As motos elétricas estão cada dia mais populares no mercado automotivo. Elas têm se destacado tanto pelo uso de tecnologia inovadora quanto pela economia na hora de "abastecer", o que faz delas uma opção ideal para vários perfis de consumidores.
No último ano, esse foi um dos grupos de veículos que mais despertou o interesse dos brasileiros, com um aumento de até 1200% na busca por esses modelos. Esse é um claro sinal de que as motos elétricas têm alto potencial de revenda, de modo que as lojas que se especializarem nesse segmento podem sair na frente.
Neste artigo, você vai entender melhor o que são as motos elétricas e descobrir se elas podem trazer bons resultados para o seu negócio. Acompanhe!
O que são motos elétricas?
As motos elétricas são veículos que contam com um motor elétrico no lugar dos tradicionais motores a combustão. Assim, em vez de gasolina, elas são movidas a energia elétrica, o que é uma das grandes tendências do mercado automotivo atualmente.
Para armazenar essa energia, essas motos contam ainda com baterias, que são geralmente de íon-lítio ou chumbo. Elas podem ser recarregadas por qualquer fonte de energia doméstica e o tempo de recarga varia de 4 a 6 horas, em média.
De forma geral, é possível classificá-las em dois tipos: motocicletas e scooters. As motocicletas são os modelos em que o condutor pilota montado, com uma perna de cada lado do veículo. Nesses casos, o motor costuma ser posicionado na parte inferior do quadro, que tem o restante do seu interior ocupado por baterias.
Também chamadas de lambretas, as scooters são modelos que não possuem o quadro central. Em vez disso, o condutor vai sentado com as pernas juntas e apoiadas sobre uma plataforma na base do veículo. Aqui, o motor fica diretamente acoplado à roda traseira e as baterias são posicionadas abaixo da plataforma em que vão os pés de quem conduz.
Quais as vantagens e desvantagens das motos elétricas?
As motos elétricas apresentam uma série de benefícios que podem fazer com que os consumidores prefiram essa opção às motos tradicionais.
O principal deles, sem dúvidas, é a economia que a energia elétrica promove em comparação com o uso dos combustíveis tradicionais. O valor estimado para realizar a carga completa das baterias gira em torno de 30 centavos. Além disso, basta ter uma tomada à disposição para realizar essa tarefa de forma prática.
Além da economia, o uso da energia elétrica em vez de combustíveis fósseis reduz a emissão de poluentes para praticamente zero. O funcionamento desses motores também é muito silencioso, contribuindo para reduzir a poluição sonora nas cidades. Outra vantagem dos motores elétricos é que sua necessidade de manutenção é bem menor, já que eles são mais simples e apresentam menos componentes internos.
Quanto às possíveis desvantagens, é importante ter em mente que elas contam com uma autonomia inferior em comparação às motos convencionais. Devido ao pouco espaço para armazenar baterias, elas não são recomendadas para trajetos mais longos. Outro fator que se torna um obstáculo para viagens maiores é o limite de velocidade das motos elétricas, que também é reduzido.
Vale destacar ainda que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as motos elétricas são consideradas ciclomotores. Por isso, elas devem circular sempre na faixa mais à direita das vias, além de não poderem transitar sobre calçadas ou em vias de tráfego rápido.
Qual é o potencial de vendas das motos elétricas?
Diante da expansão do mercado de veículos elétricos, cada vez mais lojas têm se interessado nesses modelos para compor seus catálogos. No caso das motos, elas apresentam características que vão diretamente ao encontro das necessidades de muitas pessoas, sobretudo em espaços urbanos.
Os altos preços dos combustíveis têm motivado a busca dos consumidores por alternativas mais econômicas e sustentáveis para se locomover no dia a dia. Ainda que as motos elétricas tenham um valor de venda superior, essa é uma aquisição que vale a pena em médio prazo, já que os custos com recarga e manutenção são bem menores.
Por isso, são vários os perfis de consumidores que têm se interessado por esses veículos, como mostram os dados da Mobility Futures. Consequentemente, o potencial de venda de motos elétricas aumenta a cada dia. Investir nesse segmento é uma forma de atingir esse público desde já e se tornar uma verdadeira referência na revenda de motos elétricas.
Quais modelos de scooters elétricas são mais comercializados?
Com o aumento na procura, multiplicam-se também os modelos de motos elétricas sendo oferecidos no mercado. Conheça agora os mais vendidos por aqui.
Voltz EV1 Sport
A Voltz é uma fabricante brasileira que tem se destacado no mercado de motos elétricas. Seu principal modelo é o EV1 Sport, uma scooter urbana disponível em duas versões, sendo uma delas com bateria dupla para um maior alcance.
Ela é equipada com um motor de 3.000 Watts de potência e atinge uma velocidade máxima de 75 km/h. A versão com uma bateria tem autonomia de até 100 km contra 180 km da versão com duas células.
Aima Xiao Qing
As motos elétricas da Aima são resultado da união da tecnologia chinesa com a engenharia alemã. Também na categoria das scooters, a Xiao Qing é mais um modelo indicado para uso nas cidades, seja para o trabalho, faculdade ou lazer.
Seu motor de 1.500 Watts de potência permite chegar a uma velocidade máxima de até 50 km/h. É possível rodar por até 80 km antes de precisar recarregar a bateria, o que leva entre 6 e 8 horas.
Shineray SE2
Compacta e versátil, a SE2 conta com freio a disco e bateria de lítio removível. Presente há vários anos no Brasil, a Shineray é uma marca que tem a confiança de muitos consumidores.
O modelo é capaz de atingir uma velocidade de até 60 km/h com seu motor elétrico de 2.300 Watts. O tempo de carregamento pode chegar a até 8 horas e a autonomia é de 60 km, no máximo.
Agora que você já conhece as características das motos elétricas e alguns dos modelos mais procurados, é hora de preparar a sua loja para essa grande oportunidade de bons negócios. Com um bom planejamento e análise sobre seus clientes, você poderá definir a melhor estratégia para aproveitar o potencial de vendas desses veículos.
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