Você já deve ter ouvido falar em personal trainer, mas e em consultor automotivo ou personal car? No mundo atual, a falta de tempo e a correria no cotidiano das pessoas abriu espaço para essa nova ocupação no mercado de trabalho.
Embora muitas pessoas ainda não saibam da existência desse serviço, personal car é a figura que auxilia os proprietários de veículos em diversas tarefas, desde questões burocráticas até negociações de compra e venda. É uma área relativamente nova e, portanto com muito potencial de crescimento.
Uma excelente alternativa de trabalho para quem domina esse assunto e sabe atender aos clientes com cuidado e competência. Neste post, você vai descobrir quais são as principais atribuições de um consultor automotivo e as principais dicas para ter sucesso nesse novo ramo do segmento de automóveis. Siga a leitura e confira!
Por falta de tempo ou de conhecimento, muita gente acha complicado fazer a manutenção periódica do carro ou escolher outro pra comprar na hora de trocar. Assim, têm dificuldade em comparar modelos e especificações.
Outro fator comum relacionado ao mercado automotivo é a desconfiança das pessoas na hora de fazer o negócio. Afinal, não são raras as histórias de prejuízo, dores de cabeça com a burocracia e demais erros que poderiam ser evitados com cuidados básicos.
Então, para suprir essas necessidades, surge o trabalho do consultor automotivo ou personal car. Trata-se do profissional que, via de regra, já tem alguma ligação com o mercado de automóveis e auxilia os proprietários de carros em várias situações. Tais como:
Nessas situações, o trabalho do consultor automotivo é bastante útil. Ele pode esclarecer dúvidas, intermediar processos ou economizar tempo.
Já imaginou trocar óleo e filtros, realizar alinhamento e balanceamento, entre outros serviços, sem ocupar o seu tempo ou precisar sair de casa? Pois bem, o personal car cuida de tudo isso. Ele também auxilia nas situações de emergência, quando o cliente tem uma pane no veículo.
Mas qual é o custo desse serviço? Em grande parte dos casos, o consultor automotivo é remunerado com base em uma porcentagem sobre o serviço realizado, em torno de 20%. Para os clientes, essa cobrança pode valer muito a pena, sobretudo, para quem não tem experiência nesse tema.
Com o mercado automotivo cada vez mais diversificado e cheio de inovações tecnológicas, a escolha de um carro se tornou complexa. Isso mudou não somente a jornada de compra dos consumidores, mas também, criou nichos de atuação profissional, entre eles, o do consultor automotivo.
Para quem é apaixonado por carros, essa é uma excelente alternativa para obter uma fonte de renda de forma prazerosa. À medida que cresce a variedade de modelos, marcas e os seus respectivos componentes, a demanda por uma assistência personalizada também aumenta.
Isso porque, embora o perfil dos consumidores possa ter ficado mais exigente, nem todos eles dominam o tema. E, por se tratar de um investimento relativamente alto, ter a orientação de alguém com expertise no assunto gera segurança para o ato da compra.
As pessoas buscam conforto e praticidade, o que reforça o futuro promissor do consultor automotivo. Os fabricantes e concessionárias começam a enxergar esse trabalho como uma oportunidade para destacar a qualidade dos seus serviços, contribuindo igualmente para sua expansão.
A consultoria automotiva é ideal para os que procuram um mercado em ascensão. Apesar de não ser propriamente uma novidade, a carreira ainda é pouco explorada e com chances reais de crescimento exponencial. Dessa forma, é importante ter em mente que a concorrência é naturalmente menor, o que garante aos bons profissionais ótimas possibilidades de lucro.
A carreira de personal car também oferece como vantagem a flexibilidade de horários â desde que ele honre o compromisso com os clientes, não existem horários rigorosos para obedecer. O consultor pode, por exemplo, delimitar um número de atendimentos diários.
Outro benefício de apostar nesse trabalho é que ele, não necessariamente, impede a pessoa de exercer diferentes funções, podendo ser praticado, tranquilamente, como atividade complementar. Até porque, o cronograma é definido pelo prestador do serviço.
Já ouviu aquela frase: "trabalhe com o que gosta e não terás que trabalhar um só dia da sua vida"? O consultor automotivo é uma profissão com grande potencial para a satisfação pessoal.
Para os apaixonados por carros, a rotina de estudar sobre o mercado, levar informações para quem tem dificuldade e acompanhar tendências é prazerosa. Quando trabalhamos com motivação, geralmente, produzimos mais.
Aqui, também é importante considerar o dinamismo do mercado. O setor automotivo vem incorporando cada vez mais tecnologias, então, o consultor sempre terá espaço para evoluir, mais valores para transmitir aos clientes, sem cair na estagnação.
Se avaliarmos os veículos que eram comercializados há 10 anos, temos uma realidade bem diferente nos dias hoje. O perfil do consumidor também mudou, e esse processo de aprendizado contínuo é um ingrediente especial na formação de grandes profissionais.
No contexto atual, o bom uso do tempo passou a ser uma verdadeira necessidade para todos, especialmente os motoristas. Dessa forma, os serviços personalizados se tornaram um nicho de mercado promissor, atendendo a demandas que, até então, não eram aproveitadas.
Os potenciais clientes valorizam um tratamento exclusivo, isto é, o trabalho focado em qualidade e resultados individuais. Por isso, eles estão dispostos a pagar pelo serviço do personal car â que pode ser visto como um verdadeiro âsolucionador de problemasâ.
Quem nunca desejou ter alguém para cuidar de todas as burocracias do seu dia a dia? Pois bem, nessa nova ocupação, sai na frente o profissional que já está inserido no mercado automotivo â principalmente, se ele já tiver formado uma rede de contatos consolidada, incluindo mecânicos de confiança, borracheiros, eletricistas, despachantes etc.
Afinal, o consultor não faz os reparos no carro, mas fica responsável por levá-lo aos profissionais adequados. No fim das contas, o dono âterceirizaâ as responsabilidades com seu o automóvel.
Para ter sucesso nesse novo ramo, o futuro consultor automotivo deve estruturar bem o serviço. Inclusive, é interessante elaborar um plano de negócio, como se fosse, de fato, uma empresa.
Antes de colocar a mão na massa, algumas atitudes devem ser tomadas para criar um diferencial para o negócio. Dentre elas, avaliar a possível demanda na região de atuação, definir o seu público-alvo, comparar os serviços da concorrência, entre outras.
Ao oferecer o serviço, acima de tudo, é importante que o consultor automotivo foque os benefícios que o cliente terá com esse trabalho. Alguns deles são:
Além disso, utilizar uma roupa com a própria marca estampada pode ser útil para transmitir credibilidade. Afinal, lidar com um bem tão valioso é uma função de muita responsabilidade, e a confiança é fundamental para obter sucesso nessa carreira.
Qualquer pessoa dedicada e com interesse na área tem potencial para se tornar um consultor automotivo. Mas quem é vendedor de carros já inicia em condição de vantagem, uma vez que ârespiraâ veículos quase 24 horas por dia.
No caso de compra e venda, o personal car poderia atuar como uma espécie de âcorretor de imóveisâ. Portanto, é basicamente o que ele faz dentro da concessionária, com a diferença de poder trabalhar com várias marcas.
A bagagem acumulada como vendedor de carros, sem dúvidas, vai ajudar bastante na sua desenvoltura para intermediar as melhores negociações para seus clientes. Por dominar técnicas de venda e ter uma boa base do mercado de automóveis, o profissional tem condições de oferecer uma consultoria altamente especializada, gerando economia de tempo e dinheiro.
Outro aspecto positivo da consultoria, para quem atua como vendedor, é a oportunidade de conciliar as duas carreiras â os atendimentos particulares podem ser feitos nas horas vagas. Nesse caso, talvez seja interessante estabelecer uma clientela fixa e fiel, por meio do agendamento semanal ou quinzenal dos serviços.
Assim, é possível atender às necessidades das duas partes: enquanto o cliente ganha em comodidade, o vendedor tem uma ótima forma de complementar a renda, aproveitando os conhecimentos que já tem.
Quer entender, de uma vez por todas, como fazer uma consultoria de automóveis bem-sucedida? Confira algumas dicas, a seguir.
O primeiro passo para realizar uma consultoria eficaz é avaliar o perfil do cliente â quais são os seus objetivos, as características do veículo que ele pretende comprar, vender, ou qualquer outro tipo de atendimento.
Isso vai garantir a prestação de um serviço alinhado com as expectativas. Na sequência, o consultor automotivo deve fazer um estudo de mercado e levantar o preço médio de cada modelo, sobretudo, considerando o estado de conservação de cada veículo.
Quanto mais detalhada e profunda for essa análise, mais certeiras serão as sugestões do profissional e a prestação do serviço como um todo. Assim, se o trabalho envolver manutenções preventivas, o consultor vai estar por dentro das soluções mais eficientes e de melhor custo-benefício para seu cliente.
Nas hipóteses de compra e venda, a assistência personalizada vai ajudar desde a definição de um valor justo até a forma ideal de fazer o seu anúncio. Lembrando que, atualmente, a internet é uma ótima ferramenta para atrair compradores, e um especialista em carros também precisa dominar esse espaço.
Outra dica preciosa para obter uma performance de excelência na consultoria de automóveis é o estabelecimento de parcerias. Isso porque a credibilidade dos fornecedores é uma peça-chave para a qualidade do serviço.
No caso das manutenções, uma simples peça de origem duvidosa é capaz de causar muitos problemas e acabar com a reputação do consultor. Por isso, o ideal é pensar nas parcerias como uma extensão do seu trabalho. A rede de contatos também funciona como estratégia para assegurar melhores preços.
O consultor automotivo deve, acima de tudo, entender que o consumidor moderno quer autenticidade das marcas e também se preocupa com a sustentabilidade. Logo, antes de entrar em ação, é preciso aprofundar o tema.
Por fim, mas não menos importante, investir na presença online é um passo fundamental para se comunicar e fortalecer a sua imagem no mercado. A interação com o público é uma estratégia que gera visibilidade.
Muitos negócios, inclusive, vêm utilizando essa plataforma como um meio direto de vendas. Dependendo do tipo de serviço desejado, a consultoria pode ser prestada, até mesmo, virtualmente.
É um trabalho desafiador, mas reunindo todas essas dicas e compreendendo as regras do mercado, você pode colher bons frutos e se estabilizar na profissão.
A evolução do segmento de carros, assim como qualquer outro setor, exige um alinhamento com as novas tecnologias e componentes. Nesse momento em que a busca por experiências cada vez mais personalizadas só aumenta, profissões como a de consultor automotivo ganham força e popularidade.
Focar esse tipo de atuação é sinônimo de boas oportunidades para quem almeja se posicionar em uma carreira promissora ou, até mesmo, conseguir uma fonte adicional de renda.
Gostou das dicas? Então, para continuar aprimorando a sua atuação profissional, aproveite para conferir as 7 tendências do mercado automotivo e garantir melhores resultados!
[rock-convert-cta id="15929"]
Embora muitas pessoas ainda não saibam da existência desse serviço, personal car é a figura que auxilia os proprietários de veículos em diversas tarefas, desde questões burocráticas até negociações de compra e venda. É uma área relativamente nova e, portanto com muito potencial de crescimento.
Uma excelente alternativa de trabalho para quem domina esse assunto e sabe atender aos clientes com cuidado e competência. Neste post, você vai descobrir quais são as principais atribuições de um consultor automotivo e as principais dicas para ter sucesso nesse novo ramo do segmento de automóveis. Siga a leitura e confira!
O que faz um consultor automotivo?
Por falta de tempo ou de conhecimento, muita gente acha complicado fazer a manutenção periódica do carro ou escolher outro pra comprar na hora de trocar. Assim, têm dificuldade em comparar modelos e especificações.
Outro fator comum relacionado ao mercado automotivo é a desconfiança das pessoas na hora de fazer o negócio. Afinal, não são raras as histórias de prejuízo, dores de cabeça com a burocracia e demais erros que poderiam ser evitados com cuidados básicos.
Então, para suprir essas necessidades, surge o trabalho do consultor automotivo ou personal car. Trata-se do profissional que, via de regra, já tem alguma ligação com o mercado de automóveis e auxilia os proprietários de carros em várias situações. Tais como:
- seleção de modelos;
- pesquisa de preços;
- compra e venda;
- levantamento de opções de pagamento;
- cotação de seguro;
- manutenção;
- revisões;
- emergências;
- documentos etc.
Nessas situações, o trabalho do consultor automotivo é bastante útil. Ele pode esclarecer dúvidas, intermediar processos ou economizar tempo.
Já imaginou trocar óleo e filtros, realizar alinhamento e balanceamento, entre outros serviços, sem ocupar o seu tempo ou precisar sair de casa? Pois bem, o personal car cuida de tudo isso. Ele também auxilia nas situações de emergência, quando o cliente tem uma pane no veículo.
Mas qual é o custo desse serviço? Em grande parte dos casos, o consultor automotivo é remunerado com base em uma porcentagem sobre o serviço realizado, em torno de 20%. Para os clientes, essa cobrança pode valer muito a pena, sobretudo, para quem não tem experiência nesse tema.
Por que essa é uma profissão promissora no mercado automotivo?
Com o mercado automotivo cada vez mais diversificado e cheio de inovações tecnológicas, a escolha de um carro se tornou complexa. Isso mudou não somente a jornada de compra dos consumidores, mas também, criou nichos de atuação profissional, entre eles, o do consultor automotivo.
Para quem é apaixonado por carros, essa é uma excelente alternativa para obter uma fonte de renda de forma prazerosa. À medida que cresce a variedade de modelos, marcas e os seus respectivos componentes, a demanda por uma assistência personalizada também aumenta.
Isso porque, embora o perfil dos consumidores possa ter ficado mais exigente, nem todos eles dominam o tema. E, por se tratar de um investimento relativamente alto, ter a orientação de alguém com expertise no assunto gera segurança para o ato da compra.
As pessoas buscam conforto e praticidade, o que reforça o futuro promissor do consultor automotivo. Os fabricantes e concessionárias começam a enxergar esse trabalho como uma oportunidade para destacar a qualidade dos seus serviços, contribuindo igualmente para sua expansão.
Quais os benefícios de se tornar um consultor automotivo?
A consultoria automotiva é ideal para os que procuram um mercado em ascensão. Apesar de não ser propriamente uma novidade, a carreira ainda é pouco explorada e com chances reais de crescimento exponencial. Dessa forma, é importante ter em mente que a concorrência é naturalmente menor, o que garante aos bons profissionais ótimas possibilidades de lucro.
A carreira de personal car também oferece como vantagem a flexibilidade de horários â desde que ele honre o compromisso com os clientes, não existem horários rigorosos para obedecer. O consultor pode, por exemplo, delimitar um número de atendimentos diários.
Outro benefício de apostar nesse trabalho é que ele, não necessariamente, impede a pessoa de exercer diferentes funções, podendo ser praticado, tranquilamente, como atividade complementar. Até porque, o cronograma é definido pelo prestador do serviço.
Já ouviu aquela frase: "trabalhe com o que gosta e não terás que trabalhar um só dia da sua vida"? O consultor automotivo é uma profissão com grande potencial para a satisfação pessoal.
Para os apaixonados por carros, a rotina de estudar sobre o mercado, levar informações para quem tem dificuldade e acompanhar tendências é prazerosa. Quando trabalhamos com motivação, geralmente, produzimos mais.
Aqui, também é importante considerar o dinamismo do mercado. O setor automotivo vem incorporando cada vez mais tecnologias, então, o consultor sempre terá espaço para evoluir, mais valores para transmitir aos clientes, sem cair na estagnação.
Se avaliarmos os veículos que eram comercializados há 10 anos, temos uma realidade bem diferente nos dias hoje. O perfil do consumidor também mudou, e esse processo de aprendizado contínuo é um ingrediente especial na formação de grandes profissionais.
Como alcançar o sucesso com serviços personalizados?
No contexto atual, o bom uso do tempo passou a ser uma verdadeira necessidade para todos, especialmente os motoristas. Dessa forma, os serviços personalizados se tornaram um nicho de mercado promissor, atendendo a demandas que, até então, não eram aproveitadas.
Os potenciais clientes valorizam um tratamento exclusivo, isto é, o trabalho focado em qualidade e resultados individuais. Por isso, eles estão dispostos a pagar pelo serviço do personal car â que pode ser visto como um verdadeiro âsolucionador de problemasâ.
Quem nunca desejou ter alguém para cuidar de todas as burocracias do seu dia a dia? Pois bem, nessa nova ocupação, sai na frente o profissional que já está inserido no mercado automotivo â principalmente, se ele já tiver formado uma rede de contatos consolidada, incluindo mecânicos de confiança, borracheiros, eletricistas, despachantes etc.
Afinal, o consultor não faz os reparos no carro, mas fica responsável por levá-lo aos profissionais adequados. No fim das contas, o dono âterceirizaâ as responsabilidades com seu o automóvel.
Para ter sucesso nesse novo ramo, o futuro consultor automotivo deve estruturar bem o serviço. Inclusive, é interessante elaborar um plano de negócio, como se fosse, de fato, uma empresa.
Antes de colocar a mão na massa, algumas atitudes devem ser tomadas para criar um diferencial para o negócio. Dentre elas, avaliar a possível demanda na região de atuação, definir o seu público-alvo, comparar os serviços da concorrência, entre outras.
Ao oferecer o serviço, acima de tudo, é importante que o consultor automotivo foque os benefícios que o cliente terá com esse trabalho. Alguns deles são:
- não ser âpassado pra trásâ;
- não comprar um veículo que não atenda às suas necessidades;
- não perder o dia no trabalho por ter que levar o carro à oficina;
- não correr o risco de ter uma pane e ficar desamparado no meio da estrada etc.
Além disso, utilizar uma roupa com a própria marca estampada pode ser útil para transmitir credibilidade. Afinal, lidar com um bem tão valioso é uma função de muita responsabilidade, e a confiança é fundamental para obter sucesso nessa carreira.
Como um vendedor de automóveis também pode ser personal car?
Qualquer pessoa dedicada e com interesse na área tem potencial para se tornar um consultor automotivo. Mas quem é vendedor de carros já inicia em condição de vantagem, uma vez que ârespiraâ veículos quase 24 horas por dia.
No caso de compra e venda, o personal car poderia atuar como uma espécie de âcorretor de imóveisâ. Portanto, é basicamente o que ele faz dentro da concessionária, com a diferença de poder trabalhar com várias marcas.
A bagagem acumulada como vendedor de carros, sem dúvidas, vai ajudar bastante na sua desenvoltura para intermediar as melhores negociações para seus clientes. Por dominar técnicas de venda e ter uma boa base do mercado de automóveis, o profissional tem condições de oferecer uma consultoria altamente especializada, gerando economia de tempo e dinheiro.
Outro aspecto positivo da consultoria, para quem atua como vendedor, é a oportunidade de conciliar as duas carreiras â os atendimentos particulares podem ser feitos nas horas vagas. Nesse caso, talvez seja interessante estabelecer uma clientela fixa e fiel, por meio do agendamento semanal ou quinzenal dos serviços.
Assim, é possível atender às necessidades das duas partes: enquanto o cliente ganha em comodidade, o vendedor tem uma ótima forma de complementar a renda, aproveitando os conhecimentos que já tem.
Como fazer uma consultoria de automóveis na prática?
Quer entender, de uma vez por todas, como fazer uma consultoria de automóveis bem-sucedida? Confira algumas dicas, a seguir.
Conheça seus clientes
O primeiro passo para realizar uma consultoria eficaz é avaliar o perfil do cliente â quais são os seus objetivos, as características do veículo que ele pretende comprar, vender, ou qualquer outro tipo de atendimento.
Isso vai garantir a prestação de um serviço alinhado com as expectativas. Na sequência, o consultor automotivo deve fazer um estudo de mercado e levantar o preço médio de cada modelo, sobretudo, considerando o estado de conservação de cada veículo.
Estude o comportamento do mercado
Quanto mais detalhada e profunda for essa análise, mais certeiras serão as sugestões do profissional e a prestação do serviço como um todo. Assim, se o trabalho envolver manutenções preventivas, o consultor vai estar por dentro das soluções mais eficientes e de melhor custo-benefício para seu cliente.
Nas hipóteses de compra e venda, a assistência personalizada vai ajudar desde a definição de um valor justo até a forma ideal de fazer o seu anúncio. Lembrando que, atualmente, a internet é uma ótima ferramenta para atrair compradores, e um especialista em carros também precisa dominar esse espaço.
Outra dica preciosa para obter uma performance de excelência na consultoria de automóveis é o estabelecimento de parcerias. Isso porque a credibilidade dos fornecedores é uma peça-chave para a qualidade do serviço.
No caso das manutenções, uma simples peça de origem duvidosa é capaz de causar muitos problemas e acabar com a reputação do consultor. Por isso, o ideal é pensar nas parcerias como uma extensão do seu trabalho. A rede de contatos também funciona como estratégia para assegurar melhores preços.
O consultor automotivo deve, acima de tudo, entender que o consumidor moderno quer autenticidade das marcas e também se preocupa com a sustentabilidade. Logo, antes de entrar em ação, é preciso aprofundar o tema.
Aposte no digital
Por fim, mas não menos importante, investir na presença online é um passo fundamental para se comunicar e fortalecer a sua imagem no mercado. A interação com o público é uma estratégia que gera visibilidade.
Muitos negócios, inclusive, vêm utilizando essa plataforma como um meio direto de vendas. Dependendo do tipo de serviço desejado, a consultoria pode ser prestada, até mesmo, virtualmente.
É um trabalho desafiador, mas reunindo todas essas dicas e compreendendo as regras do mercado, você pode colher bons frutos e se estabilizar na profissão.
A evolução do segmento de carros, assim como qualquer outro setor, exige um alinhamento com as novas tecnologias e componentes. Nesse momento em que a busca por experiências cada vez mais personalizadas só aumenta, profissões como a de consultor automotivo ganham força e popularidade.
Focar esse tipo de atuação é sinônimo de boas oportunidades para quem almeja se posicionar em uma carreira promissora ou, até mesmo, conseguir uma fonte adicional de renda.
Gostou das dicas? Então, para continuar aprimorando a sua atuação profissional, aproveite para conferir as 7 tendências do mercado automotivo e garantir melhores resultados!
[rock-convert-cta id="15929"]