A mobilidade urbana está passando por transformações inovadoras que prometem melhorar o trânsito de veículos e de pessoas dentro das cidades. Já contamos com plataformas de corrida e modais de micromobilidade que minimizam muitos problemas de deslocamento.
No entanto, temos outras novidades automotivas crescendo cada vez mais no Brasil. Uma delas é o Car Sharing. Já ouviu falar?
Neste artigo apresentaremos o conceito de Car Sharing, como funciona, quais são seus modelos e outros detalhes de sua implementação na mobilidade das cidades. Fique com a gente e entenda como essa inovação pode impactar positivamente a vida das pessoas!
O que é Car Sharing?
Car Sharing significa, literalmente, compartilhamento de carro. Trata-se de uma modalidade de transporte muito popular na Europa e que já está virando tendência no Brasil. Funciona como uma espécie de aluguel de veículo por tempo limitado, normalmente efetivado por meio de aplicativo em smartphones.
Com essa possibilidade de mobilidade, as pessoas conseguem otimizar seu dia dispondo de um automóvel por um período curto. Em uma de suas formas de uso, depois de concluir seu trajeto, o carro já fica liberado para outro usuário. Com isso, a eficiência do sistema garante que os veículos não fiquem parados, sem falar na ocupação mais inteligente de espaços públicos.
Quais são os modelos de Car Sharing?
Seu caráter flexível ainda beneficia os usuários com três modelos de Car Sharing para a melhor comodidade de cada um. Veja quais são!
Fixo (Stacionary)
Nesse modelo existem locais predeterminados para que os clientes estacionem o veículo após o uso. Por isso, é mais usado em viagens para ida e volta, limitando um pouco mais a flexibilidade do usuário. Dessa forma, requer parcerias com estacionamentos, facilitando a logística â o que é muito bem-vindo na operação.
Livre Mobilidade (Free Float)
Com esse modelo, é possível deixar o carro estacionado no local que a pessoa escolher, desde que obedeça a área delimitada pela operação do serviço. Assim, o usuário pode usufruir de mais flexibilidade para fazer uma corrida apenas de ida, por exemplo. Contudo, se a frota é muito grande, acaba sendo necessário criar parcerias com a prefeitura no intuito de garantir vagas em diversos pontos da cidade.
Na Europa, por exemplo, algumas cidades já têm locais reservados especialmente para estacionamento de carros do sistema Car Sharing. Em São Paulo, o plano diretor da cidade já está prevendo parcerias com esse objetivo.
P2P (Peer-to-Peer)
Nesse modelo, algumas plataformas digitais conectam donos de automóveis parados com pessoas interessadas em alugá-los por determinado tempo. Aqui, o ativo não é propriedade da empresa, que fornece somente a tecnologia. Assim, a operação funciona como um marketplace, retendo uma parcela dos lucros das transações entre usuários e donos de carros.
Por que o Car Sharing é uma tendência?
Quando se pensa no crescimento acelerado das metrópoles mundo afora, a mobilidade urbana está entre as principais preocupações e figura como uma das maiores transformações nas pautas da sociedade. Assim, conceitos de economia compartilhada avançam e colocam na berlinda questões de uso de veículos como meio de transporte individual.
O Car Sharing no Brasil é uma tendência, mesmo que ainda embrionária, apesar da pandemia e seus efeitos diretos na mobilidade urbana. Aqui, existe espaço e mercado para essa inovação e a liderança no setor é da startup paulistana Turbi, fundada em 2015 e que adota o modelo Fixo ou Stacionary.
O mercado conta, ainda, com empresas como a Beep Beep, que tem o foco em elétricos, entre outros players que estão apostando nessa tendência e estão de olho em movimentos voltados à sustentabilidade, fluidez no trânsito, entre outros benefícios.
Abaixo, separamos algumas vantagens dessa tendência.
Flexibilidade
A flexibilidade, a conveniência e a disponibilidade estão entre os mais importantes atrativos para os adeptos dos carros compartilhados. Determinadas mudanças no comportamento do usuário de veículos foram adotadas durante a pandemia e estão impulsionando esse mercado. Com o crescimento do home office, por exemplo, o traslado comum entre casa e trabalho tem mudado.
Portanto, para esse tipo de cliente que tem mudado a frequência no uso do carro, esse modelo de deslocamento é ideal. Essas mudanças de estilo de vida explicam muito sobre a influência na tendência do Car Sharing como opção definitiva na vida de muitos.
Custo
A pandemia trouxe muitos problemas, mas também abriu a cabeça das pessoas para alternativas práticas e econômicas nunca pensadas antes. Sendo assim, quem decidiu se desapegar e vender o carro durante esse período crítico, teve a chance de encontrar alternativas como o Car Sharing.
Para as plataformas de corrida e de carros de aluguel tradicionais, existe uma lacuna que agora pode ser preenchida por essa solução. As pessoas continuam dirigindo e exercendo suas funções cotidianas, entretanto não precisam se incomodar com problemas de manutenção, revisão e despesas com um ativo que ficaria parado a maior parte do tempo.
Então, para muita gente, esse custo deixa de existir com a garantia de poder usar um veículo sempre que precisar.
Caráter low touch
O Car Sharing tem caráter low touch, ou seja, demanda pouco contato ou mesmo nenhum contato físico entre as partes, o que pode ser um grande diferencial para empresas de aluguel de carros. Sem contato humano, o processo de locação pode ser realizado inteiramente por aplicativo. Esse tipo de economia é uma das maiores tendências evidenciadas pelo período da pandemia.
Como o Car Sharing se diferencia do aluguel de veículo?
Sua diferença em relação ao aluguel de veículo convencional pode ser vista principalmente no dinamismo, na facilidade e na acessibilidade dos valores ao consumidor. Com o Car Sharing o usuário elimina as burocracias para retirada e devolução de veículos nos espaços físicos das locadoras.
Com o auxílio do aplicativo, por exemplo, é possível retirar o automóvel disponível mais próximo no momento e, depois, devolver facilmente de forma segura, tendo em vista as medidas preventivas adotadas para assegurar a tranquilidade do consumidor. Além disso, os usuários contam com agilidade 100% digital.
Como se adaptar a essa tendência?
O setor de vendas tem sofrido impactos com as mudanças provocadas pelo fenômeno digital. No entanto, muitos lojistas passaram a se reinventar aderindo às mudanças tecnológicas. Assim, o uso de softwares, plataformas, serviços e aplicativos são facilitadores nas transações e na venda de veículos.
O setor de carros novos tem oscilado na economia em razão de todos os desdobramentos causados pela pandemia, além das mudanças do perfil do consumidor. Isso fomentou o segmento de seminovos e usados, que ganhou mais espaço entre o público. Além disso, migrar os processos de venda para o ambiente digital pode ser o ponto de virada para quem trabalha com vendas de veículos.
Ao aderir às plataformas que facilitam a padronização dos processos de venda e o giro rápido de estoque, fica muito mais fácil atender ao público de forma satisfatória e entregar o que ele procura. Com a tecnologia em mãos, cruzar a oferta e a demanda se tornou muito mais ágil para concessionárias e lojistas.
A era digital trouxe diversas mudanças no comportamento do público e, com isso, o segmento automotivo deve se adaptar ao mercado emergente. Muitos enxergam o conceito de economia compartilhada como ameaça para esse setor. No entanto, essa tendência é apenas o reflexo de mudanças inevitáveis na forma de consumir, o que também acontece em relação à mobilidade.
Nesse sentido, as concessionárias e lojas de carro não precisam temer as mudanças, mas apenas se ajustarem aos novos tempos, incluindo novos serviços e experiências.
Visitar uma concessionária, por exemplo, pode se transformar em uma experiência mais atraente, como tem sido em outros setores do mercado. Aliar a presença digital com uma experiência presencial única pode ser um bom caminho para quem deseja vender mais.
É importante lembrar que o Car Sharing é apenas mais uma entre tantas mudanças de paradigma pelas quais o mundo está passando. São transformações necessárias para tornar o mundo mais habitável, limpo e sustentável. Os negócios no setor automotivo certamente serão rearranjados, até porque todos precisamos nos locomover e isso sempre será essencial.
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