distância com possíveis interessados nos produtos da sua revendedora era complicado, hoje não é mais. Por meio de um smartphone, por exemplo, é possível conversar com os clientes das mais diferentes maneiras. Seja enviando conteúdos relevantes por e-mail, seja utilizando o WhatsApp para esclarecimento de dúvidas.
Além disso, existem ferramentas e softwares um pouco mais complexos que podem ajudar a se conectar com o consumidor mesmo a distância. Alguns programas facilitam o gerenciamento dos chats das redes sociais, por exemplo, um canal muito comum para conversar com prospect e, ainda, fortalecer a sua presença digital.
Como usar as ferramentas digitais para se comunicar com o cliente?
O que fazer, na prática, para se manter próximo do cliente mesmo no período de quarentena? A tecnologia, felizmente, permite que o distanciamento físico seja reduzido ao máximo e, por isso, separamos algumas ações e estratégias que você pode utilizar para manter a comunicação com o cliente, mesmo em um momento de dificuldades. Confira!
Faça videoconferência
Por mais que o WhatsApp e o e-mail sejam canais muito utilizados em nossa sociedade, uma forma de se aproximar ainda mais do seu cliente em um momento de quarentena é utilizando recursos como a videoconferência. Assim, vocês dois podem dialogar de forma mais natural, reduzindo ao máximo as barreiras que estão sendo exigidas no mundo físico.
Esteja disponível em plataformas de chat online
Por outro lado, muitos clientes â de acordo com a relação com os vendedores â podem preferir uma comunicação menos invasiva e, por isso, é necessário estar disponível em plataformas que ofereçam chat online, como o chat da OLX. Assim, o contato pode ser feito de forma mais profissional e rápida, garantindo que o consumidor tenha a resposta para o que deseja. Utilize videoconferência quando for o momento de mostrar o produto para o cliente.
Atualize fotos de seus produtos
O momento da quarentena também pode ser o período ideal para rever a comunicação com o cliente utilizada anteriormente. Em um período com mais horas livres, você pode aproveitar para atualizar as fotos dos seus anúncios, por exemplo. Se baseie no comportamento do seu cliente e tente criar comunicações ainda mais impactantes e eficientes.
Crie conteúdo relevante e envie para os clientes
Outra maneira de manter a comunicação com o cliente é por meio da produção de conteúdo relevante e exclusivo. Afinal, a quarentena não está impactando apenas o seu negócio e esses materiais podem ser excelentes para criar uma relação mais próxima com o cliente. Por isso, crie suas pautas, produza e compartilhe conteúdos relevantes para os seus contatos.
Quais os cuidados para manter a proximidade online com os clientes?
Por mais valiosas que sejam essas dicas acima e a presença digital em um período de quarentena seja essencial para o sucesso do seu negócio, é importante ter cautela. Afinal, é preciso respeitar o espaço do consumidor e não transformar essa possibilidade de conexão por meios digitais em uma abordagem mais invasiva, por exemplo.
Quando executada de forma equivocada, o efeito originado pode ser exatamente o contrário do que você estava esperando. Se a comunicação mais próxima é uma excelente maneira, por exemplo, de conquistar a confiança do cliente, ela pode servir para quebrar essa relação se não for feita com cautela e seguindo o comportamento do seu contato.
Sendo assim, analise o perfil do seu público, avalie quais são os canais considerados mais eficientes e tente ao máximo personalizar a sua abordagem. Como? Se um determinado cliente costuma se comunicar por WhatsApp com você, não vai ter problema nenhum seguir o contato por esse canal. Respeite o comportamento dos clientes e, assim, crie uma relação mais próxima.
Manter a comunicação com o cliente é, portanto, fundamental para quem quer evitar ao máximo que os impactos da quarentena, devido à pandemia do COVID-19, sejam ainda mais prejudiciais. Ao continuar em contato com consumidores interessados no seu portfólio, a relação se torna mais próxima e, mesmo que demore, a tendência é que você consiga fechar negócios no futuro. Por isso, utilize sempre o chat da OLX para ficar em contato com os seus potenciais clientes.
Agora que você já sabe qual é a importância dos canais e recursos digitais para manter a comunicação com o cliente durante a quarentena, que tal receber outras dicas como esta para se preparar cada vez mais? Assine a nossa newsletter semanal e receba os nossos conteúdos exclusivos diretamente na caixa de entrada do e-mail!