Conseguir clientes e vender mais e melhor são os objetivos de qualquer empreendimento. Só que, em alguns momentos, temos a impressão de que os resultados não aparecem, mesmo com horas e horas de trabalho.
Então, que tal descobrir quais são os vilões da produtividade na revenda de automóveis?
Neste artigo, apresentamos alguns dos principais erros cometidos e como eliminá-los do seu negócio. Ficou curioso? Continue a leitura!
1. Falta de planejamento
Sabe aquela velha história "para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve"? Um dos maiores vilões na produtividade na revenda é a falta de planejamento. É preciso dedicar um tempo na agenda e organizar o funcionamento do estabelecimento.
Defina objetivos a serem alcançados em cada período. Trace um plano detalhado, um passo a passo com todas as ações que devem ser executadas para obter o retorno desejado.
Se você quer vender mais durante o Natal, por exemplo, sente-se alguns meses antes com a equipe e organize como tudo será feito: qual será a promoção, como serão os anúncios, quais as metas para vendedores. Então, execute conforme combinado.
Você verá que, ao planejar a sua estratégia, será mais fácil descobrir os acertos, erros e formas de corrigir ou melhorar os resultados obtidos.
2. Gestão feita no papel
A informatização é uma das mais fortes aliadas de qualquer negócio. Existem muitos aplicativos e programas que ajudam a diminuir a papelada e otimizar o trabalho da equipe.
Para quem atende o público, uma ótima opção é o CRM (Customer Relationship Management) que, apesar do nome complexo, tem uma função bem simples: gerenciar clientes, criando perfis atualizados de cada um com suas compras, atendimentos e informações relevantes (telefone, e-mail, endereço).
Com uma base tão rica, fica mais fácil criar ações sob medida para reativar o contato â trocar o carro depois de determinado período, por exemplo â e fidelizá-lo.
Por isso, se sua gestão ainda é feita no papel, considere o investimento na informatização.
3. Fluxos pouco automatizados
Você sabe qual é a jornada do seu cliente, ou seja, como ele se comporta desde antes do primeiro contato até depois de fechar venda? Seus funcionários conhecem os processos envolvidos na execução de suas funções?
Se você não sabe as respostas para as questões acima (ou precisa pensar bastante antes de responder), é provável que a falta de automatização seja uma vilã da produtividade na revenda da sua frota.
Quando não existem fluxos de informação e ação, os funcionários precisam constantemente imaginar o que fazer depois e isso acaba tomando tempo precioso que deveria ser dedicado a fechar novas vendas.
Por isso, que tal definir junto à equipe quais são os processos para cada área? Desfaça os gargalos â pontos onde o processo empaca ou demora mais que o necessário â e transforme seu estabelecimento em uma engrenagem perfeita.
4. Equipe sem treinamento
Funcionário produtivo é aquele que sabe o que fazer e como executar cada ação. Isso quer dizer que é preciso investir no treinamento de cada setor, não apenas para os recém-chegados, mas para os antigos também, de forma periódica.
Organize avaliações frequentes em diferentes formatos (clientes secretos, reuniões, testes) e procure a correção das falhas e desvios (que são normais, afinal, somos humanos).
Aproveite esses momentos para receber o feedback da equipe â opiniões, vivências, propostas para melhoria.
Lembre-se de que eles lidam diariamente com situações que você talvez não vivencie, portanto podem oferecer novos pontos de vista que ajudem o negócio.
5. Centralização de atividades
Ninguém consegue resolver tudo. Portanto, evite esse grande vilão da produtividade na revenda delegando funções. Já falamos aqui sobre o planejamento e a sua importância. Então, na hora da execução, nada de centralizar.
Para não perder o controle e poder contornar problemas antes que virem grandes dores de cabeça, realize reuniões periódicas de alinhamento.
Nelas, cada pessoa deve apresentar seus resultados, obstáculos e soluções para conseguir atingir as metas e o gerente deve poder juntar cada peça para fazer uma avaliação geral do negócio e monitorar o cumprimento de prazos e o alcance dos resultados.
6. Comunicação interna falha ou inexistente
A comunicação interna é um investimento precioso para uma empresa. A razão é bem óbvia: só é possível atender bem e fidelizar a clientela se a sua equipe sabe tudo sobre o funcionamento e as necessidades atuais do negócio.
E, para ter esse conhecimento atualizado e conseguir aumentar a produtividade na revenda, é preciso criar formas de todos os funcionários falarem e ouvirem informações relevantes.
Estabeleça processos que garantam um fluxo de informações contínuo e reforce-as sempre que possível por e-mails, reuniões, bate-papos e avaliações.
Essa prática deve envolver políticas da empresa, novidades, campanhas, alteração ou inclusão de processos, ideias, problemas (e suas soluções)â¦
Dessa forma, você evita que um vendedor acabe sabendo sobre uma promoção de Dia dos Pais, por exemplo, por meio de um cliente que viu o anúncio no site da revendedora.
7. Falta de planejamento para atrair clientes
Não adianta colocar os carros na porta da loja e os vendedores dentro com os dedos cruzados à espera dos clientes. A proatividade é fator de sucesso na produtividade da revenda!
Elabore um planejamento com ações contínuas para fazer com que o cliente chegue até o seu negócio. Você pode criar um classificado digital da sua frota, focar no atendimento (inclusive o pós-venda), publicar ótimos anúncios dos automóveis e divulgar no seu site.
Não deixe de aproveitar o calendário para gerar oportunidades de venda. Crie boas ações usando as principais datas comemorativas e aproveite o que é divulgado no noticiário (baixa de impostos, liberação de FGTS, 13º salário) para fazer com que os possíveis clientes percebam a oportunidade de investimento.
Por fim, cuide de sua frota, para que cada cliente que visite o seu estabelecimento fique encantando com os automóveis à disposição, fazendo com que a dúvida seja apenas sobre qual é o melhor veículo, e não se ele deve fechar o negócio com você.
Agora que já conhece os principais vilões da produtividade na revenda, não se esqueça de avaliar o estado atual do negócio, encontrar as falhas e corrigi-las para alavancar os resultados e ser o melhor.
Quer dividir essas informações com a sua equipe e outros colegas de profissão? Não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e marcá-los na publicação!