Não é novidade para ninguém que os últimos anos foram atípicos para o mercado automotivo. Os desdobramentos da crise sem precedentes provocada pela pandemia de Covid-19 refletiram tanto na capacidade de produção da indústria quanto no comportamento dos consumidores.
O principal problema enfrentado pelo setor foi o desabastecimento de diversos componentes, sobretudo, chips semicondutores. Com o comprometimento da capacidade produtiva das montadoras, aumentou a procura pelos seminovos, o que acabou por valorizar bastante esses veículos. Vale lembrar, ainda, da disparada nos preços dos combustíveis, que fez com que os modelos mais econômicos se tornassem os preferidos de muitos consumidores.
Todo esse cenário refletiu diretamente no ranking de carros mais vendidos em 2021. Neste post, você verá quais foram os modelos mais negociados no último ano e descobrirá se vale a pena investir na venda deles também em 2022. Acompanhe!
Quais foram os carros mais vendidos em 2021?
Diante de tantas adversidades, já era esperado que houvesse queda nas vendas de novos veículos em 2021. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 1,55 milhão de novas unidades vendidas, 3,6% a menos do que no ano anterior.
Ainda assim, o setor reserva boas oportunidades para quem investe nos modelos certos. Veja, a seguir, os números de alguns dos carros mais vendidos em 2021 e as principais características deles.
1. Hyundai HB20
Com mais de 86 mil unidades saindo das concessionárias, o Hyundai HB20 foi o veículo de passeio mais vendido no último ano. Ele pode ser encontrado nas versões hatch, sedã e aventureira, além da opção de motor turbo com injeção direta.
Esse veículo se destaca pela grande quantidade de itens de série, tanto em tecnologia quanto em segurança, como chave presencial, partida por botão e assistente de direção. Tudo isso faz com que o HB20 seja um carro indicado para diversos perfis de consumidores.
2. Fiat Argo
Concorrente direto do HB20, o Fiat Argo foi o segundo colocado em vendas na categoria. Foram mais de 84 mil unidades comercializadas, entre suas opções com motorização 1.0 e 1.3.
Ao todo, são 5 versões disponibilizadas pela montadora italiana, que vão de modelos mais básicos até sua opção esportiva. Todas elas contam com itens como volante com regulagem de altura, chave canivete e direção elétrica. A lista de itens de série vai aumentando conforme a versão escolhida, o que faz do Argo uma boa opção para diferentes necessidades.
3. Jeep Renegade
SUV mais vendido de 2021, o Jeep Renegade teve o melhor resultado desde seu lançamento no Brasil, com quase 74 mil unidades vendidas. Sinônimo de sofisticação e excelência, o modelo tem um visual imponente e é repleto de tecnologia.
Indicado para uso urbano, o Renegade ganhou, neste ano, uma versão com características off-road, chamado Moab. A novidade conta com motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, câmbio automático de 9 velocidades e tração 4x4. Destaque também para a versão Limited 1.8, equipada com teto solar panorâmico Command View.
4. Chevrolet Onix
Presença certa no ranking de vendas no Brasil há vários anos, o Chevrolet Onix se manteve entre os carros mais procurados de 2021. Foram mais de 63 mil negociações envolvendo suas 5 versões disponíveis no mercado.
Entre opções com câmbio automático e manual, motor aspirado ou turbo, ele pode atingir uma autonomia de até 13,9 km/L na cidade e 16 km/L na estrada. Além de todos os recursos que fizeram o modelo se tornar um dos queridinhos dos motoristas brasileiros, a economia que ele proporciona faz a compra valer a pena.
5. Jeep Compass
Apesar das características do Renegade Moab que foram mostradas anteriormente, o verdadeiro aventureiro da Jeep é o Compass. Segundo modelo mais vendido da marca, foram mais de 70 mil vendas de novas unidades em 2021.
Entre seus principais diferenciais, a função de trem de força associada à potência do motor 2.0 garante um torque elevado de até 35,7 kgfm. O modelo conta ainda com versão de motorização híbrida, que é uma boa pedida para quem quer economizar em combustível e entrar na era dos veículos elétricos.
6. Volkswagen Gol
Bastante conhecido do público brasileiro, o Volkswagen Gol também está no ranking de carros mais vendidos em 2021. As mais de 66 mil unidades vendidas no último ano mostram que o modelo continua atendendo às necessidades de muitos motoristas.
Em sua última atualização, o Gol passou a contar com câmbio automático em substituição às caixas automatizadas, que eram utilizadas desde 2019. Apesar das expectativas de que ele saia de linha a partir deste ano, é provável que esse continue sendo um modelo bastante procurado graças à sua relação custo-benefício.
7. Fiat Mobi
Desenvolvido para ser o sucessor do antigo Uno Mille, o Fiat Mobi se destaca no segmento dos hatchs compactos populares. No ano passado, ele foi um dos modelos mais baratos à venda no país, o que fez com que mais de 65 mil unidades fossem adquiridas nas concessionárias.
Pode ser encontrado nas versões Easy, Like e Trekking, todos equipados com motor 1.0 de 75 cv e selo A de eficiência do Inmetro. O modelo topo de linha apresenta diferenciais marcantes no visual, como barras longitudinais de teto, retrovisores com pintura black piano e tecidos exclusivos com costura laranja.
8. Hyundai Creta
Para fechar a lista de carros mais procurados em 2021, o Hyundai Creta é mais um representante dos SUVs que tem agradado aos brasileiros. Seus números no último ano representaram quase 65 mil novas unidades vendidas.
O modelo da montadora coreana vem com central multimídia, painel digital e teto solar panorâmico de série. Detalhes no visual como luzes em LED e linhas arrojadas fazem com que ele chame a atenção por onde passa.
Se os impactos da crise provocada pela pandemia foram os principais responsáveis por guiar as tendências do mercado automotivo no ano passado, as expectativas são de que o cenário não mude muito para 2022. É grande o número de pessoas e empresas que ainda estão buscando se adaptar a esse momento, o que inclui a procura pelo modelo ideal para cada perfil.
O veredicto é que vale a pena, sim, investir na revenda dos modelos que foram citados ao longo deste artigo. Conhecendo bem as características e os pontos fortes dos carros mais vendidos em 2021, fica mais fácil encontrar a opção certa para cada cliente que procurar a sua loja.
Não perca nossas próximas dicas para você vender mais! Assine a newsletter da OLX e receba todos os conteúdos no seu e-mail!