Quem trabalha no ramo de automóveis está sempre buscando novas oportunidades para acelerar o negócio e aumentar as vendas em períodos sazonais. Quem tem experiência sabe que aliar uma boa época, uma boa plataforma digital e um bom argumento de venda pode ajudar a conquistar o sucesso.
E como você está se preparando para a venda de carros na Black Friday deste ano? Entenda como a data é perfeita para aumentar o lucro, quais são as tendências em 2021 e como utilizar as melhores estratégias para divulgação e conversão. Acompanhe!
Quando será a Black Friday em 2021?
A Black Friday deste ano será no dia 26 de novembro. Mas você sabe por que essa data existe?
O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos há bastante tempo. Um dia depois do Dia de Ação de Graças â feriado tradicional no país que acontece sempre na última quinta-feira do mês de novembro â, a data nasceu de uma oportunidade em que o varejo identificou de aproveitar o momento para vender mais.
Afinal, se toda a família estivesse reunida em casa e sem nenhum compromisso, ir às compras se tornaria uma tradição com um incentivo extra. Esse incentivo é coincidência com a época: o momento em que as lojas querem liquidar o estoque atual e abrir espaço para os produtos de Natal.
Aqui no Brasil, a data não tem relação com o feriado norte-americano. Digamos que foi importada por nós. Mesmo assim, acabou entrando no calendário dos consumidores e por aqui é muito mais focada em compras e vendas online. Em 2020, foram mais de R$ 4 bi de gastos, um recorde para o período.
Em 2021, a tendência deve seguir. Com pessoas se acostumando a aguardar meses por oportunidades de bons preços, é um momento em que há muito mais vontade de buscar opções, negociar e fazer uma compra. Por isso mesmo, é uma data muito aguardada também por quem quer vender, independentemente do setor.
O que esperar da Black Friday para o setor automotivo?
As incertezas que todos nós vivemos em 2020 e grande parte de 2021, claro, impactaram vários setores de mercado. No automotivo, o destaque ficou para a explosão na busca pelos usados, puxada pelo número reduzido de carros zero no mercado.
É por isso mesmo que datas como a Black Friday se tornam ainda mais importantes para quem quer melhorar seu desempenho para fechar bem o ano atuando neste setor.
É um cenário que aponta otimismo: o avanço da vacinação e queda de casos de COVID traz um novo ânimo para consumidores que pensam em retomar a normalidade de suas vidas.
Outra perspectiva muito interessante para o setor é como o período da pandemia causou uma migração em massa para o uso de plataformas online como meio de consumo. Foram 20,2 milhões de pessoas que nunca haviam comprado pela internet e agora estão iniciadas nessa modalidade.
Ou seja, com a união de um período favorável de vendas com mais pessoas dispostas a pesquisar e negociar online, a Black Friday de 2021 promete ser uma de muitas oportunidades para quem presta atenção nesses novos hábitos dos consumidores.
Quais são as tendências para esta Black Friday para quem vende autos?
A Black Friday em geral sempre foi associada a preços baixos. Sem um vínculo emocional como Dia das Mães, dos Pais e Natal, é uma data voltada para encontrar aquela condição especial que não está disponível no resto do ano.
Portanto, é uma data muito interessante para quem busca economia, o que aquece a busca por produtos de maior valor, como os automóveis. Este ano promete crescimento nas vendas online, mas com o percentual de aumento similar ao de 2020. A seguir, veja quais são as possíveis tendências para o dia 26 de novembro.
Aumento das pesquisas online por carros pós-pandemia
Em 2021, as compras online continuam no centro das atenções do consumidor. Em pesquisa da Conversion, mais de 70% dos consumidores pretendem comprar em plataformas digitais, contra menos de 30% para o varejo físico.
Para as vendas de automóveis, essa forma de pesquisa ajuda o vendedor, que não precisa deslocar o potencial cliente até o local antes de iniciar conversas e negociações. É um hábito adquirido do público que pode ser utilizado para conquistar novas oportunidades.
Aquecimento do mercado de usados
As dúvidas sobre riscos de contaminação em transportes coletivos e a diminuição da produção de carros zeros (elevando o preço deles) está fazendo com que muita gente este ano aposte nos seminovos e usados. Por exemplo, um aumento considerável de mais de 400% em vendas comparando o abril de 2021 com 2020.
Ou seja, a Black Friday vem em um momento perfeito para quem quer garantir um faturamento maior este ano. Com mais pessoas procurando usados e utilizando plataformas online para essa pesquisa, você ganha uma vitrine digital com muito mais visibilidade em 2021.
Como aumentar as vendas de carros na Black Friday?
Como a Black Friday tem um grande apelo para o e-commerce, queremos ajudar você a usar o ambiente digital para aumentar as vendas. A internet é uma ferramenta poderosa para quem sabe usar. Além dos resultados em faturamento, você pode aproveitar a oportunidade para engajar um público maior e criar novas oportunidades de conversão no futuro. Veja como conseguir isso!
Faça um bom storytelling
O storytelling, ou narrativa, é um conceito da literatura muito utilizado no marketing digital. É a capacidade da empresa de envolver o cliente com a sua marca contando uma história que capture sua atenção.
Na verdade, o storytelling não precisa ser um conto, de fato, mas apresentar algumas informações sobre a empresa, seu histórico e a forma como trabalha para aproximar o público de sua rotina.
Fale sobre o caminho que percorreram, suas experiências e até histórias interessantes envolvendo os carros que estão à venda. Relacione também com a ocasião da Black Friday, contando sobre anos anteriores. Um bom storytelling ajuda a fixar a marca na mente dos consumidores.
Use o e-mail marketing
Se você trabalha há algum tempo no esforço de conseguir clientes pela internet, já deve ter uma lista de endereços de e-mail com possíveis compradores, isto é, pessoas que demonstraram interesse nos seus carros.
É hora de usar esses dados a seu favor. Crie uma estratégia de e-mail marketing que utilize automação para disparar mensagens em determinados eventos: depois de muito tempo que a pessoa acessou o seu anúncio, alguma interação da pessoa com o seu perfil, entre outras.
O e-mail marketing é fundamental para lembrar potenciais clientes de suas ofertas e seus diferenciais. Aproveite o canal de comunicação para falar sobre modelos novos disponíveis, oportunidades especiais e até conteúdo interessante sobre o mundo dos carros.
Na Black Friday, a melhor abordagem é programar e-mails de antecipação, pelo menos um mês antes da data, que criem uma expectativa sobre os descontos especiais.
Ofereça benefícios
O que os clientes mais buscam na Black Friday é economia, mas nem sempre é possível reduzir o preço o suficiente para criar esse impacto e aumentar as vendas. Nessas horas, é preciso ter criatividade.
Pesquise dentro da sua realidade atual o que você pode oferecer além do desconto que atraia mais pessoas interessadas. Benefícios durante e após a venda podem fazer o mesmo efeito de um grande corte de preços e até se tornarem um diferencial. Enquanto os concorrentes cobram menos, você cobra menos oferecendo mais.
Para a venda de carros, brindes, opcionais, e serviços (como trocas de óleo, revisões) sempre fazem sucesso. O importante é que eles tragam valor ao produto e façam seu cliente sentir que está saindo com uma boa vantagem.
Divulgue nas redes sociais
As redes sociais têm um incrível poder de disseminação de conteúdo, engajamento e a criação de conexões emocionais entre marcas e público. O quanto você investe nelas?
Durante a Black Friday, esse passo é um pouco mais desafiador, já que todo mundo está brigando pelo mesmo espaço. É por isso que você deve ter foco e organização.
Antes mesmo de chegar a data, crie conteúdo especial nas redes sobre os carros que estarão em promoção, mostrando um pouco sobre eles. Explique sobre o modelo, marca, histórico, enfim, todas as informações que podem chamar a atenção das pessoas.
A seguir, distribua esse conteúdo de maneira atrativa nas redes, de preferência usando fotos e vídeos. Em paralelo, ligue esses diferenciais à proximidade da Black Friday, incentivando o público a ficar de olho nas suas promoções.
Tenha uma presença digital consolidada
Além de conteúdo frequente e bom atendimento, o que sua loja de carros precisa para se dar bem online é uma preocupação com a presença digital â mesmo fora das épocas mais lucrativas.
É sempre bom lembrar que o mercado de carros geralmente tem clientes bastante exigentes, que buscam o máximo de informações possíveis sobre características e o estado dos veículos que pretende comprar.
Desde já, tenha alguém na empresa responsável por monitorar as interações com todos os anúncios, principalmente comentários e perguntas. Sempre interaja com essas pessoas, respondendo dúvidas e sendo útil.
Além de nunca deixar interações sem resposta, outra preocupação que você deve ter é fazer isso o mais rápido possível. Isso demonstra interesse do vendedor na proposta do cliente e não deixa que a ideia de comprar esfrie na cabeça dele.
Mesmo que a pessoa não esteja no momento de decisão de compra, essa interação fica em sua mente. Quando chegar a época da Black Friday, vai se lembrar do vendedor que o ajudou prontamente, que se preocupa e que se põe à disposição.
Ofereça uma boa experiência ao cliente
O conceito de experiência do cliente é cada vez mais importante para conseguir vender com sucesso. Esta é uma dica para vender carros como é para qualquer outro setor. É a ideia de que a jornada dele entre o interesse em um produto e a compra faz toda a diferença nas decisões que ele toma.
Como você pode oferecer uma boa experiência antes, durante e depois da Black Friday? Primeiro, é preciso ter um diferencial. A forma como você distribui conteúdo online sobre os veículos e a própria empresa. Isto é, a forma como você aborda o público, a sua voz na internet.
Depois disso, temos a relação entre cliente-marca. Essa experiência pode estar no atendimento, na negociação, na entrega da chave e no pós-venda. A regra é buscar sempre formas de superar a expectativa do cliente. Experiências marcam e uma experiência positiva leva consumidores a se tornarem divulgadores da sua empresa.
Invista em anúncios
Utilizando técnicas como marketing de conteúdo, marketing regional e presença nas redes sociais, você começa a atrair um público orgânico para o seu negócio â pessoas que estão pesquisando carros online e descobrem a sua loja.
Mas essa é uma estratégia que pode demorar um pouco para fazer efeito e a Black Friday está chegando. Nesse caso, investir em anúncios pagos é sempre um bom investimento.
O jeito mais efetivo de fazer isso é investir dentro da plataforma em que você anuncia seus carros, como a OLX, por exemplo. Afinal, você ganha visibilidade para um público que já busca oportunidades para comprar e é direcionado diretamente para seus anúncios.
Quanto mais pessoas visualizam, mais chances de novos visitantes você tem â e, claro, mais chances de fechar uma venda. É uma estratégia que funciona muito bem para venda de carros.
Tenha um atendimento preparado
É normal que nesses períodos a demanda por atendimento seja muito maior do que no resto do ano. Se você seguir essas dicas e aumentar sua presença online, com certeza vai receber mais mensagens com dúvidas, questões, opiniões e avaliações.
O preparo nesse sentido é estar sempre à disposição e com uma linguagem em todos os canais de atendimento que seja coerente com o seu público â em outras palavras, que sua marca fale a língua dele.
Isso é um conceito chamado omnichannel, em que não há barreiras entre a loja física e sua versão digital. É estar em qualquer lugar que seu cliente esteja.
E, claro, é sempre bom focar no pós-venda. Muitas pessoas virão até você pelo preço especial de Black Friday, mas vão se fidelizar ou indicar sua marca para amigos e parentes se você entregar mais do que isso: atenção, acompanhamento da satisfação, novos benefícios, comunicação constante, entre outros exemplos.
Como a OLX pode ajudar a vender mais na Black Friday?
Como você já deve ter percebido, a Black Friday é bem comum no ambiente digital. A internet é onde milhões de brasileiros vão para pesquisar descontos especiais e encontrar o produto perfeito para eles.
E é impossível falar hoje de vendas de carros online sem citar a OLX. A cada 4 vendas de carros no Brasil, 1 delas acontece por meio da OLX â independentemente de serem veículos novos, seminovos ou usados.
A OLX é o destino de milhões de brasileiros durante a Black Friday para encontrar condições especiais para o carro que elas buscam. Estar presente nela é uma questão de visibilidade e mais oportunidades de negócio.
Mas como se destacar ainda mais em uma plataforma tão concorrida? A resposta está no OLX Pro, um plano exclusivo da plataforma que dá muito mais poder sobre monitoramento de anúncios, desempenho e visibilidade para seus carros.
Com esse controle maior de informações, é possível alinhar ainda mais suas estratégias de Black Friday com ações que realmente funcionam para atrair mais clientes. Inclusive com ferramentas especialmente pensadas para maior faturamento de concessionárias e lojas de carro.
Estar presente na OLX é ter presença online para clientes de verdade â pessoas que estão interessadas e prontas para comprar, apenas esperando as condições perfeitas e a loja ideal.
Por que é importante se preparar para essa data?
Para quem quer usar a internet para ganhar visibilidade e vender mais carros, a Black Friday talvez seja a data mais importante. Afinal, não é o tipo de produto mais visado em épocas festivas, mas um negócio ótimo para quem aguarda descontos especiais.
Por isso, se você tem uma boa estratégia de captar clientes pela internet, precisa dar uma atenção especial ao fim de novembro. Esse cuidado com uma campanha sólida e atraente pode fazer toda a diferença no seu potencial de faturamento anual.
Unir presença digital com atuação nas redes sociais e visibilidade em uma plataforma como a OLX é uma receita e tanto para o sucesso.
Como fazer um bom planejamento para a Black Friday?
Agora que já discutimos bastante sobre quase todos os aspectos da Black Friday para venda de carros, queremos finalizar apontando um caminho para o começo dessa jornada.
Alguns desses pontos já podem estar um pouco atrasados para a Black Friday 2021, mas ainda dá tempo. E, principalmente, é uma maneira de aprender agora para fazer de cada ano um sucesso maior. Veja.
Comece muito antes da data
As empresas que têm mais sucesso na Black Friday pensam nela muito antes da data. Veja como citamos que a campanha em si geralmente começa já no início de novembro, um mês antes. Isso significa ter estratégias e conteúdos preparados antes disso.
Quanto mais tempo houver para o planejamento, melhor será a divulgação da Black Friday. Se a data é tão importante para o seu setor, é hora de começar. Podemos dizer que, quando mais cedo você começa, mais chance tem de vender carros.
Prepare os colaboradores
Alguns departamentos de uma loja de carros precisam de ações especiais para a época, principalmente o setor de vendas. É preciso que haja essa comunicação sobre qual será a linguagem de negociação, como o atendimento se relaciona com a campanha de Black Friday.
Por exemplo, é uma data em que os consumidores buscam preços baixos, condições especiais e benefícios. É isso o que move a Black Friday e você tem um produto muito favorável para esse tipo de negociação. Então prepare os colaboradores para atuarem com essa prioridade em mente.
Crie conteúdo especial
Com a Black Friday se aproximando, a empresa ou vendedor individual deve preparar seu público. Isso significa caprichar no seu anúncio para que ele se destaque de outras promoções, deixando claro que você está participando da BF e que seus carros são a melhor opção.
Você pode investir em conteúdo especial como vídeos, descrições mais detalhadas, fotos que mostrem mais dos carros e até imagens que destaquem os descontos e condições especiais que você está oferecendo.
Então, utilize redes sociais e plataformas como a OLX para divulgar o material, de maneira a alcançar o máximo de público interessado possível antes mesmo da data chegar.
É esse conteúdo que criará antecipação e conversa em torno da sua marca. Uma ideia interessante, por exemplo, é revelar ao longo do mês quais serão as promoções na data. O storytelling que citamos anteriormente também ajuda na hora de mostrar carros que participarão da data.
Monitore o mercado
Como todo mundo começa a campanha de Black Friday antes da época, é uma oportunidade a mais para decidir o que você oferecerá de desconto e benefícios.
É a hora perfeita para dar aquela olhada no que os concorrentes estão fazendo. Foque aqueles que já demonstraram sucesso em edições anteriores e aprenda com eles. Assim, você ajusta valores e propostas com mais precisão para encantar o público e se destacar.
Reforce sua presença online
É sempre bom relembrar: tem mais visibilidade na internet quem faz questão de aparecer. Isso significa ter presença em redes sociais e estar nas plataformas que mais recebem visitas, como a OLX.
Essa preocupação com a presença deve ser constante, o ano inteiro. Mas pode ser reforçada durante o mês de novembro para aproveitar ao máximo suas oportunidades de venda.
Meça os resultados
Toda Black Friday é uma chance nova para aumentar as vendas e o lucro. E quanto mais você aprende sobre ela e aprimora suas campanhas, mais resultados consegue.
Para isso, você precisa entender o retorno que teve de todo esse esforço. Crie indicadores específicos para vendas unitárias, faturamento, canais de aquisição e taxa de conversão entre pessoas interessadas que visualizaram seus anúncios.
Com esses dados, você começa a entender o que funciona mais para seu público e para a sua marca. As redes sociais que mais engajam, o tipo de atendimento que mais satisfaz, os benefícios que movem mais decisões de compra.
Se você não fizer esse acompanhamento, estará todo ano começando do zero. Sabendo aprender e aplicar o aprendizado, cada nova Black Friday será um degrau de crescimento para o negócio.
Como você pôde ver, vender carro na Black Friday é uma questão de preparo, planejamento, visibilidade e monitoramento para conseguir o máximo possível de clientes. Esperamos que toda essa inspiração sirva para começar agora mesmo sua próxima campanha de sucesso!
E se você se interessou em fazer parte de uma plataforma de vendas tão vantajosa como a OLX, entre agora em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar você a crescer!