Agregar serviços relacionados a peças automotivas na sua concessionária é uma ótima alternativa para a ampliação dos negócios, aumento de receita e, o mais importante, fidelização e atração de novos clientes.
Entretanto, para que a venda e manutenção de peças obtenha sucesso, é necessário que o profissional que pretende investir no segmento conheça o mercado no qual está querendo entrar.
Além disso, a concessionária precisa ter certeza da procedência e a qualidade das peças que planeja disponibilizar, uma vez que não é difícil encontrar no mercado peças de origem duvidosa ou até mesmo criminosa. Cuidados nesse sentido vão garantir que o trabalho não seja comprometido ou, pior ainda, que questões jurídicas causem danos aos negócios.
No artigo de hoje, separamos algumas considerações fundamentais para você que quer começar a trabalhar com peças automotivas na agência de veículos.
A seguir você poderá conferir as possibilidades desse segmento e também como proceder em várias situações. Confira e fique por dentro do assunto!
Defina um local específico para trabalhar com as peças automotivas
Algumas pessoas acreditam que vender ou fazer a manutenção de peças de maneira unificada com a comercialização dos automóveis é uma ótima opção para a redução dos custos.
Entretanto, há quem pense que as empresas devam ser separadas. Ou seja, uma somente para lidar com as peças e a outra com a negociação de carros.
É preciso considerar que, em determinadas situações, é possível até mesmo diminuir custos tributários. Claro que isso varia de acordo com a legislação em vigor no município ou no estado.
Sendo assim, vale analisar o caso com cuidado para encontrar a melhor solução, avaliando tanto os encargos tributários quanto a satisfação dos clientes.
Torne-se um revendedor autorizado
Quando se trata da prestação de serviços secundários, especialmente no caso de peças automotivas, uma boa opção para quem planeja ingressar nesse segmento é tornar-se um revendedor autorizado das montadoras.
Ao associar a concessionária com uma unidade autorizada de peças de uma grande montadora, o resultado é valor agregado para a loja. Isso confere mais credibilidade aos negócios, além de atrair a atenção de potenciais clientes que já tenham um veículo daquela marca.
Se ainda há dúvidas, veja alguns outros pontos positivos: revendedores de peças autorizadas sempre são recomendados por pessoas e empresas.
Fora isso, podemos esperar um aumento significativo da movimentação de clientes. Afinal, quem tem veículo em um momento ou outro vai ter que fazer a troca ou a manutenção de alguma peça. Nada melhor do que ele procurar a sua concessionária quando isso ocorrer!
Diferencie a venda de peças automotivas
Há várias formas de se destacar nesse sentido. Por exemplo, que tal trabalhar com peças de carros antigos? Pois é uma possibilidade muito interessante. Proprietários de veículos clássicos e raros encontram muita dificuldade quando têm que fazer alguma manutenção. É comum que essas pessoas precisem buscar soluções em outras localidades ou via internet.
Se você quiser descobrir se esse tipo de negócio é viável ou não, basta realizar uma pesquisa na própria cidade onde a loja está localizada (e em localidades vizinhas), a fim de identificar se realmente há a demanda de peças de automóveis antigos. Mas lembre-se de que os anúncios online conseguem atingir territórios muito maiores.
Trabalhe com peças dos modelos mais procurados
Ao trabalhar com peças relacionadas aos automóveis mais populares na região, as chances de prejuízos para a loja caem significativamente. O motivo é muito simples: a possibilidade de vendê-las é maior, assim como a quantidade de consumidores que vão precisar delas.
Além disso, é interessante observar que temos no mercado nacional vários tipos de carros que chegam do exterior trazidos pelas montadoras, sem que haja por aqui um local específico para lidar com a manutenção de peças que o cliente precisa.
A loja, ao apostar nesse setor de peças, pode suprir de forma eficiente essa falta â tanto com a venda de acessórios quanto com a manutenção propriamente dita. E este é outro fator que contribui para que a loja consiga se destacar no segmento com um diferencial importante.
Aposte na internet
Estar presente no mundo digital é uma das formas mais sólidas para aumentar as vendas de peças de automóveis. O número de consumidores que recorrem à rede para efetuarem suas compras cresce a cada dia. Além disso, será possível vender para qualquer região do país sem maiores dificuldades.
Nas aquisições via web, o frete geralmente fica a cargo do cliente. Mas isso não impende que a loja faça algum tipo de promoção a fim de diminuir esse custo. Na realidade, essa é uma ótima estratégia para que mais consumidores sejam atraídos.
Outro aspecto positivo do meio digital são as plataformas que servem como pontes para os negócios e transações.
Um ótimo exemplo é a OLX, que oferece recursos e suporte de ponta para quem quer vender ou comprar online. Enfim, vale a pena explorar e aproveitar as diversas possibilidades de crescimento para o negócio que somente o mundo virtual é capaz de oferecer.
Até aqui você viu algumas orientações práticas relacionadas ao trabalho com peças automotivas na concessionária. Mas, além desses aspectos, há outras considerações fundamentais que não podem ser deixadas de lado. Algumas delas estão listadas logo abaixo:
- ter um bom plano de marketing para o novo negócio;
- analisar com cuidado todas as etapas;
- ter cautela nos investimentos;
- garantir os licenciamentos, seguros e demais autorizações que possam ser necessárias;
- acompanhar as principais tendências do mercado.
Vale chamar a atenção para os custos envolvendo a implantação desse tipo de negócio. De acordo com a situação, eles podem ser relativamente mais baixos quando comparados com outros tipos de serviços relacionados a automóveis.
Por fim, a última dica é ir devagar. Fazer uma pesquisa de mercado, procurando pelas melhores ofertas de peças, não é perda de tempo. É uma estratégia essencial que deve acompanhar o negócio enquanto ele existir.
E então, gostou das nossas dicas? Aproveite e confira também o post sobre reforma de veículos, com 5 detalhes que vale a pena consertar antes da venda!