O primeiro semestre de 2022 fechou com boas notícias para o setor de automóveis no Brasil: houve um aumento de 324% nas vendas de carros elétricos, comparado ao ano inteiro de 2020. Dos 3.395 vendidos somente em junho, 48% são veículos híbridos, o que demonstra a força desse tipo de motorização entre o público consumidor.
O crescimento exponencial das vendas de veículos elétricos vem com a tendência da preferência pelos veículos híbridos, que gradativamente se instala no Brasil. Com a ampliação da infraestrutura dos pontos de recarga e os lançamentos de modelos mais diversificados, adquirir um veículo híbrido está cada vez mais acessível para os brasileiros.
Assim, lojas de carros e concessionárias que ainda não adaptaram seus estoques para atender o público que busca pela tecnologia da motorização elétrica precisam correr se não quiserem perder oportunidades de vendas. Por isso, destacamos seis modelos de veículos elétricos híbridos em lançamento no mercado automotivo brasileiro que vão fazer a diferença nas negociações entre vendedores e compradores. Fique por dentro e acelere ainda mais o seu negócio.
Leia também:
Carros híbridos: como preparar sua loja para vender.
Veículos híbridos à venda no Brasil
Conheça seis novos modelos de veículos híbridos plug-in que fazem sucesso no mercado em 2022!
1. Jeep Compass 4xe

O Jeep Compass 2022 é um veículo híbrido plug-in, de maneira que o sistema tem tração compartilhada entre o motor elétrico 4XE e o à combustão turbo flex. A combinação proporciona 240 cavalos de potência e 250 Nm de torque, uma performance incrível com menos emissão de CO2.
No painel, é possível escolher a forma de condução, se no modo combustível, híbrido, elétrico ou e-save. No modo híbrido, tem-se a máxima potência do motor, com consumo de somente 25,4 km/L. No modo elétrico, não há nenhuma emissão de gás, com autonomia de até 44 km. No modo e-save, é possível recarregar a bateria do motor durante a condução, mantendo ou até mesmo aumentando o nível da carga.
Para o motor híbrido, há três formas de carregamento, tecnologias que facilitam a vida do condutor sem deixá-lo na mão no meio do percurso. Uma delas é a Wallbox, com potência de 7,4KW, que carrega a totalidade da bateria em até 100 minutos.
Também é possível recarregar por meio de uma tomada padrão, tendo em mãos o carregador portátil, acessório que vem junto com o veículo e que pode completar a carga da bateria de 4 a 20 horas, a depender da tensão de carregamento. Por último, o sistema e-coasting permite recarregar enquanto dirige, com uso da energia cinética produzida pelo veículo em movimento.
Tudo isso é controlado pelos botões no painel multimídia, além do acompanhamento pelo painel de instrumentos, agora totalmente digital e com tela de 10,25 polegadas.
O Jeep Compass 4xe chega ao mercado como um dos veículos híbridos vendidos no Brasil, num valor médio de R$ 350.000.
Ficha Técnica Jeep Compass 4xe:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido plug-in
- Câmbio: automático
- Direção: elétrica
- Combustível: gasolina e elétrico
- Dimensões (AxLxP): 1,64 m X 1,82 m X 4,40 m e 420 litros (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: Console central, wallbox, central multimídia, painel full digital, carregador sem fio, sistema de som Premium Alpine.
- Itens de segurança: 6 airbags, detector de tráfego cruzado, monitoramento de ponto-cego, frenagem de emergência, assistência de estacionamento.
2. Jeep Renegade e-Hybrid

O catálogo sustentável da Jeep ganha ainda mais versatilidade com o lançamento do Jeep Renegade e-Hybrid, que chama a atenção na Europa e em breve estará disponível também para os brasileiros.
Essa opção de veículos híbridos e elétricos tem motorização inédita, quatro cilindros 1.5 GSE Turbo. O sistema é exclusivo para ganhar eficiência no híbrido leve, com 131 cv de potência.
O Jeep Renegade e-Hybrid tem transmissão de dupla embreagem e 7 marchas, além disso, a energia gerada nas frenagens é direcionada para alimentar a bateria, tal qual seu irmão mais velho Jeep Compass 4xe.
O sistema Stop & Go permite que o motor elétrico atue sozinho nas cidades, durante manobras ou situações que exigem marcha lenta. Além da alta tecnologia de condução, navegação e conectividade, o modelo é feito com matéria-prima sustentável, com tecidos dos bancos, forro do teto e tapetes feitos com base em fibras naturais.
Essa proposta eco-friendly da Jeep estará em breve entre os veículos híbridos no Brasil.
Ficha Técnica Jeep Renegade e-Hybrid:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido (turbo + elétrico)
- Câmbio: automático
- Direção: elétrica
- Combustível: gasolina e elétrico
- Dimensões (AxLxCxP): 1,71 m X 1,80 m X 4,26 m e 320 litros (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: Ar-condicionado de duas zonas, painel full digital, central multimídia com espelhamento da tela do celular, carregador por indução.
- Itens de segurança: 6 airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de ponto-cego, frenagem de emergência, assistência de estacionamento.
3. Honda HR-V Hybrid

O modelo Honda HR-V Hybrid é um dos novos veículos híbridos que vieram para revolucionar o mercado automotivo. Equipado com dois motores, o sistema à combustão é um motor 1.5 aspirado que usa gasolina, o sistema elétrico combina a tração do veículo e a capacidade de carregar a bateria por meio do sistema de frenagem regenerativa.
O novo híbrido da Honda é um SUV compacto, econômico e sustentável, com muito espaço interno e possibilidade de ampliá-lo ainda mais pela contração dos bancos traseiros. São três modelos diferentes dessa linha: Elegance, Advance e Lifestyle.
Lançados na Europa recentemente, a ideia é que sejam veículos híbridos à venda no Brasil em breve, de maneira que a fabricante está cumprindo sua promessa de expandir a ecomobilidade pelo mundo até 2023.
Ficha Técnica Honda HR-V Hybrid:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido (aspirado 1.5 + elétrico)
- Câmbio: automático CVT
- Direção: -
- Combustível: flex e elétrico
- Dimensões (AxLxCxP): 1,6 m X 1,77 m X 4,3 m e 354 litros (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: central multimídia com navegação, painel digital, plataforma de conectividade myHonda Connect, ar-condicionado automático.
- Itens de segurança: 6 Airbags, chave inteligente, sensores frontais e traseiros, assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente para redução de ponto-cego, sistema Isofix.
4. Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid

Esse lançamento é um dos veículos híbridos vendidos no Brasil. O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid tem um motor 1.5 turbo, combinado a dois motores elétricos, o que o torna um veículo híbrido plug-in. A potência combinada desse conjunto soma 317 cv.
O modelo é equipado com o câmbio DHT, o primeiro sistema de transmissão criado exclusivamente para atender às necessidades do veículo híbrido. São 11 marchas programadas por meio de inteligência artificial.
A tecnologia chinesa proporciona autonomia de até 77 km no modo totalmente elétrico, com baixíssimo gasto de combustível no modo híbrido, podendo fazer até 100 km por litro de combustível. Há a possibilidade de carga total da bateria em apenas 3 horas por meio de carregador de parede.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid tem ainda um Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, com opções de frenagem autônoma, piloto automático, faróis automáticos, alerta de ponto cego, entre outras facilidades que proporcionam mais segurança ao condutor.
Os sistemas de som, de conectividade e os painéis digitais também são altamente tecnológicos. Esse veículo híbrido plug-in da Caoa Chery pode ser encontrado no Brasil a partir de R$ 279.990,00.
Ficha Técnica Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido plug-in (turbo 1.5 + elétrico)
- Câmbio: DCT
- Direção: elétrica progressiva
- Combustível: gasolina e elétrico
- Dimensões (AxLxCxP): 1,7 m X 1,86 m X 4,7 m e 889 litros (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: câmera de visão 360º, teto solar panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, painel de instrumentos integrado 24.6â, central multimídia Sistema de som premium Sony.
- Itens de segurança: 6 airbags, Sistema de Freio com Antitravamento (ABS) e Distribuição Eletrônica da Força (EBD), Sistema Avançado de Assistência ao Condutor.
5. Volkswagen Tiguan Allspace

A versão do veículo híbrido da VW ainda não chegou no Brasil, mas já faz sucesso nos EUA e no México. Com motorização 1.4 turbo à gasolina combinada ao propulsor elétrico, tem potência de 245 cv. A bateria é de 9,2 kWh, sendo possível ter uma autonomia de até 49 km somente no modo elétrico.
O sistema de transmissão é automático, com embreagem dupla de seis marchas. Chama atenção pelo espaço interno, pois é um veículo de sete lugares. Após a retirada da linha Volkswagen Tiguan Allspace do mercado brasileiro em 2021, o público aguarda a nova versão do veículo híbrido.
Ficha Técnica Volkswagen Tiguan Allspace:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido plug-in (turbo 1.4 + elétrico)
- Câmbio: automático
- Direção: elétrica
- Combustível: gasolina e elétrico
- Dimensões (AxLxCxP): 1,6 m X 1,8 m X 4,7 m e 216 litros (porta-malas)
Recursos extras/opcionais: Kit multimídia com TV e câmera de ré, rádio com bluetooth, abertura elétrica do porta-malas, comandos multifuncionais no volante, ar-condicionado automático digital touchscreen, central multimídia MIB3, painel digital com facelift.
Itens de segurança: 6 airbags, Sistema de Freio com Antitravamento (ABS), controle de tração, distribuição eletrônica de frenagem, sensor de estacionamento, trava multilock.
6. Kia Niro Hybrid

A linha de veículos elétricos da fabricante sul-coreana terá um lançamento potente no mercado brasileiro. O modelo Kia Niro tem versões de veículo totalmente elétrico, híbrido e híbrido plug-in, sendo os dois últimos mais prováveis de serem comercializados no Brasil.
Com potência de 105 cv, promete ser um veículo híbrido de baixo consumo, podendo fazer até 100 km com apenas 5,2 L, o que reduz drasticamente a emissão de CO2. Além disso, o sistema do motor elétrico também é econômico, o que garante rodar mais quilômetros sem precisar recarregar a bateria.
As informações sobre esse modelo ainda são limitadas no mercado brasileiro, mas o público não perde por esperar este que está entre os veículos híbridos plug-in.
Leia também:
Carros PCD 2022: quais modelos atendem à nova legislação
Ficha Técnica Kia Niro Hybrid:
- Ano: 2022
- Motor: híbrido plug-in (aspirado GDI 1.6 + elétrico)
- Câmbio: automático
- Direção: elétrica
- Combustível: gasolina e elétrico
- Dimensões (AxLxCxP): 1,5 m X 1,5 m X 4,3 m X 344 L (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: 4 colunas de som, ar-condicionado automático com ventilação traseira, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de reconhecimento de voz no volante, computador de bordo, chave inteligente, sistema de navegação, tomadas e carregador sem fio.
- Itens de segurança: 6 airbags, Sistema de Freio com Antitravamento (ABS), sistema de alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, sensor de chuva.
Sustentabilidade e potência com veículos híbridos
As novas gerações de veículos híbridos plug-in combinam boa performance e baixo nível de emissão, uma bandeira que está sendo levantada por grande parte das fabricantes, como é possível notar pelos novos modelos de carros elétricos em lançamento em 2022.
A sofisticação vem acompanhada de tecnologias inovadoras a preços competitivos. Assim, é importante que vendedores de carros e concessionárias estejam alinhados com as novidades do mercado para poder atender ao público que busca por sustentabilidade e economia, proporcionadas pelos carros elétricos.
Saiba mais sobre o tema lendo o artigo: Carros Elétricos no Brasil: Uma realidade acionável para o futuro?
Entenda ainda como a OLX pode ajudar você a impulsionar suas vendas: