Estar atento às tendências do mercado é fundamental para alcançar as melhores oportunidades de vendas. Afinal, é preciso entender o que os consumidores estão buscando e qual é a melhor forma de oferecer um serviço de qualidade.
Quando se trata da venda de carros, estamos acompanhando movimentos de compra bem interessantes. Há um aumento de financiamento de veículos e, principalmente, maior busca pelos seminovos.
Portanto, se você pretende vender esse tipo de veículo, entender como usar essas informações para impulsionar as vendas é fundamental. Neste artigo, vamos explicar o porquê desse aumento e como a presença digital pode ajudar a atrair mais clientes. Confira!
Por que houve um aumento no financiamento de veículos?
Apesar de 2020 e parte de 2021 terem sido anos de uma expressiva redução do mercado, especialmente por causa da pandemia de Covid-19, quando o assunto é financiamento, o resultado foi o oposto.
O brasileiro tem comprado carros e financiado veículos usados. Os números não deixam mentir: enquanto a procura por automóveis novos aumentou 26%, para usados o número foi de 30,9%, com 11% de aumento apenas em julho de 2021.
Um dos motivos para o aumento é a falta de carros novos no mercado já que, em 2020 e 2021, muitas das peças importadas para a fabricação desses veículos tiveram a produção reduzida. Um exemplo foram os semicondutores, chips ou cristais feitos de silício â fundamentais para os circuitos eletrônicos.
Mas esse não é o único motivo do aumento do financiamento de carros usados. Vamos entender no próximo tópico.
Quais são os motivos para o aumento de venda dos carros usados?
Em primeiro lugar, as condições de financiamento são um grande viabilizador para a procura de carros. Em geral, os bancos facilitam bastante o crédito, e os juros estão mais baixos. Inclusive, há tipos de financiamento de carro de até 100%.
Outro ponto é que, para muitos consumidores, ter um veículo não é só uma forma de melhorar a mobilidade, também significa ter mais segurança. Afinal, o transporte público e os aplicativos de viagem são potenciais lugares de risco por conta da pandemia.
Além disso, por não ser um veículo novo, a tendência é que a negociação seja mais fácil. Muitas vezes, como o veículo é de anos anteriores, o comprador pode conseguir mais descontos, dependendo das condições do carro.
Falando em condições, automóveis usados não sofrem tanto com o impacto da desvalorização proporcional do seu preço inicial, uma consequência bastante comum para veículos novos. Eles tendem a perder parte do seu valor conforme os anos passam.
Por fim, o imposto de um carro usado é bem menor, já que, conforme os anos, o IPVA diminui gradativamente. Isso garante um custo bem menor para o emplacamento e o registro. O comprador de um veículo usado só precisará pagar a taxa de transferência, por exemplo.
Como a presença digital ajuda a atrair o cliente ideal?
Não é de hoje que o comércio digital tem causado um grande impacto na economia. São e-commerces, plataformas, lojas virtuais e muitas outras formas de divulgar os produtos e de fechar uma venda.
No caso de bens como veículos, há uma série de possibilidades não só de divulgação, mas, também, para realizar as transações, como é o caso da OLX. A seguir, vamos entender algumas vantagens de utilizá-las. Confira!
Sem necessidade de sair de casa
A forma de comprar produtos ou serviços mudou muito com a internet. Em diversas plataformas, você não apenas faz a pesquisa, como executa todos os processos. Com alguns espaços próprios para a venda de veículos usados, é necessário apenas ter um cadastro, colocar as informações sobre o produto e pronto!
Você entra em contato com o possível comprador de carro diretamente pela plataforma e faz toda a negociação em um só lugar. Por exemplo, na OLX, você tem à disposição dados e insights sobre as vendas, além de ter um canal exclusivo para o seu atendimento.
Facilidade na divulgação
Outro ponto é a divulgação. Por formas tradicionais de publicidade, os preços são muito maiores. Além disso, é necessário criar toda uma estrutura para imprimir os anúncios e distribuí-los.
No entanto, em uma plataforma como a OLX, você consegue a divulgação necessária para o produto e pode atrair quem realmente está interessado em comprá-lo.
Alguns dos principais benefícios são:
- vende itens novos e usados;
- é possível anunciar um carro a cada 90 dias sem pagar nada por isso;
- alta segmentação;
- grande audiência online;
- pode ser acessada por diferentes dispositivos móveis.
Prático e intuitivo
Boa parte das plataformas online tem um sistema bem intuitivo. O objetivo é facilitar para que o vendedor só se preocupe em efetuar a venda. Sendo assim, o design da página, os botões de comando, os formulários para identificação â tudo é pensado para que seja fácil de concluir a negociação.
Além disso, é também idealizado para que o comprador não sinta nenhuma dificuldade em encontrar o que procura, com uma série de filtros para tornar a busca mais eficiente.
Pouco investimento inicial
Quem vende online tem a vantagem de gastar muito menos do que no offline. A princípio, para começar o negócio, não é preciso alugar ou montar um espaço.
Para quem está começando, isso é uma grande economia no capital inicial investido, além de reduzir os riscos de não conseguir arcar com o investimento em divulgação e outros cuidados que uma venda necessita.
A possibilidade de vender um veículo mudou muito nos últimos anos graças à ascensão das plataformas online. Agora, com o aumento de financiamento de veículos, notamos que alguns hábitos vieram para ficar. Um deles é a possibilidade de realizar todo o processo de negociação pela internet.
Plataformas como a OLX oferecem muitas funcionalidades para que os vendedores divulguem o automóvel aos compradores certos, além de dar suporte para a efetivação das compras com segurança.
Está precisando alavancar suas vendas de carros? Então saiba como a OLX pode ajudar!