Além de técnicas e estratégias comerciais, um bom vendedor de carros se destaca também pelo seu conhecimento técnico sobre aquilo que vende. E entre os assuntos mais interessantes que podem ser aprimorados e ajudar o profissional a vender mais, está os tipos de câmbio existentes no mercado automotivo, seus diferenciais e vantagens práticas.
Afinal, este detalhe pode fazer total diferença na hora de fechar um negócio com o cliente, influencia diretamente no valor final do veículo e, além disso, ajuda a transmitir mais autoridade e conhecimento do vendedor.
Sendo assim, se você quer continuar se destacando no mercado e se interessa sobre o tema, não deixe de conferir as dicas deste post. Vamos começar?
Afinal, o vendedor precisa saber os tipos de câmbio?
Não é uma regra geral, mas conhecer os tipos de câmbio, entre outras informações mais técnicas dos veículos, pode sim agregar inúmeras vantagens à sua profissão e, inclusive, gerar mais oportunidades de vendas para você.
Logo, trata-se unicamente de enriquecer a sua "bagagem" e aprimorar ainda mais a sua especialidade como um vendedor automotivo. E as vantagens disso são muito variadas.
Como destacamos, todo conhecimento é válido nessa profissão. Na prática, isso pode ajudar você no seu poder de convencimento, no atendimento mais qualificado com o consumidor, no esclarecimento de dúvidas mais técnicas, na indicação do veículo mais adequado às necessidades e perfil do cliente e, até mesmo, no aumento de vendas com valores mais elevados.
Quais tipos de câmbio você precisa conhecer?
O tipo de transmissão do veículo é fator indispensável em anúncios detalhados de compra e venda de carros. Isso porque, além da variação de tipos de câmbio existentes, esse detalhe é fator primordial na escolha do cliente e tem influência direta em diferentes pontos, tais como: consumo de combustível, facilidade de condução, conforto e até mesmo status.
Para conhecer melhor quais são os principais tipos de câmbio dos carros hoje e seus diferenciais práticos, confira a lista abaixo!
1. Manual ou mecânico
A caixa de transmissão manual ou mecânica é a mais popular e comum no mercado automotivo, em especial, no Brasil. Por ser a mais convencional e, consequentemente, a mais simples, este tipo de câmbio tende a tornar o veículo um pouco mais barato em comparação a outros modelos.
Na prática, o câmbio mecânico é caracterizado pelo sistema de embreagem comandado pelo condutor por meio do pedal e pela manopla manual, em que o motorista comanda a velocidade de cada marcha.
Mesmo havendo câmbios mais práticos, vale destacar que o mecânico ainda é o preferencial dos consumidores não só pela economia agregada ao valor do carro, mas também porque muitos condutores preferem "explorar" ao máximo a performance do carro por conta própria.
A título de informação, no Brasil estamos acostumados a ver veículos de transmissão manual com 4 ou 5 marchas apenas, mas lá fora, alguns modelos possuem de 6 a 7 variações.

2. Semiautomático ou sequencial
O sistema de transmissão semiautomática ou sequencial â ou, ainda, automatizada â é um modelo de câmbio que possui a mesma estrutura da caixa mecânica, porém com alguns dispositivos automáticos para a otimização da troca das marchas.
Para ficar mais claro e fácil de entender, no câmbio semiautomático o motorista tem que operar a manopla manualmente a cada variação de marcha, mas sem se preocupar com a embreagem, já que esta é feita de forma automatizada pelo sistema do carro.
Ao longo do tempo, os carros semiautomáticos também foram ganhando novas versões e tecnologias e hoje, por exemplo, já é possível encontrar modelos com pedais de embreagem também.
Um exemplo disso é o chamado carro automatizado com dupla embreagem. A diferença para esse modelo é que há uma caixa com dois sistemas de embreagem distintos dentro de si e que são responsáveis por fazer o trabalho de troca de marchas.

3. Automático
Como o próprio nome sugere, os carros com câmbio automático se caracterizam por um sistema de câmbio completamente autônomo, no qual o motorista basicamente só tem o trabalho de acioná-lo na partida. Depois, basta acelerar.
Na prática, esse tipo de câmbio usa um conversor de torque que transfere a força do motor para as rodas e também um sistema eletro-hidráulico responsável pelo acionamento das engrenagens planetárias.
Em palavras mais simples, o veículo não "morre" nunca e aumenta ou reduz a força do motor conforme os comandos da aceleração do veículo.
Todo esse conforto e praticidade são, evidentemente, repassados ao valor final do veículo, o que, em geral, o torna mais caro e direcionado a um público mais exigente e disposto a pagar mais pelo diferencial.

4. CVT
Entre os tipos de câmbio de carro, muito provavelmente o CVT é o mais desconhecido no mercado nacional. Isso porque esse modelo é de invenção japonesa e, portanto, é mais aplicado no Oriente.
Mas é uma questão de tempo para que o mundo o conheça, já que a transmissão CVT é aplicada em diversos carros híbridos e elétricos, que certamente se tornarão mais populares nos próximos anos.
A diferença entre o câmbio CVT e o automático se dá na sua estrutura e funcionamento, já que ele não utiliza engrenagens em um eixo (como ocorre no caso da automática), mas sim em uma correia de aço e duas polias, que alteram seu diâmetro.
Mas na prática, o motorista também não precisa de pedal e muito menos se preocupar em aumentar ou reduzir a marcha na manopla.

Como se capacitar ainda mais sobre os tipos de câmbio?
Para quem deseja se tornar um vendedor de carros profissional e embarcar em um mercado altamente rentável, aprimorar o conhecimento e se capacitar profissionalmente é, sem dúvidas, uma estratégia fundamental.
Pensando nisso, a OLX lançou o OLX Ensina, um curso completo e exclusivamente voltado para quem busca entrar nesse mercado com o pé direito e ter uma base sólida sobre os principais assuntos, tanto comerciais, como mecânicos.
E, claro, informações e dicas sobre os diferentes tipos de câmbio e outros temas mais técnicos não poderiam ficar de fora da programação! No curso, você terá contato direto com especialistas sobre o tema!
Não perca tempo e se inscreva já no OLX Ensina e saiba tudo o que é preciso para se tornar um vendedor de carros de sucesso!