O gestor tem papel fundamental no planejamento estratégico e na execução de medidas capazes de melhorar a produtividade na empresa e, assim, obter ganho significativo em números (no faturamento e no lucro, por exemplo). Falando no assunto, você sabe como otimizar a gestão em sua revenda de veículos?
Promover ações efetivas nos setores e integrar os departamentos de marketing, RH e o comercial não é tarefa fácil, mas existem recursos e caminhos indicados a quem deseja impactar positivamente o desempenho organizacional.
Siga na leitura para conferir algumas medidas úteis à prosperidade da sua revenda de carros. Elas também são capazes de otimizar o seu papel na administração do negócio trazendo a você desenvolvimento profissional.
A importância da padronização de processos
Talvez você já tenha perdido uma venda porque o colaborador responsável deixou de dar follow-up no tempo certo ou atualizar os dados cadastrais do cliente no sistema, um empecilho à fidelização.
Ainda, a falta de um procedimento predefinido e racionalizado no atendimento ao consumidor pode ter motivado a classificação ruim da sua empresa nos sites de busca, avaliações que espantam compradores em potencial.
Padronizar processos é organizá-los e normatizá-los criando um padrão na realização das tarefas. Esse esclarecimento contribui para a replicação das atividades necessárias (para levar um cliente do topo ao fundo do funil de vendas, por exemplo), desenvolve uma metodologia laboral, sequencia etapas e garante a eficácia das ações a serem tomadas.
É possível otimizar a gestão com maior facilidade quando há procedimentos já definidos de como executar o trabalho diário da forma mais eficiente possível. A melhoria não é sentida apenas pelo departamento diretamente impactado por essa racionalização, mas também pelos demais, visto que os setores de uma organização são interdependentes.
Benefícios da padronização de processos
Se aplicada na revenda de veículos, ela evita atrasos na prestação dos serviços, pois os envolvidos â na venda de um carro, por exemplo â sabem exatamente em qual momento a atuação deles é necessária e quais medidas devem adotar a fim de entregar as chaves na mão do comprador e receber pelo bem comercializado.
Tal agilidade também dá transparência aos processos e favorece o posicionamento da marca no seu ramo de atuação. Isso acontece porque a melhoria reflete na satisfação do cliente com o atendimento, dá credibilidade ao negócio e gera indicações a terceiros, úteis na conquista de uma fatia mais expressiva do mercado consumidor.
Otimizar a gestão fica mais fácil quando há processos padronizados porque o fluxo de trabalho nessa condição é fluido: os funcionários sabem desempenhar suas tarefas com confiança, o retrabalho diminui e eles não precisam esperar a ajuda dos colegas para adotarem as medidas necessárias.
Essa racionalização facilita o aprendizado, diminui falhas operacionais, favorece a produtividade e permite uma melhor alocação de recursos (insumos e financeiros, por exemplo). Ainda, admite o atendimento às regulamentações vigentes no setor e a melhoria no controle de qualidade, pois a padronização escancara desvios nos procedimentos.
Ações para otimizar a gestão
Além de padronizar processos, várias outras medidas são úteis na administração de uma revenda de veículos. A efetividade de algumas delas é potencializada na era digital por causa da disponibilidade de ferramentas com tecnologia cada vez mais avançada. Confira quais estratégias você pode adotar.
Escolha do sistema integrado ideal
A capacidade de obter, processar, armazenar e analisar informações para definir estratégias efetivamente reflete na prestação dos serviços e no diferencial competitivo da empresa no setor. Imagine ter em um único software de dados financeiros, do departamento pessoal, sobre clientes, estoque, caixa e vendas.
A concentração em um sistema integrado admite controle total dos processos e patrimônio organizacional, além de facilitar a comunicação entre os setores transmitindo a informação de forma ágil e transparente. Ainda, permite ao gestor acompanhar o desempenho da equipe, orienta compras, diminui o retrabalho e custos com atraso no pagamento de contas.
Avalie as funcionalidades, custo-benefício e se o software é de fácil implantação antes de o colocar para funcionar no seu negócio. Analise a interface para ver se ela é acessível, agradável aos olhos, de fácil compreensão e intuitiva, pois tais fatores influenciam muito na utilização do programa como auxiliador nas rotinas laborais e na tomada de decisão.
Importância da gestão de documentos
As transações precisam de registros assim como as obrigações da empresa com o Fisco. Ter a documentação em dia é uma segurança jurídica imprescindível à organização â e a notícia boa é que a maioria das informações já não precisa estar em papéis impressos.
Notas fiscais, contratos comerciais, documentos dos carros e clientes podem ser armazenados em nuvem, uma ótima forma de otimizar a gestão. Além de não ocuparem espaço físico, eles ficam protegidos de extravios e deteriorações quando estão organizados digitalmente.
Outra vantagem é a facilidade na busca pelas informações em um sistema altamente eficiente que admite a utilização de filtros. Os colaboradores ganham em produtividade e a empresa garante que não será multada por ter jogado fora ou perdido o papel comprovando o pagamento de suas obrigações fiscais, por exemplo.
Treinamento interno dos funcionários
Você está perdendo muitos leads? Quer aumentar a produtividade da equipe de vendedores? Deseja estimular boas práticas para promover a fidelização de clientes? Precisa engajar os times comercial e o de marketing? A educação corporativa é uma medida excelente a quem deseja otimizar a gestão com um investimento de alto retorno.
Workshops, games, palestras, treinamentos, períodos de imersão favorecem não apenas a transmissão de conhecimento técnico como também o alinhamento dos colaboradores com as estratégias organizacionais.
Eles são úteis no fortalecimento da governança corporativa pois propagam diretrizes, crenças e políticas da empresa, favorecimento às regras de Compliance. Ainda, fomentam a cultura e o clima organizacional evidenciando ao funcionário o quanto ele é valorizado, dando a ele motivação e senso de pertencimento â profissionais satisfeitos rendem mais.
Revenda dos carros feita pela internet
A rede mundial de computadores é o meio mais efetivo de obter escalabilidade nas vendas e divulgar o seu negócio para o grande público. Você pode utilizar a credibilidade dos sites especializados na comercialização de veículos a favor da sua marca para ganhar a confiança do comprador em potencial.
A revenda de carros na internet pode ser feita em sites como o da OLX, popularmente famosa em todo o território nacional. Além de ampliar a sua abrangência demográfica, o use de tal recurso cria um canal de comunicação direto com o consumidor, abertura para contatos futuros.
O diferencial competitivo de uma revenda de veículos está relacionado com sua capacidade de otimizar a gestão. Tal melhoria pode ser feita pela utilização de um sistema de gestão integrado, com o gerenciamento eficaz de documentos, oferecimento de treinamento aos colaboradores e se valendo de uma página eletrônica de alto renome para divulgar seus automóveis.
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