O marketing digital se tornou uma parte fundamental dentro de qualquer negócio, mas é preciso ter planejamento, estudo sobre quem é o seu cliente ideal, entendimento em relação à criação de conteúdo para loja de veículos, entre outros cuidados.
Investir em conteúdo é uma excelente estratégia para captar mais clientes e, por consequência, vender mais. Nesse sentido, o marketing de conteúdo para lojas de carros nas redes sociais faz parte do processo para criar engajamento e tornar sua marca mais conhecida, além de inúmeras outras vantagens.
Se você acredita que a criação de conteúdo é uma ótima oportunidade para gerar mais vendas, confira 8 tipos de conteúdos para lojas de carros que vão fazer o seu negócio ser um sucesso na web!
1. Aposte em diferentes formatos
Se você parar para analisar por um instante as redes sociais, verá que cada uma delas é forte em determinado formato de conteúdo. O Instagram se tornou um grande sucesso por ser uma mídia visual, em que os usuários têm acesso a imagens, vídeos e outros conteúdos no feed.
Enquanto isso, o YouTube é uma plataforma de vídeos que já serve até como um mecanismo de pesquisa â muitas pessoas recorrem à rede social para tirar alguma dúvida, em vez de pesquisar no Google.
A Internet sempre oferece diferentes possibilidades para todos os perfis de usuários, e você precisa usar isso a seu favor. Aproveite os recursos presentes nas redes sociais para criar conteúdos em formatos variados. Tire fotos caprichadas, escreva descrições detalhadas dos produtos, crie vídeos e faça a sua mensagem circular.
2. Capriche nas imagens
As revendedoras precisam trabalhar muito bem com a imagem dos seus produtos. Não adianta somente ter veículos incríveis à venda: é preciso mostrar isso aos consumidores, de modo que eles sintam o desejo de adquirir o automóvel.
Atrair o olhar do consumidor é o primeiro passo para instigar a curiosidade e a vontade de compra. Caso alguém esteja procurando por lojas de carro para comprar um novo veículo e se depare com o seu negócio nas redes sociais, ter boas imagens dos produtos será determinante para o processo decisório da pessoa.
Se o consumidor olhar as imagens da sua loja e elas foram bem trabalhadas, mostrando detalhes dos veículos e seus benefícios, provavelmente a pessoa pensará em fazer uma visita. Por outro lado, fotos ruins, tremidas, má iluminação e baixa qualidade têm o efeito contrário: o de afastar o possível consumidor.
3. Invista em vídeos de boa qualidade
Os vídeos são o tipo de conteúdo que está bombando na Internet. Você sabia que 66% dos consumidores preferem ver vídeos enquanto apenas 18% têm preferência por um material escrito?
Esses números, no entanto, não são referentes a quaisquer vídeos. Os conteúdos precisam ser relevantes, bem montados e de boa qualidade. Esse formato é mais dinâmico, fácil e rápido de ser consumido. Além disso, os vídeos são bastante populares â prova disso é a ascensão de redes sociais como o TikTok, voltado para a criação de conteúdo audiovisual.
Confira algumas ideias para usar vídeo marketing na sua estratégia:
- vídeos explicativos sobre os carros, benefícios de cada veículo e como cuidar dos automóveis;
- entrevistas com especialistas falando sobre os carros;
- apresentações e comunicados importantes para o público;
- avaliações de clientes;
- conteúdos estratégicos no seu segmento;
- demonstrações dos carros;
- anúncios de vendas.
4. Preze pela criatividade e pela originalidade
O marketing automotivo tem que ser bem trabalhado para mostrar quais são os pontos positivos e por que a sua loja de carros é melhor do que a concorrência. As redes sociais são espaços em que a atenção dos usuários é disputadíssima.
Você não terá mais do que milésimos de segundos para convencer alguém de que os seus produtos são perfeitos para a necessidade daquela pessoa â é por isso que as suas publicações precisam ser criativas e originais.
5. Explore os recursos das redes sociais
A cada ano que passa, as redes sociais aparecem com mais recursos. O Instagram começou como uma plataforma para postar fotos, mas cresceu e já vemos vários tipos de conteúdos ali. Entre os recursos disponíveis estão vídeos, GIFs, Stories, Reels e outras possibilidades. Como o Instagram é mais visual, capriche em conteúdos gráficos.
O Facebook tem características diversas e suporta formatos e tipos de conteúdos diferentes. Cabe a você saber o que é mais interessante para seus clientes antes de sair publicando qualquer ideia. Saiba aproveitar os recursos das redes sociais a seu favor!
6. Peça depoimentos aos clientes
A prova social é uma técnica de gatilho mental que pode ajudar a mudar a percepção dos consumidores. O uso de depoimentos de clientes é uma forma de mostrar a opinião de pessoas que já fizeram negócio com a sua loja e que ficaram satisfeitas com o produto, o atendimento e o serviço oferecido.
Nesse caso, pedir que os clientes deixem seus depoimentos é muito importante, principalmente no contexto da web. As pessoas sempre procuram recomendações de outros consumidores que já tiveram uma experiência com determinada marca. Esse pode ser um fator de peso para a decisão de compra do seu cliente.
7. Estude os algoritmos das redes sociais
Os algoritmos são os dados e as regras que cada rede social utiliza para identificar o que é mais importante para seus usuários. A partir dessas informações, as redes conseguem configurar e determinar quais conteúdos são relevantes, as páginas que devem aparecer no topo do feed de cada usuário e outros detalhes.
Entender como os algoritmos funcionam é importante para que você consiga produzir conteúdos mais relevantes nas redes sociais. De modo geral, eles influenciam na temporalidade dos materiais, no engajamento que eles vão receber, entre outros aspectos.
8. Crie descrições atrativas
As legendas são tão importantes quanto os conteúdos em si. Aliás, conteúdo e legenda são complementares, e você pode uni-los para aumentar o engajamento. Vale a pena investir na criação de descrições que sejam atrativas e que comuniquem algo ao público.
As descrições podem conter informações sobre os carros, dados ou outros detalhes. Em um conteúdo em vídeo, por exemplo, a legenda adianta sobre o que se trata e facilita o entendimento do assunto.
Utilizar as dicas de marketing digital é bem importante, mas isso não é tudo: é preciso mensurar os resultados para fazer os ajustes necessários na sua estratégia. A criação de conteúdo para loja de veículos precisa ser analisada para que possa ser melhorada e, assim, atrair mais clientes, aumentando suas vendas!
Se você ainda tem dúvidas sobre a venda de veículos na OLX, o que acha de conversar com um dos nossos especialistas? Entre em contato conosco!