Até pouco tempo atrás a compra de carros era feita da forma "tradicional": o consumidor ia até a loja, experimentava alguns veículos, fazia o teste drive e optava por um modelo.
Com automóveis e com quase todos os bens de consumo, essa era a única maneira de adquirir algo novo. Mas o comportamento do comprador mudou e grande parte disso é devido à internet e às facilidades tecnológicas que ela traz.
Entender a mudança no comportamento do consumidor é essencial pra continuar com a reputação do negócio e manter ou até aumentar o lucro sobre suas vendas. Hoje, você vai entender como o cliente em potencial consome informação na internet, quais são seus hábitos e como ele faz compras pela rede. Acompanhe!
A internet não tem horário de expediente: a todo o momento surgem textos, comentários, informações e opiniões que ajudam o consumidor a se posicionar sobre determinado assunto.
Com essa quantidade de dados, o possível comprador fica mais criterioso e faz pesquisas rigorosas pra chegar a um resultado final.
Por esse motivo, produzir informação de qualidade é importante pra deixar seu cliente confiante e fidelizado.
A comunicação na rede é geral e permite que consumidores conversem, troquem opiniões e deem dicas de uso, qualidade e até contam qual vendedor é melhor pra negociar. Por isso, é preciso ficar ainda mais atento à experiência de compra para seus usuários.
Hoje em dia, sites de avaliação são fontes de pesquisa sobre marcas e empresas. Os usuários têm grande poder nesse tipo de ambiente, já que dão suas opiniões reais e acreditam no depoimento dos outros.
Manter uma boa reputação na internet só é possível quando você de fato tem um bom atendimento, cumpre prazos e resolve problemas pontuais com agilidade. Dessa forma, a versão virtual do famoso boca a boca só vai trazer benefícios ao seu negócio.
Por conta das inúmeras informações que recebe diariamente, seja por meio de redes sociais, sites de notícia ou pela pesquisa sobre a opinião dos usuários, o consumidor na web tem paciência pra tomar suas decisões e, quando toma, tem certeza de ter feito um bom negócio.
Ele não se incomoda, por exemplo, em passar dias acompanhando o preço de um produto, em ter paciência pra fechar a compra apenas quando o item estiver mais barato ou até mesmo em esperar a opinião de outros usuários ser postada quando ainda não está tão confiante.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia deixa tudo dinâmico, ela também faz com que o usuário tenha cautela e paciência, porque são muitos os negócios não confiáveis online. Portanto, o comprador se conscientiza cada vez mais da importância de pesquisar e de ter um ambiente seguro pra realizar a compra.
A maioria dos consumidores procura informações sobre a empresa com quem pretende negociar. A melhor maneira de deixá-lo à vontade é ser transparente em seus processos.
No caso de um vendedor de carros, a transparência começa desde o anúncio do veículo. Ele deve ser direto, objetivo e sempre verdadeiro, sem omitir detalhes ou defeitos que possam interferir na escolha do comprador.
A transparência é a melhor forma de fazer um negócio online evoluir e crescer.
Chegamos a uma era em que as pessoas usam muito mais os dispositivos móveis do que os computadores. Os smartphones chegaram com uma praticidade sedutora pra quem vive atarefado e faz suas pesquisas entre um compromisso e outro.
Um levantamento anual chamado Total Retail é feito pela PwC pra avaliar o comportamento do consumidor online. Em 2017, o smartphone apresentou um aumento de 15% pra 31% como método principal de fazer aquisições e pesquisas.
A conveniência de comprar por meio de um dispositivo móvel permite fazer negócios em inúmeras situações, de qualquer lugar do mundo.
A mesma pesquisa revela que, no Brasil, 53% das pessoas já procuram os preços dos itens online pra comparar, afirmando que gostam de receber em seus smartphones ofertas de produtos pelos quais se interessaram em outras buscas.
Porém, a pesquisa ainda aponta que 64% ainda têm receio e se preocupam com a segurança de seus dados e de sua privacidade na internet, o que reforça mais ainda a ideia de que é preciso ser confiável e transparente ao fazer negócios na web.
Você já percebeu que o consumidor está mais exigente e que, por esse motivo, não basta anunciar pra conseguir vender. O comprador espera uma equipe especializada e ágil pra tirar suas dúvidas e ainda deseja receber respostas rápidas.
No caso de quem comercializa automóveis, que são bens de valores altos, esclarecer detalhes e conhecer profundamente o produto é essencial pra tornar a experiência do consumidor satisfatória.
O atendimento personalizado, rápido e profissional faz com que o consumidor crie confiança na empresa, pois ele procura alguém capaz de oferecer a verdadeira vantagem de negociar online: praticidade.
Manter a coerência com os valores da empresa nas redes sociais é um dos pontos principais no processo venda online. Hoje, quem compra na internet conhece o papel desses perfis na construção e no fortalecimento de uma marca.
Por esse motivo, é preciso ficar sempre atento e atualizar suas páginas, responder comentários com gentileza e interagir bastante com os usuários.
Receber uma resposta a um agradecimento e sanar dúvidas deixa os clientes mais fidelizados e confiantes no seu trabalho.
O comportamento do consumidor mudou muito com a tecnologia e o passar dos anos. Porém, ele continua dando preferência quem oferece preços justos, as melhores formas de pagamento e, claro, praticidade e confiabilidade.
Por isso, não deixe de garantir essas vantagens em sua loja online. O sucesso nas vendas é a consequência certa pra quem supre essas necessidades e cria um vínculo de confiança com seus compradores.
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Com automóveis e com quase todos os bens de consumo, essa era a única maneira de adquirir algo novo. Mas o comportamento do comprador mudou e grande parte disso é devido à internet e às facilidades tecnológicas que ela traz.
Entender a mudança no comportamento do consumidor é essencial pra continuar com a reputação do negócio e manter ou até aumentar o lucro sobre suas vendas. Hoje, você vai entender como o cliente em potencial consome informação na internet, quais são seus hábitos e como ele faz compras pela rede. Acompanhe!
O consumidor online tem muito mais acesso à informação
A internet não tem horário de expediente: a todo o momento surgem textos, comentários, informações e opiniões que ajudam o consumidor a se posicionar sobre determinado assunto.
Com essa quantidade de dados, o possível comprador fica mais criterioso e faz pesquisas rigorosas pra chegar a um resultado final.
Por esse motivo, produzir informação de qualidade é importante pra deixar seu cliente confiante e fidelizado.
Leva em conta a opinião de outros compradores
A comunicação na rede é geral e permite que consumidores conversem, troquem opiniões e deem dicas de uso, qualidade e até contam qual vendedor é melhor pra negociar. Por isso, é preciso ficar ainda mais atento à experiência de compra para seus usuários.
Hoje em dia, sites de avaliação são fontes de pesquisa sobre marcas e empresas. Os usuários têm grande poder nesse tipo de ambiente, já que dão suas opiniões reais e acreditam no depoimento dos outros.
Manter uma boa reputação na internet só é possível quando você de fato tem um bom atendimento, cumpre prazos e resolve problemas pontuais com agilidade. Dessa forma, a versão virtual do famoso boca a boca só vai trazer benefícios ao seu negócio.
Pesquisa mais e toma decisões com cautela
Por conta das inúmeras informações que recebe diariamente, seja por meio de redes sociais, sites de notícia ou pela pesquisa sobre a opinião dos usuários, o consumidor na web tem paciência pra tomar suas decisões e, quando toma, tem certeza de ter feito um bom negócio.
Ele não se incomoda, por exemplo, em passar dias acompanhando o preço de um produto, em ter paciência pra fechar a compra apenas quando o item estiver mais barato ou até mesmo em esperar a opinião de outros usuários ser postada quando ainda não está tão confiante.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia deixa tudo dinâmico, ela também faz com que o usuário tenha cautela e paciência, porque são muitos os negócios não confiáveis online. Portanto, o comprador se conscientiza cada vez mais da importância de pesquisar e de ter um ambiente seguro pra realizar a compra.
Procura por empresas transparentes
A maioria dos consumidores procura informações sobre a empresa com quem pretende negociar. A melhor maneira de deixá-lo à vontade é ser transparente em seus processos.
No caso de um vendedor de carros, a transparência começa desde o anúncio do veículo. Ele deve ser direto, objetivo e sempre verdadeiro, sem omitir detalhes ou defeitos que possam interferir na escolha do comprador.
A transparência é a melhor forma de fazer um negócio online evoluir e crescer.
Usa dispositivos móveis pra pesquisar
Chegamos a uma era em que as pessoas usam muito mais os dispositivos móveis do que os computadores. Os smartphones chegaram com uma praticidade sedutora pra quem vive atarefado e faz suas pesquisas entre um compromisso e outro.
Um levantamento anual chamado Total Retail é feito pela PwC pra avaliar o comportamento do consumidor online. Em 2017, o smartphone apresentou um aumento de 15% pra 31% como método principal de fazer aquisições e pesquisas.
A conveniência de comprar por meio de um dispositivo móvel permite fazer negócios em inúmeras situações, de qualquer lugar do mundo.
Compara preços em várias lojas
A mesma pesquisa revela que, no Brasil, 53% das pessoas já procuram os preços dos itens online pra comparar, afirmando que gostam de receber em seus smartphones ofertas de produtos pelos quais se interessaram em outras buscas.
Porém, a pesquisa ainda aponta que 64% ainda têm receio e se preocupam com a segurança de seus dados e de sua privacidade na internet, o que reforça mais ainda a ideia de que é preciso ser confiável e transparente ao fazer negócios na web.
Quer ter uma boa experiência online
Você já percebeu que o consumidor está mais exigente e que, por esse motivo, não basta anunciar pra conseguir vender. O comprador espera uma equipe especializada e ágil pra tirar suas dúvidas e ainda deseja receber respostas rápidas.
No caso de quem comercializa automóveis, que são bens de valores altos, esclarecer detalhes e conhecer profundamente o produto é essencial pra tornar a experiência do consumidor satisfatória.
O atendimento personalizado, rápido e profissional faz com que o consumidor crie confiança na empresa, pois ele procura alguém capaz de oferecer a verdadeira vantagem de negociar online: praticidade.
Está atento às redes sociais
Manter a coerência com os valores da empresa nas redes sociais é um dos pontos principais no processo venda online. Hoje, quem compra na internet conhece o papel desses perfis na construção e no fortalecimento de uma marca.
Por esse motivo, é preciso ficar sempre atento e atualizar suas páginas, responder comentários com gentileza e interagir bastante com os usuários.
Receber uma resposta a um agradecimento e sanar dúvidas deixa os clientes mais fidelizados e confiantes no seu trabalho.
O comportamento do consumidor mudou muito com a tecnologia e o passar dos anos. Porém, ele continua dando preferência quem oferece preços justos, as melhores formas de pagamento e, claro, praticidade e confiabilidade.
Por isso, não deixe de garantir essas vantagens em sua loja online. O sucesso nas vendas é a consequência certa pra quem supre essas necessidades e cria um vínculo de confiança com seus compradores.
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