Para saber como escolher nome de loja, é importante ter em vista que esse é o fator principal para a identidade do negócio. Assim como o nome próprio nos posiciona na sociedade, permitindo a identificação e a autenticidade de cada indivíduo, a marca também é mencionada e lembrada, em sua legitimidade, pelo nome.
O nome para loja de automóveis precisa se fixar na mente do consumidor, sem gerar dúvidas ou ecos de qual marca se trata. Aliás, é a partir do nome que se define todo o restante da identidade, como logo, cores, slogan e outros elementos definidores da comunicação, por isso, deve expressar os princípios e os valores da empresa.
Nada impede que se mude a estratégia de comunicação no meio do percurso, desenvolvendo e lançando uma nova identidade para a empresa já em funcionamento. Só não esqueça de fazer uma boa campanha avisando os clientes sobre as mudanças, afinal, você não quer perder a fidelidade que batalhou para construir, certo?
Dicas de como escolher nome para sua loja de veículos
Seja para nova loja de automóveis ou para aquela que precisa de renovação, leia a seguir as dicas que vão lhe mostrar como escolher nome de loja realmente marcante e estratégico.
Dica #1: Use o seu nome e sobrenome apenas seâ¦
Colocar o nome ou o sobrenome do dono na composição do nome para loja de automóveis pode ser uma boa opção em negócios locais, mais bairristas, com público-alvo bem regionalizado. Com isso, você aproxima a marca dos clientes e humaniza a relação.
No entanto, se a ideia é vender pela internet e ter um público mais amplo, a estratégia pode não funcionar tão bem, a não ser que já seja um nome de ampla referência.
Um exemplo no setor seria a Tcar, loja de carros de luxo que recebe no nome a inicial de seu fundador, Tiago Fernandes. A ideia de uma venda a nível nacional deu tão certo que hoje ele é conhecido como Tiago Tcar, trazendo a marca para sua própria identidade enquanto figura pública (e não o contrário!).
Dica #2: Pense na sonoridade
O nome para loja de automóveis deve ser fácil de ler e pronunciar, do contrário, dificilmente consegue se tornar uma referência. Pense em seu público-alvo e no perfil do cliente que deseja alcançar antes de optar por palavras estrangeiras ou nomes muito extensos.
Dica #3: Deixe o ramo do negócio evidente
É importante que o público entenda que se trata de uma loja de automóveis logo à primeira vista. Se a pessoa ver a marca e não identificar do que se trata, a missão de conquistar novos clientes é mais desafiadora.
Não necessariamente o nome deve conter palavras como âcarroâ, âveículoâ, âautomóvelâ, âlojaâ, entre outras â apesar de ser bem comum encontrar opções como âBom Preço Veículosâ â, mas é importante lembrar que a comunicação sempre vem integrada com a logo, então se o nome não expressa o ramo, ao menos a logo deve fazê-lo.
É interessante utilizar palavras relacionadas ao campo semântico do segmento, como âacelerarâ, âautosâ, ârodasâ, âtransporteâ, entre outros, sempre a depender do público-alvo.

Dica #4: Pesquise as concorrentes
A análise da concorrência é importante para saber como escolher nome de loja de veículos, não para copiar ou se inspirar, mas para fazer diferente. A marca precisa de autenticidade para se destacar e isso começa por um nome disruptivo, impactante, diferente do comum.
Dica #5: Antecipe a sigla
Uma dica muito valiosa é escolher nomes que possibilitem formar siglas, para que o público possa abreviar quando for se referir à loja de automóveis, facilitando a leitura, a significação e proporcionando diversidade de opções para criação de artes e textos de divulgação.
Dica #6: Não se precipite!
Antes de lançar um novo nome para a loja de veículos, tome seu tempo, pesquise, faça testes de pronúncia, crie listas, aplique enquetes com o público ou com amigos e familiares. Escolher qualquer nome apenas para começar logo o negócio pode custar caro depois, caso a proposta não pegue e não agrade aos clientes, podendo não causar boa repercussão e cair no esquecimento.
Dica extra: atenção para a propriedade intelectual
Escolheu? Faça o registro da marca! Afinal, você não quer que sua grande ideia caia nas mãos de um concorrente, que terá liberdade de uso se a propriedade sobre aquele bem imaterial, criado por você, não estiver devidamente registrada, de acordo com a legislação.