A certo modo, o propósito final de todas as empresas está no seu faturamento. Logicamente que existem motivações paralelas, tal como o comprometimento com a comunidade, a oferta de um serviço diferenciado e a busca da satisfação do cliente. Mas em todo fechamento de mês, o diagnóstico apresenta apenas um resultado, positivo ou não. Pensando nisso, elaboramos este post com várias dicas para ajudar a reduzir os custos da concessionária.
Como você aprenderá nesta leitura, enxugar as despesas da loja nem sempre significa descer um nível na qualidade do atendimento. Na realidade, este conteúdo foca em práticas de equilíbrio, em que você examina e corta desperdícios sem prejudicar a operação. Curioso para descobrir mais sobre o tema? Então, acompanhe!
O equilíbrio entre a redução de custos e a manutenção da qualidade
Harmonia: nem mesmo um setor tão acirrado quanto o comércio automotivo consegue escapar da importância desse termo. Isso acontece porque o gestor deve, constantemente, buscar o alinhamento dos processos, balanceando cada uma de suas decisões para garantir os melhores resultados. Mas é justamente nesse dilema que os profissionais costumam travar.
Afinal de contas, o que se deve priorizar, o faturamento ou a qualidade? Felizmente, essa pergunta não precisa ser respondida apenas com a opção de uma das alternativas, pois ambas as soluções podem existir simultaneamente na sua loja, desde que se tenha a visão e cuidado para tomar as decisões corretas. Portanto, é necessário aprender a analisar a própria concessionária, identificando quais são os pontos de menor impacto.
Assim, o gestor conseguirá realizar cortes sem que estes sejam os motivos de insatisfação, tanto aos clientes como aos funcionários. Entretanto, apesar dos cortes serem práticas diretas à redução de custos, eles não são suficientes para garantir a qualidade dos seus serviços. Por conta disso, essa prática deve ser acompanhada de outra, ainda mais preocupada com o equilíbrio da operação, que é o investimento inteligente.
Essa é a solução que mais exige do gestor, que deverá examinar o histórico da loja para encontrar quais foram as soluções mais eficientes no passado, em setores como marketing, publicidade e contabilidade. É aqui que a administração da concessionária tem a oportunidade de fazer a diferença, introduzindo novos métodos que entreguem mais, cobrando menos.
As 6 principais dicas para reduzir custos da concessionária
Então, chega o momento de conhecer as melhores iniciativas para ampliar a margem de faturamento da loja. Como explicamos acima, essa tarefa não pode ser realizada de maneira âatropeladaâ, mas sim, com muita consideração e equilíbrio. Por conta disso, compilamos 6 dicas, agrupadas em duas seções: cortes e investimentos. Confira!
Nessa categoria, as práticas priorizam a redução fria das despesas, cortando onde quer que seja necessário, mas sempre observando o impacto que essas decisões possam ter na execução dos atendimentos. Veja!
1. Análise dos custos operacionais
Aqui, os gestores precisarão sentar e encarar uma longa jornada, contabilizando todos os gastos âfundamentaisâ para a operação no presente momento. Descrevemos com aspas pois, como você perceberá, nem tudo é tão essencial quanto se pensa, de maneira que existirão inúmeras fontes de desperdício ou ociosidade a serem trabalhadas.
Essa investigação contempla absolutamente todos os gastos da concessionária:
- pessoal: salários, capacitações, contratações, demissões e afins;
- infraestrutura: segurança patrimonial, aluguel e/ou aquisição do ponto comercial;
- legalidade: impostos, tributos, contribuições e demais encargos municipais, estaduais e federais;
- operacionalidade: água, telefonia, internet, eletricidade, papelaria, assinaturas de TV a Cabo etc.
2. Corte dos excessos
Dos 4 setores apresentados acima, há apenas 1 que você não pode reduzir diretamente: os custos de legalidade. No entanto, cortes no setor pessoal e de infraestrutura podem ter um peso drástico nos gastos tributários, atingindo, indiretamente, a redução dessa categoria.
Com isso, o corte de excessos deve agir em todas as despesas que fazem ou pouca ou nenhuma diferença nos serviços, e obviamente, variam de acordo com o estilo da sua loja. Como exemplo, nos casos em que se observa:
- ociosidade dentro da concessionária, congelar as contratações ou reduzir a equipe;
- superfluidade de serviços, corte de assinaturas de TV, revistas e afins, priorizando materiais publicitários da sua marca ou dos modelos expostos;
- gastos extrapolando valor, revisar e recontratar planos de telefonia mais baratos para a equipe de vendedores.
3. Otimização de recursos
Um dos principais exercícios da gestão é fazer mais com menos, um conceito ensinado pela sustentabilidade e reforçado pela era digital. Nesse contexto, você deve observar maneiras de manter as atividades da sua equipe com o mesmo nível de eficiência, mas por meio de métodos mais baratos, por exemplo:
- comunicação gratuita, optando por mensageiros como WhatsApp, Telegram ou Skype para o contato entre os funcionários, dispensando o SMS e as ligações convencionais;
- digitalização de documentos, tanto no armazenamento quanto na autenticação, reduzindo os gastos de papelaria;
- com uma equipe menor, replanejar a ocupação de cada colaborador, atribuindo mais pessoas aos horários de maior fluxo e vice-versa;
- renegociar tarifas bancárias ou migrar o caixa da operação para uma instituição mais barata;
- captação da água da chuva para reutilizar na lavação dos carros e/ou na oficina;
- substituição da TV por assinatura por soluções on-demand, como a Netflix ou Amazon Prime, no qual você pode exibir programas automotivos para entreter os clientes em espera;
- contar com ferramentas colaborativas, habituando a equipe à utilização de serviços como Office 365, Outlook, OneDrive, Google Docs, Sheets, Drive ou Dropbox;
- incentivar a prática BYOD, estimulando os colaboradores a trazerem seus dispositivos ao cotidiano da loja.
4. Terceirização da TI
Em vez de contratar um setor responsável pela gestão e monitoramento das máquinas, você pode investir no outsourcing desses serviços, que garantem os mesmos benefícios das equipes presenciais por meio do acesso remoto.
Como resultado, essa solução representa um corte drástico nos custos, uma vez que se substitui as despesas de contratação e manutenção dos dispositivos a um mero serviço terceirizado.
5. Capacitação da equipe
Vendas consultivas, psicologia do consumo e métodos de persuasão são apenas alguns dos inúmeros temas que o grupo de vendedores pode aprender para melhorar os resultados. Investir no desenvolvimento da equipe é uma chave fundamental para elevar a moral do time que, sentindo-se valorizado, passa a desempenhar melhor, com maior produtividade, entusiasmo e comprometimento.
6. Marketing digital
De nada adianta ser a melhor, mais simpática e eficiente concessionária da região se ninguém sabe disso! Sendo assim, você precisa investir em soluções de marketing digital, desenvolvendo estratégias que façam você encontrar os seus clientes onde eles estão, tal como uma plataforma de anúncios online, publicidades segmentadas, site próprio e redes sociais.
Com isso, encerramos este artigo especial ao aprimoramento das lojas automotivas na era digital. Para além dos exemplos citados, também vale lembrar da importância da renegociação com fornecedores e prestadores de serviço, a implementação de metas e tetos para sustentar a redução dos gastos e a conscientização da equipe.
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