O sucesso de uma empresa envolve uma série de fatores, sendo um deles a capacidade de driblar a concorrência para ser percebido pelos consumidores. Na venda de carros isso não é diferente, não é mesmo? A alta competitividade do setor faz com que seja fundamental buscar meios de se destacar. É aí que entra a estratégia do oceano azul.
Essa metodologia tem como objetivo encontrar uma proposta de valor inovadora e, assim, alcançar um potencial maior de lucratividade com um público que ainda não foi atendido pelos concorrentes. Quer entender mais sobre essa estratégia, sua origem e como implementá-la? Então, continue a leitura!
O que é a estratégia do oceano azul?
A estratégia do oceano azul consiste em uma técnica que objetiva buscar um mercado novo para produtos ou serviços. Esse mercado pode ainda não ter sido explorado ou contar com pouca concorrência. O diferencial dessa estratégia é que, em vez de se preocupar em vencer os concorrentes, o foco é identificar um território completamente novo ou com poucas empresas atuando e, assim, criar uma nova demanda.
O nome "oceano azul" foi escolhido como uma forma de comparar esse novo espaço à calmaria de um oceano profundo. O termo descreve todo o potencial existente em um local inexplorado e convida empresas a olharem mais longe e buscarem oportunidades onde ninguém jamais esteve.
Como surgiu?
A técnica foi criada pelos professores norte-americanos W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que escreveram o livro A Estratégia do Oceano Azul (lançado em 2005) após realizarem um estudo que envolveu 150 ações estratégicas de 30 indústrias em um período de 100 anos.
Os autores se inspiraram em pessoas e organizações que, em vez de tentarem abocanhar uma fatia do mercado já existente, buscaram novas oportunidades para crescer. A obra mostra empresas que alcançaram o sucesso explorando mercados sem concorrentes ou com concorrência pouco relevante.
Como funciona na prática?
Neste tópico, vamos entender como funciona, de fato, o "oceano azul", estratégia que traz uma abordagem diferente da competição para superar a concorrência. Em vez de lutar para conseguir espaço em "oceanos turbulentos", ou seja, em meio a uma concorrência feroz, a metodologia baseia-se em buscar outros negócios, usando a diferenciação e o preço baixo para tomar posse desse novo espaço.
Para que isso seja possível, é fundamental conhecer seus consumidores e também as oportunidades trazidas por aqueles que não fazem parte desse grupo. Também é importante entender que os novos mercados nascem por meio de inovação de valor. Assim, algumas formas de implementar a estratégia do oceano azul na venda de carros são:
- ir além da demanda existente, buscando mercados ainda não explorados por vendedores e lojas de carros;
- identificar motivos que fazem dos automóveis itens de desejo dos consumidores;
- criar um valor inovador ao carro sem que isso afete a margem de lucro ou eleve demais o preço;
- observar se o preço do veículo está de acordo com a realidade do público-alvo;
- avaliar quais obstáculos devem ser superados para colocar a estratégia em prática.
A quem a estratégia é direcionada?
Quando pensamos em competição nos negócios, empresas que desejam ocupar o mesmo espaço no mercado, o que vem à mente é o chamado âoceano vermelhoâ. Nessa estratégia, é preciso atacar a concorrência para alcançar o sucesso, seja por meio da disputa de preços, seja com publicidades agressivas ou outras táticas.
O resultado são margens de lucro menores e falta de inovação, já que todos estão fazendo a mesma coisa. A estratégia do oceano azul, porém, é direcionada a quem busca uma saída inovadora e que traga maiores lucros em meio à competitividade.
Na venda de carros, por exemplo, manter uma boa gestão de vendas online pode fazer a diferença para se destacar da concorrência. Porém, outros desafios vão desde a pressão por melhores preços até a crença de que o mercado já está saturado e não há espaço para crescer. Assim, a alternativa é buscar novos negócios, um lugar de águas claras e mar aberto para navegar, onde a competição seja mínima e exista a possibilidade de alcançar maior lucratividade.
Como a estratégia impacta positivamente a loja de carros?
Em uma loja de carros, aplicar a estratégia do oceano azul permite ter uma nova visão e, assim, enxergar as oportunidades de vendas que não estão sendo aproveitadas.
Além disso, a entrada em um mercado completamente novo muitas vezes resulta em uma situação em que a concorrência não presta muita atenção. Afinal, por se tratar de um espaço ainda não explorado, o novo concorrente não é visto como uma ameaça. Como consequência dessa realidade, há uma redução dos riscos, ao mesmo tempo em que se torna mais fácil fortalecer a marca.
Como colocar a estratégia do oceano azul em prática?
Após entender do que se trata o "oceano azul" e como a venda de carros pode se beneficiar com essa estratégia, confira a seguir como fazer para colocar em prática e nadar com mais tranquilidade.
Definição de metas
O primeiro passo para a implementação da estratégia é definir as metas para a loja de carros. Esses objetivos vão ajudar a verificar se a empresa está no caminho certo ou se é necessário recuar e reformular a estratégia.
Identificação de mercados
Em seguida, é necessário entender o mercado automotivo já existente. Isso é fundamental para que seja possível visualizar mercados alternativos, pensando em soluções que podem ser criadas para atrair um novo público.
Adaptação de tendências
Outro ponto fundamental é coletar informações e fazer comparações com a concorrência, de modo a conhecer quais são as tendências e buscar meios de despertar a necessidade de mudança do consumidor.
Além de contribuir para a captação de leads, isso tornará possível criar uma proposta de valor que seja capaz de atender necessidades específicas de um jeito que o setor jamais ofereceu.
Como mensurar os resultados?
Ao aplicar o oceano azul na sua loja de carros, é importante dar atenção ao desempenho da empresa e propor as melhorias necessárias a partir dos resultados alcançados. Uma maneira de alinhar a estratégia ao propósito é observar que, quanto mais baixa for a competitividade e mais altos forem os lucros, mais próxima a empresa estará do seu objetivo.
Neste artigo, você entendeu o que é estratégia do oceano azul e como ela pode trazer resultados positivos para potencializar as vendas na sua loja de carros. Por isso, não deixe de colocá-la em prática o quanto antes e alcance uma posição de destaque no mercado!
Deseja aplicar a estratégia do oceano azul na venda de carros online? Então aproveite e leia este artigo sobre como usar gatilhos mentais para vender mais.